Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
27 Abr, 2020 - 15:20

Cheiro a cão: o que fazer para evitar este problema?

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Sente-se incomodado com o cheiro do seu melhor amigo? Saiba como evitar o cheiro a cão.

Mulher a secar patudo após o banho para evitar o cheiro a cão

Se é tutor de um cão, de certeza que já se deparou com este problema, nem que tenha sido em determinada fase. Mas, por vezes, o cheiro a cão é bastante incomodativo e difícil de eliminar.

É certo que alguns cães têm maior tendência para cheirar a cão, no entanto, alguns cuidados, podem minimizar e disfarçar este odor pouco agradável.

7 Raças de cães sem odor: conheça as que não têm o típico "cheiro a cão"
Veja também 7 raças de cães sem odor: conheça as que não têm o típico “cheiro a cão”

Cheiro a cão: 7 coisas a fazer para evitar o problema

1.

Escovar o pelo com frequência

Mulher a escovar pelo do seu patudo para evitar o cheiro a cão

Escovar o pelo do cão ajuda a retirar detritos, sujidade e pelo morto, pelo que evita o cheiro a cão. Se o seu patudo tiver o pelo comprido é frequente ocorrer formação de nós e nesses locais a acumulação de sujidade é maior.

Também quando existem muitos nós no pelo do cão, existe a possibilidade a pele por debaixo ficar abafada e o animal desenvolver feridas e dermatite nessa zona, o que também pode causar mau odor.

Se o seu cão tem o pelo comprido, para evitar o cheiro a cão, deve escová-lo várias vezes por semana, e manter o pelo sem nós e aparado. Caso o pelo do cão seja curto, a escovagem será mais para remover a sujidade, e portanto será suficiente uma vez por semana.

Caspa em cães: sinais a estar atento
Veja também 9 causas para o aparecimento de caspa em cães
2.

Evitar dar banhos em demasia

Mulher a dar banho ao cão

Os cães têm uma camada de gordura natural na sua pele, que funciona como uma barreira de protecção contra agentes infecciosos. Esta camada na pele pode ser destruída por vários motivos, e um deles são os banhos em excesso.

Se a camada gordurosa da pele for comprometida fica permeável a agentes infecciosos como fungos e bactérias que podem provocar mau odor.

Os cães não devem tomar mais do que um banho mensal, a não ser por razões médicas e sob aconselhamento do seu médico veterinário.

Primeiro banho ao cão: cuidados a ter
Veja também Como dar o primeiro banho ao cão em 7 passos
3.

Dar banho com champôs adequados

Primeiro banho ao cão: tutora a aplicar champô

Outra coisa importante a ter em consideração é o champô que utiliza. Deve utilizar um champô para cães, e preferencialmente sem grande cheiro. Se o cão tiver a pele sensível deve optar por um champô para pele sensível.

Se mesmo com o champô, depois de lavado, o cão não ficar com um bom odor pode colocar perfume adequado para o efeito, após a secagem.

Por vezes, após o banho, o cheiro a cão mantém-se ou intensifica-se e isto pode dever-se a vários fatores, normalmente devido à má secagem.

4.

Utilizar champôs secos apropriados

Cheiro a cão: cachorro após tomar banho com champô seco

Para manter o seu cão cheiroso, evitando os banhos mais do que uma vez por mês, pode optar por utilizar champôs secos apropriados para cães.

Estes champôs funcionam normalmente à base de uma espuma seca que pode colocar no pelo do cão e massajar e depois o produto é retirado com escovagem.

Desta forma, está a retirar resíduos do pelo do animal, a pentear, evitando os tais nós, e a colocar um perfume agradável, eliminado o cheiro a cão.

5.

Limpar os ouvidos do cão com frequência

passos para limpar os ouvidos do cão

O mau odor nos cães pode não vir propriamente do seu pelo, mas sim de outras zonas, nomeadamente dos ouvidos.

É importante manter uma boa higiene dos ouvidos do seu cão, utilizando produtos próprios de limpeza, utilizando-os para limpar os ouvidos uma vez por semana ou quinzenalmente.

É importante também proteger os ouvidos do cão no banho, e garantir que se encontram bem secos e limpos, para evitar uma otite, que pode ser responsável por mau odor no animal.

Caso o animal apresente mau odor de um ou de ambos os ouvidos deve levá-lo ao médico veterinário logo que possível, pois é bem provável que o cão esteja com uma otite e deve ser tratado o quanto antes.

Outros sinais de otite, para além de mau odor, passam por corrimento escuro, coçar o ouvido afectado, sacudir a cabeça, andar de lado.

epilepsia em caes cuidados a ter
Veja também 7 passos para limpar os ouvidos do cão
6.

Secar bem o cão

Mulher a secar patudo com secador para evitar o cheiro a cão

Este é, sem dúvida, um passo importante para manter o animal sem o típico cheiro a cão. Principalmente em tempo de chuva o cão pode apresentar um odor mais intenso, e tal deve-se à humidade que fica no pelo.

É importante, que durante o tempo de chuva, quando o cão vier da rua o seque bem com toalha, e até mesmo utilize o secador para garantir que o pelo fica mesmo seco.

Depois do banho também é igualmente importante que o pelo do seu melhor amigo fique bem seco, caso contrário, mesmo depois de um bom banho com um champô adequado, este pode ficar com cheiro a cão. Opte por primeiro secar bem com a toalha e posteriormente utilizar o secador.

7.

Garantir que o cão não tem nenhum problema dermatológico

Cão tem a pele vermelha: cão no veterinário

Se o cheiro a cão for persistente e intenso, e não melhorar com nenhum dos passos anteriores, pode acontecer que o seu cão esteja com algum problema dermatológico, e como tal deve ser visto pelo médico veterinário.

Alguns problemas na pele causados por bactérias ou fungos, como malassézia, podem provocar mau odor persistente, que não irá melhorar até o animal ser medicado.

Normalmente, animais com problemas na pele apresentam outros sintomas como:

  • Vermelhidão na pele
  • Prurido (comichão)
  • Feridas
  • Descamação

Se suspeitar que o seu cão tem um problema de pele leve ao médico veterinário para ser tratado e medicado.

Fontes

  1. The Canadian Veterinary Journal – Canine Malassezia Dermatitis. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5603939/
Veja também