Share the post "8 exercícios que pode fazer com o seu cão em casa (para cansá-lo)"
Os cães necessitam de atividade física no seu dia-a-dia, de forma a estarem saudáveis a diferentes níveis. No entanto, nem sempre é possível ou existe disponibilidade para fazer grandes passeios com ele. Assim, damos a conhecer alguns exercícios que pode fazer com o seu cão em casa para cansá-lo.
Que quantidade de exercício é que o meu cão necessita?
A quantidade de exercício físico que o seu cão necessita vai depender de vários fatores como:
- Idade
- Porte
- Raça
- Doenças associadas
Por exemplo, cães de porte grande necessitam de desgastar mais energia do que cães pequenos, da mesma forma que os cachorros precisam de mais tempo de exercício.
É necessário ter em atenção eventuais problemas de saúde associados ao animal, pois podem ser um fator limitante relativamente ao tipo e quantidade de exercício físico.
Por que é que o cão necessita de exercício físico?
O exercício físico traz vários benefícios para a saúde do seu melhor amigo, em várias vertentes.
Em primeiro ligar, diminui o risco de obesidade nos cães, sendo este um problema cada vez mais frequente na nossa sociedade, e que, consequentemente, leva a outros problemas de saúde graves como problemas cardíacos, osteoarticulares e encurta a sua esperança média de vida.
Para além de benefícios na saúde física do animal, o exercício físico também pode ter benefícios na saúde mental do seu animal. Uma vez que os cães necessitam de desgastar a sua energia, o exercício pode ter um efeito muito positivo no comportamento dos cães.
Se o seu cão tem tendência para destruir objetos, ladrar ou uivar em demasia, e chamar constantemente à sua atenção, uma boa dose de exercício físico pode ser o suficiente para que estes comportamentos se alterem.
Em caso de dúvidas pode sempre contactar o médico veterinário ou entrar ou falar com uma escola de comportamento animal. Saiba também que o plano de saúde animal da Vetecare permite o acesso a uma vasta gama de serviços de saúde e bem estar com vantagens que podem ser importantes nesta fase. Além disso, está disponível desde 13€ para dois animais de companhia.
8 Exercícios que pode fazer com o seu cão em casa para cansá-lo
Atirar o brinquedo e ir buscar

Este é um jogo “antigo” mas que muito entretém o seu melhor amigo. Utilize os brinquedos preferidos do seu patudo para os atirar e pedir que os traga de volta.
No final de algumas corridas, o seu cão irá estar mais cansado e já desgastou bastante energia. É necessário ter em atenção ao tamanho do cão e do espaço, pois num espaço pequeno as corridas podem dar um resultado desastroso.
Prefira um espaço amplo, sem moveis, esquinas, ou objetos que possam servir como obstáculos e fazer com que o seu cão se magoe e estrague objetos preciosos.
Escondidas

A maioria dos cães aprecia este jogo, e este pode ser jogado de várias formas. Pode jogar às escondidas escondendo-se a si mesmo do animal e esperar que este o encontre, ou pode utilizar objetos, brinquedos ou alimentos para que este os encontre.
É importante que o cão não veja onde se esconde ou onde esconde o objeto, para que seja obrigado a procurar utilizando os seus instintos, nomeadamente o “faro”. Se o cão encontrar o que pretende pode recompensá-lo utilizando um reforço positivo.
Esconder comida pela casa também é uma boa atividade para cães que comem de uma forma muito “sôfrega”, para evitar que comam tudo de uma só vez.
Brincar com outros animais

As brincadeiras entre os animais também são positivas para o seu melhor amigo. Seja da mesma espécie ou de outra, como por exemplo, cães e gatos que também brincam juntos, esta interação traz vários benefícios.
Se tem mais do que um animal em casa e estes se dão bem aproveite para os deixar brincar um com o outro. Se tiver um espaço exterior pode permitir que aproveitem esse espaço para brincarem os dois, ou mais, e correrem livremente.
Corrida de obstáculos

Em casa, pode facilmente simular uma corrida de obstáculos com o seu cão, de forma a fazê-lo saltar e desviar-se enquanto corre. Este exercicio será ainda mais intenso do que uma simples corrida e porá à prova a agilidade do seu cão.
Cuidado com os objetos que escolhe para separadores, para que o cão não se magoe nem os estrague. Pode utilizar os seus brinquedos para que o cão tenha que os contornar ou saltar por cima.
Se tiver apenas um espaço pequeno e um cão de porte grande este não é de todo um exercicio aconselhado.
Jogar à bola

Todos os cães gostam de jogar à bola, inclusive alguns começam a aprender a “chutar” e a apanhar a bola no ar. O ideal é praticar este exercício num espaço exterior, caso tenha jardim ou pátio.
No entanto, também o pode fazer dentro de casa, num espaço amplo e com cuidado para onde atira a bola.
Subir e descer escadas

Subir e descer as escadas cansa, tanto as pessoas, como também os animais. Assim, se tiver escadas em casa, subir e descer as escadas fazendo com que o seu melhor amigo o persiga, pode ser um ótimo exercício tanto para o cão como para o tutor.
Cuidado, pois alguns cães não devem fazer este tipo de exercício. Por exemplo raças com tendência para displasia da anca ou problemas osteoarticulares é completamente desaconselhado. Informe-se com o seu médico veterinário acerca da possibilidade de fazer este exercício com o seu cão.
Aliás, sempre que tiver dúvidas sobre questões de saúde relacionadas com o seu animal de estimação, fale com o seu médico veterinário. Saiba que, com a Vetecare, pode usufruir de descontos na rede de clínicas e lojas aderentes.
Jogos de “quebra-cabeças”

Os jogos de quebra cabeças são bons para entreter o seu cão, e apesar de não haver grande desgaste físico, o desgaste mental também é aconselhável.
Existem vários jogos que pode fazer em casa ou comprar, quase todos utilizando comida, petiscos ou snacks, que incentivam o seu cão a encontrar a comida.
Ensine-lhe novos truques

Este também não é propriamente um estímulo físico, mas sim um estímulo mental. Mas, vai de certeza cansar o seu cão.
Aproveite o tempo para ensinar novos truques ao seu cão como o “senta”, “deita”, “fica”, “dá a pata”, “rebola”, entre outros que podem servir como entretenimento, estímulo mental, e também para disciplinar o seu cão, pois quando sair com ele à rua pode ser útil conseguir utilizar estes comandos.
- Overweight pets: let’s talk before the problem gets any bigger. Disponível em: https://www.banfield.com/Banfield/media/contenthub/files/2020_VET_Report.pdf