Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
22 Fev, 2021 - 11:25

Como pintar o cabelo em casa: passo a passo

Mónica Carvalho

Cabeleireiros fechados e o cabelo a ressentir-se? Aprenda a pintar o cabelo em casa e a dizer adeus aos cabelos brancos.

Mulher a pintar o cabelo em casa

Pintar o cabelo em casa pode, na verdade, ser mais fácil do que imagina. Atualmente, já existem várias alternativas à venda nas lojas de cosmética e até nos supermercados que lhe permitem obter os resultados pretendidos.

Porém, para tal, necessita de ter alguns cuidados e saber exatamente como fazê-lo, para não danificar o cabelo e respeitar todo o processo.

Assim, pintar o cabelo em casa é uma forma económica e até rápida de realçar a sua aparência natural e livrar-se dos cabelos brancos se for essa a intenção, ou até mesmo de conseguir um look completamente novo.

Tem receio de o fazer ou dúvidas acerca de como fazê-lo? Então, fique bem atento!

Antes de pintar o cabelo em casa: o que deve saber

Mulher a preparar tinta para pintar o cabelo

Escolher a cor certa é o primeiro passo e um passo bem difícil, principalmente para quem o vai fazer pela primeira vez. Atualmente, as principais marcas de produtos capilares já possuem simuladores que facilitam a tarefa. Isto é, poderá escolher a cor de cabelo perfeita para si com base no tom de pele, cor dos olhos e cor natural do cabelo.

Em seguida, deve escolher o que prefere no espetro dos diferentes tipos de coloração: permanente, semi-permanente ou retoque de raízes.

Se já fez a sua escolha, então, está na hora da compra. E também aqui há outro conselho a reter: compre uma caixa a mais, principalmente se tem o cabelo comprido ou muito grosso, porque, na verdade, apenas uma embalagem poderá não ser suficiente.

Antes de pintar, deve, igualmente, fazer o teste de alergia ou sensibilidade. Para tal, aplique um pouco do produto de coloração na pele 48 horas antes do dia que planeou para pintar o cabelo em casa. Esse tempo é suficiente para perceber se há ou não reação alérgica ou irritação da pele.

Tudo pronto para pintar o cabelo em casa? Vamos a isso!

Mulher a pintar o cabelo na casa de banho

Para pintar o cabelo em casa, vai mesmo precisar de todos os elementos que se encontram dentro da embalagem do produto e que habitualmente são luvas, frasco com leite revelador, tubo de creme colorante e um frasco de tratamento reparador, para usar durante a lavagem.

Adicionalmente, aconselhamos o uso de uma toalha específica para este efeito, porque há sempre a possibilidade de sujá-la com o produto.

Passo 1

Ler as regras de utilização

Os folhetos podem ser bastante longos, mas isso não é por acaso. Leia-o atentamente antes de iniciar o processo, por mais simples que lhe pareça e mesmo já estando habituado a pintar o cabelo em casa.

As fórmulas podem ter sofrido alterações e, mais vale estar prevenido. Além disso, a forma de aplicação poderá variar de acordo com a marca e com o tipo de tinta.

Passo 2

Preparar a tinta

Nas instruções verificará também como deve usar os líquidos e cremes que a compõem. Habitualmente, dois frascos misturam-se para criar o produto que vai aplicar no cabelo e um terceiro frasco é para mais tarde.

Passo 3

Não lavar o cabelo antes

Pintar com o cabelo “sujo” é o mais indicado a fazer, por isso, não deve lavar o cabelo antes, exceto se as instruções o indicarem.

Isto acontece, porque, na verdade, o cabelo sujo tem mais oleosidade e tal funciona como uma espécie de hidratação natural que vai proteger o couro cabeludo da coloração.

Passo 4

Proteger a pele

Para evitar ficar com manchas de tinta indesejadas na testa, rosto, orelhas e pescoço, é aconselhável que passe um pouco de vaselina ou creme hidratante.

Se ainda assim verificar que ficou com manchas na pele, deve lavar bem com água e um gel de limpeza de rosto, esfoliar o rosto e depois limpar a zona manchada com uma água de limpeza à base de óleo, como uma água micelar.

Passo 5

Aplicar a coloração

Chegou agora a hora da parte mais complexa do processo de pintar o cabelo em casa. Estas dicas vão facilitar-lhe a vida:

  • Calce as luvas
  • Divida o cabelo em quatro partes com uma risca da testa até à nuca e outra de uma orelha à outra
  • Aplique a mistura que preparou previamente, começando, sempre, pelas raízes e usando a extremidade do frasco para separar o cabelo por mechas
  • Vá aplicando por partes: raízes, parte superior da cabeça, deixando as pontas para o fim, usando cerca de 1/4 do produto
  • Deixar atuar o tempo indicado nas instruções
  • Aplicar o resto do produto nas pontas do cabelo
  • Massajar bem
  • Repousar o tempo final indicado e lavar também de acordo com as instruções da embalagem

Não deixe a tinta no cabelo mais tempo do que recomendado, porque esta não vai ficar mais intensa por deixar atuar mais tempo. Poderá até estar a prejudicar o resultado final e habilitar-se a ficar com manchas no cabelo, a alterar a cor da tinta e a danificar o cabelo.

Passo 6

Usar produtos pós-coloração adequados

A maioria dos kits de coloração caseira já vem equipada com um condicionador próprio que contêm ingredientes para fixar a cor. Ainda assim, a quantidade desse frasco é limitada, dando apenas para uma lavagem.

Como tal, deve garantir que nos restantes dias lava sempre o cabelo com um champô e um amaciador adequados para cabelos pintados.

Veja também