Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
28 Jul, 2022 - 14:06

Qual a importância das férias escolares (e 6 atividades)

Catarina Milheiro

Sabe qual é a importância das férias escolares para os mais novos? Os planos são muitos e distintos, e a diversão não pode faltar.

Trata-se do momento do ano mais aguardado pela maioria das crianças. Praia, sol, campo, atividades ao ar livre, passeios com a família e amigos são apenas alguns exemplos do que podem fazer na época mais quente em que não têm aulas. Mas será que estamos a par da importância das férias escolares para os mais novos? E que estamos preparados para torná-las prazerosas para os miúdos? Afinal, é perfeitamente normal que os mais novos criem algumas expectativas ao longo do ano para que consigam aproveitar ao máximo as férias.

É precisamente nesta altura que as crianças conseguem desacelerar a rotina de estudos, e até de algumas atividades extracurriculares, ganhando tempo para brincadeiras, viagens, passeios e aproveitando para se prepararem para um novo ano letivo.

Por isso mesmo, há algumas orientações que os pais devem seguir para manter este espírito vivo dos mais pequenos.

A importância das férias escolares

Já parou para refletir sobre a importância das férias escolares para as crianças? Por que motivo anseiam tanto por esta época e o que devem ou não fazer? Estas são algumas questões às quais vamos responder ao longo do artigo.

Depois de um ano letivo repleto de horários (para acordar, dormir, estudar ou realizar os trabalhos de casa), chegou o momento mais esperado por todos: as férias de verão.

Tal como quando os adultos tiram uns dias de férias para aproveitarem para descansar, os mais pequenos olham exatamente da mesma forma para estes 3 meses do ano. A única diferença é somente esta – são cerca de 3 meses!

Por isso mesmo, é importante que os pais entendam que este é um tempo necessário na vida dos filhos. De facto, um estudo realizado pela Academia Americana de Pediatria (AAP), demonstrou que o período de férias é crucial para os mais pequenos.

Tal deve-se ao facto de favorecer o desenvolvimento das crianças, quer no ambiente escolar, como em contexto social. A criança torna-se capaz de absorver mais informações através de brincadeiras e atividades durante as férias escolares.

Para além disto, trata-se de um período extremamente importante para os pais criarem laços com os filhos em pequenos momentos de diversão e prazer: desde piqueniques, almoços no jardim, passeios pelo campo, viagens ou outras atividades em família, as hipóteses são várias.

Provavelmente deve estar a questionar-se sobre como será possível fazer tudo isto e continuar a trabalhar. Mas saiba é tudo uma questão de gerir o seu tempo e de dedicar tempo de qualidade (em vez de quantidade) às crianças.

6 ideias de atividades para fazer com as crianças

Mas então se as férias escolares são tão importantes, o que fazer durante esta época? Faltam-lhe ideias para manter os mais pequenos ocupados e felizes? Nós ajudamos.

1.

Acampar em casa

E que tal organizar um acampamento dentro de casa com as crianças? Para além de ser uma atividade completamente diferente, montar um acampamento vai fazer com que estejam distraídos durante horas.

Utilize sofás, lençóis, tendas, cadeiras ou molas e juntos, montem uma espécie de tenda ou cabana repleta de almofadas e tecidos fofinhos. Lá dentro, podem contar histórias, ler livros e até brincar – basta usar a imaginação.

2.

Ver um filme juntos

Apesar do verão ser uma época quente, a verdade é que as horas mais quentes do sol não são uma boa opção para as crianças. Por isso, fazer atividades na rua no horário de mais calor pode não ser uma boa opção.

Experimente reunir a família e escolham um filme divertido para verem todos juntos. Normalmente as crianças adoram, principalmente se tiverem pipocas à mistura.

3.

Organizem um piquenique

Esta atividade será mais indicada para um fim-de-semana ou para os dias de folga dos pais (quando não estão a trabalhar e por isso têm mais tempo).

Organize as caixinhas para levar a comida com os mais pequenos e envolva-os em todas as tarefas que estejam relacionadas sempre que a idade o permita.

Depois, basta escolher o local e aproveitar um dia diferente. Uma boa dica é levar jogos de tabuleiro, raquetes ou uma bola para os manter ativos e divertidos.

4.

Visite museus, teatros e vá ao cinema

Informe-se sobre as atividades culturais na sua cidade e arredores. Afinal, algumas podem ser bastante interessantes e ideais para levar as crianças.

O objetivo é aprenderem um pouco mais, conhecerem novos locais e divertirem-se em família.

5.

Aproveite materiais recicláveis e faça um jogo de bowling

Os materiais recicláveis são ótimos em vários aspetos. Para além de serem uma alternativa sustentável, eles permitem-nos criar e transformar qualquer coisa – basta existir imaginação e criatividade (algo que não falta à criançada).

Para colocar em prática esta ideia, utilize 6 garrafas de plástico (decoradas como preferirem) e uma bola.

6.

Prepare uma corrida de obstáculos

Todas as crianças adoram uma boa corrida cheia de obstáculos para ultrapassar. Por isso mesmo, esta ideia funciona sempre muito bem e é bastante fácil de fazer.

Basta escolher um espaço aberto amplo (pode ser o jardim de sua casa ou um parque público) e criar um circuito com tudo aquilo que tiver em casa: podem ser almofadas, bolas, vasos, pequenas mesas, cadeiras ou bancos até!

Os miúdos vão adorar e esta é uma excelente forma para gastarem as suas energias ao final do dia.

Veja também