Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
16 Dez, 2020 - 11:39

DGS dá 10 dicas para um Natal em família em segurança

Mónica Carvalho

Apesar do Governo não ter imposto grandes limitações para o período de Natal, a DGS vem relembrar alguns cuidados para desfrutar desta época em segurança.

Máscara de proteção pendurada na árvore de Natal

A cerca de 10 dias do Natal, Rui Portugal, subdiretor-geral da Saúde, apresentou 10 recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para os portugueses passarem o Natal em família e em segurança, destacando que é importante fazer o planeamento dos eventos.

Na habitual conferência de imprensa de atualização dos dados da pandemia da COVID-19, que decorreu na Direção-Geral da Saúde, o responsável salientou que as regras definidas pelo Governo devem ser cumpridas “para honrar” a diminuição de casos de COVID-19 nos últimos dias e referiu que é importante gerir expectativas em relação aos encontros familiares.

Dicas da DGS que deve seguir neste Natal

  1. Cumprir todas as regras em vigor no concelho, em relação à mobilidade e aos ajuntamentos de pessoas.
  2. Se estiver doente, com sintomas ou em isolamento profilático, tem de cumprir com as indicações das autoridades de saúde.
  3. Reduzir os contactos antes e durante esta quadra.
  4. Reduzir o tempo de exposição em todos os momentos e, se possível, usar os espaços exteriores.
  5. Não mudar de agregados familiares durante a quadra festiva.
  6. Limitar as celebrações do agregado familiar com quem habita, mantendo contacto com outros membros ou grupos por via digital ou telefonemas.
  7. Manter o distanciamento físico em todos os momentos: transporte, preparação das refeições, convívios, etc, evitando ainda os cumprimentos tradicionais.
  8. Garantir o arejamento dos espaços e a desinfeção das superfícies, bem como dos objetos de partilha comum.
  9. Lavar ou desinfetar as mãos frequentemente, usar a máscara de forma adequada e manter etiqueta respiratória.
  10. Evitar a partilha de objetos.

Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde: “DGS apresentou 10 recomendações para a época festiva”. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/dgs-apresentou-10-recomendacoes-para-a-epoca-festiva/?fbclid=IwAR28K5FE27py63jU2LYIWieW-DCz9_CsM3K6ifId2SDKVioZ4DQy63Abbro
Veja também