Teresa Santos
Teresa Santos
26 Fev, 2021 - 10:48

Dormir com o cabelo molhado faz ou não mal? Saiba a resposta

Teresa Santos

Será que dormir com o cabelo molhado faz mal ou tudo não passa de um mito? Fomos à procura de respostas para esta dúvida.

Dormir com o cabelo molhado

Certamente que já ouviu alguém dizer que dormir com o cabelo molhado faz mal. Mas será que é mesmo assim? Especialistas em saúde falaram com a reputada revista Time sobre esta matéria e revelaram alguns mitos associados a este assunto. Fique a saber a opinião destes especialistas.

Dormir com o cabelo molhado faz mal? Conheça a opinião dos especialistas

COVID-19 pode causar queda de cabelo

Desde pequenos que a maior parte de nós já ouviu dizer que ir para a cama com o cabelo molhado faz mal, seja ao cabelo, seja ao couro cabeludo. Há ainda quem afirme que ir para a cama com o cabelo húmido pode fazer com que fiquemos doentes.

Médicos especialistas falaram à revista Time sobre alguns dos mitos associados à ideia de que deitar-se com o cabelo molhado faz mal. Saiba qual a sua opinião acerca deste tema.

Dormir com cabelo molhado faz-nos ficar doentes?

De acordo com William Schaffner, Professor de Medicina do Departamento de Doenças Infeciosas do Centro Médico Universitário de Vanderbilt, este é um dos principais mitos relacionados com a ideia de que ir para a cama com o cabelo molhado faz mal.

Segundo o especialista, na base deste mito, está um outro mito, que consiste na ideia de que nos podemos constipar, se apanharmos frio ou nos molharmos.

O médico esclarece que as constipações são mais comuns no inverno, não por apanharmos mais frio ou chuva, mas porque os vírus respiratórios proliferam e propagam-se mais nesta estação do ano. Logo, deitarmo-nos com o cabelo molhado não vai fazer com que fiquemos constipados (1).

Mulher a lavar o cabelo

Dormir com cabelo molhado pode favorecer o surgimento de bactérias?

Outro mito prende-se com a ideia de que, ao dormirmos com o cabelo molhado, potenciamos a colonização de bactérias perigosas na almofada.

Porém, de acordo com Schaffner, tanto as bactérias, como os vírus, não surgem de forma tão súbita e rápida. Por isso, não é por ir para a cama com o cabelo molhado e a almofada ficar húmida durante algumas horas, que se vão desenvolver bactérias. 

No entanto, há um outro aspeto a ponderar. Segundo Payel Gupta, alergologista e porta-voz da Associação Americana de Pneumologia, as almofadas, principalmente as que são feitas com materiais sintéticos, possuem microorganismos que podem favorecer a asma ou outras alergias.

Esses microorganismos proliferam ainda mais em ambientes húmidos. Neste sentido, deitar-se com o cabelo molhado pode não ser algo positivo (1).

Dormir com cabelo molhado faz mal ao cabelo?

George Cotsarelis é Professor de Dermatologia na Escola de Medicina de Perelman na Universidade da Pensilvânia e esclarece que, dormir com o cabelo molhado de forma reiterada pode, efetivamente, contribuir para a degradação da camada protetora do folículo do cabelo, a chamada cutícula.

A degradação da cutícula permite a penetração da água, a qual acaba por danificar o interior do próprio folículo capilar. Consequentemente, o cabelo pode tornar-se quebradiço e perder brilho e elasticidade.

Adam Friedman, Professor de Dermatologia na Escola de Medicina e de Ciências da Saúde da Universidade George Washington, acrescenta que esta agressão ao cabelo é em tudo semelhante àquela que também é provocada por outras ações como pentear, secar, pintar ou expôr o cabelo ao sol.

Segundo o especialista, uma boa solução para minorar este problema é usar um condicionador, capaz de restaurar e de reparar os fios (1).

Mulher de cabelo liso longo

Dormir com cabelo molhado faz mal à pele?

Segundo Friedman se, durante o sono, o cabelo molhado ou a almofada húmida ficarem em contacto com a pele, isso pode causar alguma irritação, sobretudo na zona do rosto.

A própria evaporação da água presente no cabelo pode contribuir para secar a pele do rosto e do couro cabeludo. Contudo, nem todas as pessoas sofrem estas consequências (1).

Dormir com cabelo molhado prejudica o sono?

Alguns estudos têm demonstrado que dormir com o cabelo molhado pode ajudar a adormecer. Refrescar a cabeça à noite ajuda a diminuir a atividade metabólica do cérebro, favorecendo um sono reparador (1).

Em síntese, os especialistas não consideram que dormir com o cabelo molhado represente um grande risco para a saúde, podendo ser uma opção com desvantagens, mas também vantagens.

Assim, de acordo com a posição destes médicos, pode dormir com o cabelo molhado, se se sentir confortável com essa escolha.

Fontes

Time. Is It Bad to Sleep With Wet Hair? Disponível em: https://time.com/5532533/is-it-bad-to-sleep-with-wet-hair/

Veja também