Rita Mendo
Rita Mendo
27 Jul, 2017 - 16:16

Livros escolares gratuitos: saiba onde os encontrar

Rita Mendo

Hoje em dia, é possível encontrar livros escolares gratuitos. Esta medida insere-se no plano nacional de combate ao insucesso escolar.

Livros escolares gratuitos: saiba onde os encontrar
O artigo continua após o anúncio

A luta entre editoras e famílias dura há bastantes anos. Por um lado, as famílias pedem livros escolares gratuitos,por outro, as editoras querem publicar novos manuais para não perderem o rendimento.

Hoje em dia, a situação começa a tornar-se mais favorável a quem não quer ou não pode gastar grandes quantidades de dinheiro nos livros do primeiro ano do ensino básico.

Continue a ler o artigo para saber onde pode encontrar os seus livros escolares de forma gratuita.

Livros escolares gratuitos: onde e como encontrar?

Em 2016, pela primeira vez em Portugal, todos os alunos do 1.º ano, do primeiro ciclo do ensino básico tiveram direito a livros escolares gratuitos.

Os pais não necessitaram, sequer, de os requisitar ou encomendar. No primeiro dia de aulas, as crianças tiveram à sua espera os seus manuais. Em alternativa, os encarregados de educação tinham a hipótese de receber um voucher para levantar os livros.

Quais os livros que integram esta medida?

Por enquanto, esta oferta aplica-se apenas aos manuais escolares para o primeiro ano do primeiro ciclo do ensino básico.

Os livros de exercícios, que habitualmente acompanham estes manuais, devem ser adquiridos pelos encarregados de educação nos locais de venda habituais. Não se encontram inseridos nas medidas do programas que prevê os livros escolares gratuitos, uma vez que estes materiais de estudo não são obrigatórios.

Estas medidas aplicam-se aos alunos do ensino privado?

Independentemente da escola em que se encontrem matriculados, todos os alunos do primeiro ciclo do ensino básico terão direito à obtenção de livros escolares gratuitos.

Os livros recebidos neste âmbito passam a ser definitivamente do aluno?

Estes livros devem ser devolvidos no final do respetivo ano letivo, para que possam ser reutilizados por outras crianças que se matriculem no ano letivo seguinte.

O artigo continua após o anúncio

Não existem livros escolares gratuitos para os restantes anos escolares?

De momento, ainda nenhum medida nesse âmbito se encontra em vigor.

O Governo prevê estabelecer acordos com as editoras, de modo a que o preço dos manuais seja reduzido em todos os anos de escolaridade obrigatória.

Veja também: