Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
14 Abr, 2020 - 07:30

8 exercícios que pode fazer com o seu cão em casa (para cansá-lo)

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Patrocinado por:

Conheça alguns exercícios que pode fazer com o seu cão em casa, umma vez que até os animais necessitam de desgastar energia.

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: brincar às escondidas

Os cães necessitam de atividade física no seu dia-a-dia, de forma a estarem saudáveis a diferentes níveis. No entanto, nem sempre é possível ou existe disponibilidade para fazer grandes passeios com ele. Assim, damos a conhecer alguns exercícios que pode fazer com o seu cão em casa para cansá-lo.

Que quantidade de exercício é que o meu cão necessita?

A quantidade de exercício físico que o seu cão necessita vai depender de vários fatores como:

  • Idade
  • Porte
  • Raça
  • Doenças associadas

Por exemplo, cães de porte grande necessitam de desgastar mais energia do que cães pequenos, da mesma forma que os cachorros precisam de mais tempo de exercício.

É necessário ter em atenção eventuais problemas de saúde associados ao animal, pois podem ser um fator limitante relativamente ao tipo e quantidade de exercício físico.

Por que é que o cão necessita de exercício físico?

O exercício físico traz vários benefícios para a saúde do seu melhor amigo, em várias vertentes.

Em primeiro ligar, diminui o risco de obesidade nos cães, sendo este um problema cada vez mais frequente na nossa sociedade, e que, consequentemente, leva a outros problemas de saúde graves como problemas cardíacos, osteoarticulares e encurta a sua esperança média de vida.

Para além de benefícios na saúde física do animal, o exercício físico também pode ter benefícios na saúde mental do seu animal. Uma vez que os cães necessitam de desgastar a sua energia, o exercício pode ter um efeito muito positivo no comportamento dos cães.

Se o seu cão tem tendência para destruir objetos, ladrar ou uivar em demasia, e chamar constantemente à sua atenção, uma boa dose de exercício físico pode ser o suficiente para que estes comportamentos se alterem.

Em caso de dúvidas pode sempre contactar o médico veterinário ou entrar ou falar com uma escola de comportamento animal. Saiba também que o plano de saúde animal da Vetecare permite o acesso a uma vasta gama de serviços de saúde e bem estar com vantagens que podem ser importantes nesta fase. Além disso, está disponível desde 13€ para dois animais de companhia.

8 Exercícios que pode fazer com o seu cão em casa para cansá-lo

1.

Atirar o brinquedo e ir buscar

6 brinquedos para cansar os cães

Este é um jogo “antigo” mas que muito entretém o seu melhor amigo. Utilize os brinquedos preferidos do seu patudo para os atirar e pedir que os traga de volta.

No final de algumas corridas, o seu cão irá estar mais cansado e já desgastou bastante energia. É necessário ter em atenção ao tamanho do cão e do espaço, pois num espaço pequeno as corridas podem dar um resultado desastroso.

Prefira um espaço amplo, sem moveis, esquinas, ou objetos que possam servir como obstáculos e fazer com que o seu cão se magoe e estrague objetos preciosos.

2.

Escondidas

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: brincar às escondidas em casa

A maioria dos cães aprecia este jogo, e este pode ser jogado de várias formas. Pode jogar às escondidas escondendo-se a si mesmo do animal e esperar que este o encontre, ou pode utilizar objetos, brinquedos ou alimentos para que este os encontre.

É importante que o cão não veja onde se esconde ou onde esconde o objeto, para que seja obrigado a procurar utilizando os seus instintos, nomeadamente o “faro”. Se o cão encontrar o que pretende pode recompensá-lo utilizando um reforço positivo.

Esconder comida pela casa também é uma boa atividade para cães que comem de uma forma muito “sôfrega”, para evitar que comam tudo de uma só vez.

Treino com reforço positivo: a nova corrente de treino canino que dá resultado
Veja também Treino com reforço positivo: a nova corrente de treino canino que dá resultado
3.

Brincar com outros animais

transicao da racao de caes e gatos

As brincadeiras entre os animais também são positivas para o seu melhor amigo. Seja da mesma espécie ou de outra, como por exemplo, cães e gatos que também brincam juntos, esta interação traz vários benefícios.

Se tem mais do que um animal em casa e estes se dão bem aproveite para os deixar brincar um com o outro. Se tiver um espaço exterior pode permitir que aproveitem esse espaço para brincarem os dois, ou mais, e correrem livremente.

4.

Corrida de obstáculos

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: corrida de obstáculos

Em casa, pode facilmente simular uma corrida de obstáculos com o seu cão, de forma a fazê-lo saltar e desviar-se enquanto corre. Este exercicio será ainda mais intenso do que uma simples corrida e porá à prova a agilidade do seu cão.

Cuidado com os objetos que escolhe para separadores, para que o cão não se magoe nem os estrague. Pode utilizar os seus brinquedos para que o cão tenha que os contornar ou saltar por cima.

Se tiver apenas um espaço pequeno e um cão de porte grande este não é de todo um exercicio aconselhado.

5.

Jogar à bola

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: jogar à bola

Todos os cães gostam de jogar à bola, inclusive alguns começam a aprender a “chutar” e a apanhar a bola no ar. O ideal é praticar este exercício num espaço exterior, caso tenha jardim ou pátio.

No entanto, também o pode fazer dentro de casa, num espaço amplo e com cuidado para onde atira a bola.

6.

Subir e descer escadas

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: subir e descer escadas

Subir e descer as escadas cansa, tanto as pessoas, como também os animais. Assim, se tiver escadas em casa, subir e descer as escadas fazendo com que o seu melhor amigo o persiga, pode ser um ótimo exercício tanto para o cão como para o tutor.

Cuidado, pois alguns cães não devem fazer este tipo de exercício. Por exemplo raças com tendência para displasia da anca ou problemas osteoarticulares é completamente desaconselhado. Informe-se com o seu médico veterinário acerca da possibilidade de fazer este exercício com o seu cão.

Aliás, sempre que tiver dúvidas sobre questões de saúde relacionadas com o seu animal de estimação, fale com o seu médico veterinário. Saiba que, com a Vetecare, pode usufruir de descontos na rede de clínicas e lojas aderentes.

7.

Jogos de “quebra-cabeças”

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: quebra-cabeças com comida

Os jogos de quebra cabeças são bons para entreter o seu cão, e apesar de não haver grande desgaste físico, o desgaste mental também é aconselhável.

Existem vários jogos que pode fazer em casa ou comprar, quase todos utilizando comida, petiscos ou snacks, que incentivam o seu cão a encontrar a comida.

8.

Ensine-lhe novos truques

exercícios que pode fazer com o seu cão em casa: ensinar truques

Este também não é propriamente um estímulo físico, mas sim um estímulo mental. Mas, vai de certeza cansar o seu cão.

Aproveite o tempo para ensinar novos truques ao seu cão como o “senta”, “deita”, “fica”, “dá a pata”, “rebola”, entre outros que podem servir como entretenimento, estímulo mental, e também para disciplinar o seu cão, pois quando sair com ele à rua pode ser útil conseguir utilizar estes comandos.

Adotar animal de estimação em período de isolamento social: cão a fazer companhia à tutora em casa
Veja também 5 razões para adotar um animal de estimação nesta altura

Fontes

  1. Overweight pets: let’s talk before the problem gets any bigger. Disponível em: https://www.banfield.com/Banfield/media/contenthub/files/2020_VET_Report.pdf
Veja também