Teresa Santos
Teresa Santos
09 Set, 2020 - 14:20

Na praia deve usar máscara e nós dizemos-lhe quando

Teresa Santos

O uso de máscara na praia é obrigatório? Ou apenas aconselhável? Fique a saber tudo.

COVID máscaras na praia

Máscara na praia: sim ou não? Numa altura em que o tempo ainda está quente e ainda há muitas pessoas a ir até aos areais de todo o país, subsiste a dúvida de quando e onde é suposto usar máscara.

Até ao momento, o uso de máscara não é obrigatório em espaços abertos, pelo que não tem de colocar máscara, se estiver em pleno areal. Contudo, há outras zonas, nas imediações da praia, onde o uso de máscara pode ser obrigatório ou altamente recomendado.

Venha perceber em que circunstâncias será prudente colocar a máscara na praia.

máscara na praia: deve levar a máscara, mas não precisa de a colocar sempre

Máscara, chapéu e álcool-gel em cima de esteira na praia

O decreto-lei nº20/2020 de 1 de maio regula as situações em que os cidadãos devem usar máscara. De um modo geral, a lei portuguesa obriga à colocação de máscara em espaços interiores fechados, como estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços; serviços e edifícios de atendimento ao público; estabelecimentos de ensino e creches; ou transportes públicos.

Assim, para já, fica excluída a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços ao ar livre, como é o caso da praia. Portanto, neste momento, por lei, não é obrigatório utilizar máscara nas praias portuguesas 1.

Bares, cafés e instalações sanitárias

Porém, isso não significa que não deve levar a máscara na sua mochila de praia. É que se quiser ir buscar uma garrafa de água ao bar ou café da concessão balnear ou se precisar de ir ao WC das instalações sanitárias mais próximas, aí tem de colocar a máscara, porque são espaços interiores fechados 2.

máscara na praia: principais recomendações

Mãe e filha na praia com máscara

Já explicámos quando é obrigatório usar máscara na praia ou nas imediações. Contudo, quando será recomendável a sua colocação?

Vários especialistas têm aconselhado a colocação de máscara, para lá das situações em que a sua utilização é mesmo obrigatória. Algumas dessas situações dizem respeito a circunstâncias em que há um grande aglomerado ou ajuntamento de pessoas. Portanto, esse é um aspeto que deve avaliar e ter em consideração, mesmo quando está no areal.

Se for caminhar à beira-mar, por exemplo, e verificar que estão muitas pessoas a fazer o mesmo, pode ser prudente levar a máscara colocada. Também é importante usar máscara sempre que tiver de interagir com pessoas que não pertençam ao seu agregado familiar, ou seja, se encontrar alguém conhecido no areal ou se comprar algo aos vendedores ambulantes que costumam percorrer as praias nesta época.

Todavia, mesmo com máscara colocada, não se esqueça que manter o distanciamento físico é essencial, assim como higienizar as mãos com regularidade. Por isso, além da máscara, pode ser sensato levar também na mochila da praia um frasco de álcool-gel.

Como colocar a máscara?

Nunca é demais recordar como se deve pôr e retirar a máscara, uma vez que este é um procedimento que é essencial executar corretamente, pois só assim se garante que a máscara funciona mesmo como um meio de prevenção do contágio pelo novo coronavírus. Tome nota 3:

Colocar a máscara

  • Lavar bem as mãos, antes de pôr a máscara
  • Colocar a máscara com o lado branco/interno voltado para o rosto e o lado colorido/externo voltado para o exterior
  • Adaptar a máscara ao rosto, de maneira a cobrir a boca e o nariz
  • Tentar não tocar na máscara, enquanto a usa

Remover a máscara

  • Lavar bem as mãos, antes de tirar a máscara
  • Remover a máscara a partir de trás, ou seja, segurando os seus atilhos ou elásticos, evitando sempre tocar na frente da máscara
  • Se a máscara não for reutilizável, deve descartá-la de imediato no lixo
  • Lavar novamente bem as mãos
Como usar máscara corretamente: mulher a colocar máscara de proteção na face

Quando trocar de máscara?

No caso de se sentir mais confortável a usar máscara na praia, não há qualquer inconveniente em fazê-lo, pelo menos de acordo com os especialistas. Porém, é importante recordar que a máscara deve ser trocada de 4 em 4 horas ou sempre que a sinta húmida.

Segundo os dermatologistas, evitar o uso da máscara humedecida é essencial para prevenir alguns problemas de pele como descamação, vermelhidão, prurido, eczema irritativo, lesões dermoabrasivas, feridas superficiais ou acne.

O ambiente quente do areal e a exposição solar podem aumentar a respiração e a transpiração, acelerando o humedecer da máscara. Logo, é importante que vá prevenido com mais do que uma máscara na sua mochila de praia, para que a possa trocar, sempre que necessitar.

Já quando chegar a casa, regressado da praia, é essencial dar um tratamento mais cuidado e demorado à pele do seu rosto. Para isso, lave e hidrate bem a cara. No caso de já ter problemas de pele, pode também colocar algumas compressas de gaze entre o rosto e a máscara, de modo a evitar o contacto mais próximo e direto entre a pele e o tecido da máscara.

Cuidados com a pele da cara com máscara: mulher a colocar máscara
Veja também Cuidados a ter com a pele da cara quando usa máscara

Como manipular as máscaras usadas?

O manuseamento das máscaras usadas deve obedecer a algumas regras, nomeadamente evitar tocar na frente da máscara e desinfetar sempre as mãos, antes e depois de remover a máscara.

No caso das máscaras reutilizáveis, elas devem ser guardados num saco e lavadas, quando chegar a casa, de acordo com as intruções do fabricante. Quanto às máscaras cirúrgicas (descartáveis), essas devem ser imediatamente colocadas no lixo comum e NUNCA deixadas no areal ou no chão.

Fontes

  1. Decreto-Lei nº 20/2020 de 1 de maio. Disponível em: https://dre.pt/application/conteudo/132883356
  2. Info Praia. Regras de Segurança. Disponível em: https://infopraia.apambiente.pt/rules/
  3. Direção-Geral da Saúde. Orientação Covid-19: Fase de mitigação. Utilização de Equipamentos de Proteção Individual por Pessoas Não Profissionais de Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0192020-de-03042020-pdf.aspx
Veja também