Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Fev, 2021 - 14:58

Máscaras para o cabelo: o segredo para um cabelo perfeito

Mónica Carvalho

Encontrar máscaras para o cabelo que lhe garantam um cabelo sedoso, brilhante e hidratado pode ser difícil. Mostramos alguns exemplos.

Máscaras para o cabelo

Champô, amaciador ou condicionador e máscaras para o cabelo são alguns dos produtos a que se recorre numa tentativa de garantir uma boa hidratação capilar.

Um cabelo brilhante e saudável nem sempre é fácil de conseguir devido aos inúmeros fatores de agressão externa e interna que danificam os fios capilares e lhe retiram a beleza e saúde que tanto apreciamos.

Exemplos disso são o uso frequente do secador depois do banho, as escovagens (por vezes excessivas ou violentas), a coloração, elásticos e molas para prender, a exposição ao sol, vento e poluição… Se pensar bem, verá que, no final do dia, o seu cabelo foi alvo de “ataques” sucessivos que prejudicam as melenas.

Assim sendo, proteção é a palavra-chave a reter. E é precisamente sobre isso que lhe vamos falar: mostramos máscaras para os diferentes tipos de cabelo e para diferentes carteiras.

Máscaras para o cabelo: qual a sua função e como aplicar?

Mulher a aplicar máscara no cabelo após banho

A saúde capilar em muito depende de uma correta hidratação do cabelo. Para isso, existem no mercado uma infinidade de produtos que têm como objetivo assegurar essa tão desejada qualidade.

Atualmente, além dos champôs e condicionadores, existem outros produtos que visam potenciar a hidratação capilar e conseguir uns cabelos saudáveis e hidratados. As máscaras para o cabelo são, cada vez mais, uma presença frequente nas nossas casas e um item fundamental para cuidar do cabelo.

Tal como acontece com os champôs, existem máscaras adequadas a todos os tipos de cabelo, sendo que tal fator pode até condicionar a forma de aplicação do produto. Mas não se preocupe, porque todas as regras se encontram devidamente descritas na embalagem e basta segui-las à risca para um efeito maximizado.

Máscaras para o cabelo: cada cabelo sua sentença

Normalmente, as máscaras para o cabelo devem ser usadas, pelo menos, uma vez por semana, deixando apenas alguns minutos. Esta norma pode mudar – e deve mudar – se falarmos, por exemplo, de um cabelo seco e sem brilho. Quer saber mais? Então, tome nota!

Máscaras para o cabelo sem brilho

L’Oréal Professionnel Serie Expert Nutrifier

A máscara nutritiva L’Oréal Professionnel Série Expert Nutrifier permite voltar a ter um cabelo brilhante e suave. A sua fórmula regenera em profundidade o cabelo seco, quebradiço e danificado, devolvendo-lhe a elasticidade, o brilho e o aspeto saudável.

São vários os problemas que este produto promete resolver: hidratar e fortalecer a fibra capilar; evitar pontas duplas; alisar a superfície do cabelo; evitar o encrespamento e quebra do cabelo; tornra o cabelo macio, flexível e sedoso ao toque.

Basta aplicar a máscara no cabelo lavado e seco com uma toalha. Distribua o produto uniformemente e deixe atuar durante 3 a 5 minutos. Em seguida, enxague por completo.


Garnier Fructis Banana Hair Food

A máscara de cabelo Garnier Fructis Banana Hair Food vai ajudar a devolver o brilho e vida ao seu cabelo. Entre as suas propriedades encontramos: hidratação intensão e nutrição ao cabelo; perfume bastante agradável; além do facto de poder ser aplicado em todos os comprimentos de cabelo.

Máscara para o cabelo pintado

Lazartigue Colour Protect Máscara

A máscara para cabelos pintados Lazartigue é especialmente indicada para prolongar a coloração do cabelo pintado, ao mesmo tempo que protege o fio capilar. Isto é conseguido graças a uma fórmula rica em óleo de camélia e ómega-3.

Esta máscara tem formas de aplicação distintas de acordo com o cabelo estar ou não muito seco. Por isso, atente bem às indicações na embalagem, nomeadamente no que ao tempo de atuação diz respeito.


Wella Color Fresh Mask Natural

Bastante acessível, a máscara da Wella deve ser usada todas as semanas para reavivar o tom do cabelo natural ou recém-colorido, de modo a manter a cor vibrante. Está disponível para diferentes tons, como loiros claros ou balayage, branco ou platina, castanha ou chocolate quente e cobre ou bronze brilhante, algo bastante invulgar nas máscaras capilares.

Máscaras para o cabelo loiro

Amethyste Máscara De Cor

Os cabelos loiros exigem cuidados específicos que ajudam a manter o tom e brilho dourado. Esta máscara de cor, formulada com pigmentos diretos de alta qualidade, reaviva e intensifica a cor em poucos minutos.

Tal é conseguido graças ao óleo de argão, que permite uma máxima nutrição e brilho, deixando o cabelo luminoso e suave.


Kérastase Blond Absolu Masque Ultra Violet

Para refrescar e restaurar o cabelo louro pode recorrer a esta máscara da famosa Kérastase. Deve ser aplicada uma vez por semana, tanto em cabelos loiros, como nos cabelos com madeixas.

A fórmula roxa ajuda a eliminar os tons acobreados e amarelos e proporciona elevados níveis de hidratação calmante, devolvendo o brilho intenso ao cabelo.

Máscaras para o cabelo escuro

Naturvital Coloursafe Negro

Os cabelos escuros também encontram à venda produtos adequados, como é este exemplo da Naturvital. Além de proteger a cor, esta máscara permite, em apenas 5 minutos, reestruturar, proteger e proporcionar um brilho intenso aos cabelos escuros.

Se procura um cabelo protegido, brilhante e luminoso, então, experimente.


Real Natura Pro-cor preto

Fino ou grosso, seco ou não, desde que tenha cabelo escuro poderá usar a máscara na Real Natura. É um produto diferente do habitual, visto que deve ser aplicado após cada lavagem do cabelo.

Possui na sua composição chá preto, proteína de trigo, karité e jojoba, para maximizar os resultados.

Máscaras para o cabelo liso ou fino

L’Oréal Professionnel Mythic Oil Máscara

Inspirado nos rituais de beleza egípcios, este produto mítico é enriquecido com óleo essencial de gengibre e extrato de osmanto. Como resultado temos a promessa de um cabelo mais suave, brilhante, leve e desembaraçado.  


Alfaparf Milano Lisse Design Keratin Therapy

Procura voltar a ter um cabelo nutrido e incrivelmente brilhante? Esta máscara da Alfaparf Milano pode ajudar. Restaura a fibra capilar e, graças ao óleo amazónico raro, ajuda a limitar o processo natural de desidratação do cabelo.

Máscaras para o cabelo encaracolado

Gota Dourada Cabelos Cacheados Máscara

Através dos poderosos efeitos do óleo da macadâmia associado ao colagénio, os cabelos encaracolados serão transformados e ficarão ainda mais bonitos.

Esta máscara devolve a restauração da elasticidade natural dos fios secos ou fragilizados, combate o ressecamento excessivo e regenera as fibras capilares, controla o volume dos cabelos, tem efeito anti-frizz e diminui o volume dos cabelos rebeldes.


L’Oreal Professionnel Curl Contour

O equilíbrio perfeito entre nutrição e definição para os seus caracóis pode realmente ser conseguido com esta máscara.

Hidrata e remodela na perfeição os cabelos encaracolados e ondulados, deixando-os soltos, flexíveis, bem definidos e muito leves.

Veja também