Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
03 Fev, 2020 - 15:08

Farinha de tremoço: benefícios e utilizações

Nutricionista Rita Lima

A farinha de tremoço é um alimento que ganhou destaque nos últimos tempos devido às suas propriedades nutricionais únicas.

Benefícios da farinha de tremoço

Isenta de glúten, fonte de proteína vegetal, alimento com baixo teor de hidratos de carbono, rica em fibra. Estes são alguns dos muitos atributos que estão a transportar a farinha de tremoço para a ribalta da alimentação saudável.

Proveniente do tremoço, um dos aperitivos mais apreciados nas esplanadas portuguesas, esta farinha é uma das melhores alternativas à farinha de trigo para quem não pode / quer consumir esta última, sendo também bastante versátil.

O tremoço é a semente contida na vagem do fruto da planta chamada “tremoceiro”, cuja floração ocorre entre a primavera e o verão (1).

Propriedades Nutricionais do tremoço

Farinha de tremoço: propriedades

O tremoço pertence ao grupo das leguminosas, à semelhança das ervilhas, do grão-de-bico e do feijão, sendo, por isso, um alimento muito interessante do ponto de vista nutricional.

De facto, é uma fonte de hidratos de carbono de baixo índice glicémico, proteína, fibras e minerais, apresentando também um valor energético relativamente baixo.

Contudo, o tremoço em natureza apresenta um aminoácido e alcaloides neurotóxicos que lhe conferem um sabor amargo. Estes são eliminados depois de cozidos, devendo a água da cozedura ser mudada durante vários dias até perderem o seu sabor amargo original. Só a partir desse momento estão aptos para consumo e para produção da farinha (1).

Farinha de Tremoço – Composição Nutricional

  • Valor energético – 360Kcal
  • Proteína – 40g
  • Hidratos de Carbono – 9g
  • Lípidos – 12g
  • Dos quais saturados – 1,5g
  • Fibra – 17g

Benefícios da farinha de tremoço

Auxilia no emagrecimento

Alimentos para perder barriga: menos volume

A fibra presente na farinha de tremoço ajuda na regulação do apetite e no funcionamento do trânsito intestinal, ajudando a controlar mais facilmente o peso.

Além disso, o seu teor em proteína permite que seja utilizado como substituto de outras fontes proteicas com maior valor energético, ajuda também na regulação do apetite e na manutenção da massa muscular, a qual influencia diretamente o metabolismo basal, promovendo um maior gasto energético.

Por último, derivado do seu baixo teor em hidratos de carbono, pode ser uma boa alternativa à farinha de trigo em receitas saudáveis como panquecas, bolos proteicos, crepes, entre outros (2).

Apto para celíacos e alimento de fácil digestão

Como já referido, pelo facto de não conter glúten, é um alimento que permite diversificar a alimentação de quem sofre de doença celíaca.

Além disso, e sendo o glúten uma proteína de digestão mais difícil, a sua ausência neste alimento facilita a sua digestibilidade (1).

Promove a saúde intestinal

20 alimentos ricos em fibra para uma boa saúde intestinal

A farinha de tremoço funciona como um alimento prebiótico, visto que promove o crescimento e desenvolvimento de bactérias benéficas no intestino e o equilíbrio entre agentes benéficos e agentes patogénicos na flora intestinal.

Desta forma, ao promover uma flora intestinal saudável, a farinha de tremoço potencia vários outros benefícios para a saúde como reforço imunológico, síntese de vitaminas e redução da inflamação (2, 3).

Proteção contra doenças cardiovasculares

Pelo facto de apresentar elevado teor de fibra, a farinha de tremoço e o tremoço em si ajudam a controlar a absorção e excreção do colesterol, ajudando a regular os seus níveis no sangue e a prevenir doenças cardiovasculares (2, 3).

Farinha de tremoço: utilizações e onde comprar?

Utilizações da farinha de tremoço

A farinha de tremoço pode ser utilizada em receitas de massas, pães e bolos como substituto de outro tipo de farinhas, nomeadamente a de trigo, assim como na sopa como substituto da batata.

No caso do pão, convém apenas substituir uma parte da farinha convencional por farinha de tremoço, de modo a não comprometer a textura e consistência da preparação, isto porque a farinha de tremoço não tem as mesmas propriedades elásticas da farinha de trigo.

Pode também utilizar este alimento em batidos e sumos como forma de melhorar a sua textura e aumentar o seu valor energético.

Por último, pode ainda utilizar na preparação de hambúrgueres vegetarianos ou não, para lhes conferir melhor textura e consistência (3).

A farinha de tremoço pode ser encontrada à venda na grande maioria dos hipermercados e lojas dietéticas, custando cerca de 2,50-3,00€ / 300g.

Fontes

  1. Direção Geral da Saúde. “Os tremoços e a saúde”. Disponível em:  https://nutrimento.pt/noticias/os-tremocos-e-a-saude/
  2. “HEALTH BENEFITS”. Disponível em: http://www.lupinfoods.com.au/health-benefits/
  3. Villarino, C.B. et al, 2016. “Nutritional, Health, and Technological Functionality of Lupin Flour Addition to Bread and Other Baked Products: Benefits and Challenges”. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25675266
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