Camila Farinhas
Camila Farinhas
22 Set, 2020 - 11:47

Doenças crónicas no inverno: será que os cuidados devem ser redobrados?

Camila Farinhas

No inverno, pessoas com doenças crónicas são mais afetadas pelo frio, uma vez que o seu sistema imunitário está vulnerável. Fique a saber aqui como se pode proteger.

Doenças crónicas no inverno

O inverno traz consigo as constipações, gripes e infeções respiratórias, devido às temperaturas mais baixas que se fazem sentir. As doenças crónicas no inverno exigem cuidados redobrados, sobretudo em tempo de pandemia. Por isso, saiba de que forma se pode preparar para os dias mais frios.

Mulher com gripe em casa
Veja também COVID-19, gripe e constipação: quais as principais diferenças?

Doenças crónicas no inverno: Quem deve ter especial cuidado?

Mulher com caneta de insulina

A exposição ao frio intenso pode resultar em alterações no nosso organismo, e desencadear as tipicas doenças de inverno. Em especial, devem ter cuidados adicionais todas as pessoas que sofrem de (1):

E ainda todas as pessoas que fazem medicação habitual com anti-inflamatórios e medicamentos psicotrópicos.

Como se podem preparar já para o inverno?

Idosa a medir a febre com termómetro

No inverno, pessoas que sofrem de doenças crónicas, devem reduzir as atividades no exterior tanto quanto possível, e certificarem-se que têm sempre consigo a medicação habitual.

Pessoas com doenças respiratórias

O frio intenso pode desencadear crises de asma e, consequentemente, infeções respiratórias mais graves, como a pneumonia. Se necessitar sair de casa, deve proteger-se com roupa quente, não esquecendo de cobrir também as extremidades com gorro, luvas e cachecol.

Pessoas com diabetes

Problemas de má circulação são comuns em diabéticos. Assim, este grupo especifico deve:

  • Utilizar roupa e calçado confortável e quente
  • Manter a pele hidratada, em especial a pele das extremidades corporais
  • Aumentar a ingestão de líquidos e consumo calórico, de forma a manter a temperatura corporal e evitar situações de hipotermia
  • Acondicionar a insulina entre os 2 e 8 graus para manter a sua eficácia

Pessoas com doenças cardíacas

Se sofre de doenças cardíacas, é mais propenso a ter angina de peito. Certifique-se que tem consigo a medicação habitual.

Recomendações gerais para os dias frios

Para além dos cuidados específicos já mencionados, deixamos algumas recomendações para um inverno mais saudável:

casal a cozinhar em casa
  1. Mantenha a casa aquecida: verifique se a sua casa está preparada para receber os dias mais frios, nomeadamente se as portas e janelas têm um bom isolamento. Arejar a casa é fundamental para renovar o ar, mas deve escolher os horários em que a temperatura é mais elevada para o fazer.
  2. Tenha produtos farmacêuticos essenciais: termómetro, antipirético, descongestionante nasal, analgésico e pastilhas para a garganta são itens que devem constar na sua casa. Em caso de dúvida, aconselhe-se com o seu médico ou farmacêutico.
  3. Faça uma alimentação saudável: deve privilegiar as refeições e bebidas quentes, para desse modo manter a temperatura corporal.
  4. Pratique exercício físico: a prática de exercício físico deve ser mantida nos dias mais frios, mas não deve esquecer-se de um bom agasalho após a transpiração.  
  5. Vacine-se contra a gripe: Informe-se no seu centro de saúde sobre a vacina contra a gripe, especialmente importante neste ano devido à COVID-19, onde se espera uma maior afluência aos cuidados de saúde (2).

Conclusão

É ainda importante salientar que os bebés e crianças, idosos (em especial os que vivem sozinhos), pessoas com mais de 65 anos e com mobilidade reduzida, e ainda, pessoas que desenvolvam actividades profissionais ao ar livre, devem redobrar os cuidados no inverno. Cuide de si, dos seus e proteja-se!

Fontes

  1. Serviço Nacional de Saúde (2020). Frio: grupos vulneráveis. Acedido a 20 de Setembro de 2020. Disponível em: https://www.dgs.pt/paginas-de-sistema/saude-de-a-a-z/frio/recomendacoes-para-os-grupos-vulneraveis.aspx
  2. Serviço Nacional de Saúde (2020). Vacinação contra a gripe. Acedido a 21 de Setembro de 2020. Disponível em: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/07/31/vacinacao-contra-a-gripe-8/
Veja também