Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
24 Out, 2017 - 17:54

A evolução do bebé aos 7 meses de idade

Enfermeira Isabel Silva

O bebé aos 7 meses de idade descobre um mundo novo pois é provável que aprenda a sentar-se sozinho e a gatinhar. Além disso, podem começar a nascer os primeiros dentes de leite.

Quando é que os bebés começam a ver?

O bebé aos 7 meses começa a demonstrar interesse pelas outras crianças e a prestar atenção a duas pessoas em simultâneo. Adora andar ao colo e passar pelo colo de várias pessoas conhecidas. Por volta desta altura, o bebé começa a ficar mais tímido e com receio de pessoas que lhe são estranhas.

Nesta fase, o humor do bebé é muito instável, pelo que este pode rir ou chorar enquanto brinca com os adultos. Para além disso, é provável que aprenda a sentar-se sozinho e, se ainda não aprendeu a gatinhar, pode começar a rastejar pelo chão.

Por volta desta idade, o bebé descobre os orgãos genitais, as orelhas e o nariz. Pode demonstrar-se muito irritado e incomodado quando tem frio, calor, sede, fome ou se não gosta de música alta, luz muito forte ou televisão muito alta, entre outros.

Sono do bebé aos 7 meses

A evolução do bebé aos 7 meses de idade

Nesta etapa, o bebé deve dormir cerca de 11 a 15 horas diárias e fazer 2 sestas: uma de manhã e outra à tarde, cada uma de 2 a 3 horas. Contudo, há bebés que dormem mais e outros que nem por isso.

O importante é que faça pelo menos uma sesta por dia. De manhã, se o bebé acordar antes dos pais, consegue manter-se sossegado durante algum tempo.

Normalmente, os bebés que mamam dormem bem. O bebé alimentado com leite adaptado pode sofrer de insónia e ter o sono agitado. Para ajudar o bebé a ter uma boa noite de sono pode incorporar na rotina um banho morno, uma história antes de dormir ou uma música calma.

Desenvolvimento do bebé aos 7 meses

Por volta dos 7 meses de vida, o padrão de desenvolvimento contempla os seguintes marcos:

  • Gosta de interagir com outros bebés
  • Parece querer “conversar”
  • Consegue rir, palrar e gesticular
  • Emite algumas vogais e consoantes, formando sílabas como “dá-dá” e “pá-pá”
  • Senta-se sozinho e inclina-se para a frente
  • Tenta levantar-se para a posição de pé
  • Começa a gatinhar ou rasteja em direcção a uma pessoa ou objeto
  • Demonstra vergonha perante estranhos
  • Apresenta alterações de humor
  • Descobre o orgão genital, as orelhas e o nariz
  • Consegue pegar em objetos e transferi-los de uma mão para a outra
  • Segura em dois objetos ao mesmo tempo
  • Atira objetos para o chão intencionalmente
  • Gosta de morder

Por volta dos 7 meses de idade podem começar a nascer dois dentes: os incisivos centrais inferiores. No final do sétimo mês, o bebé começa a desenvolver a sua capacidade de memória.

Alimentação do bebé aos 7 meses

Alimentação do bebé de 7 meses de idade

Aos 7 meses já foi introduzida a alimentação complementar. Nesta fase, uma das refeições, de preferência o almoço, poderá ser composto por sopa de legumes, segundo prato e fruta de sobremesa.

O bebé poderá começar a demonstrar interesse no que os pais estão a comer e a querer participar ativamente na refeição. Por este motivo, podem começar a querer pegar em pedaços de comida, lamber e cheirar a comida. Este processo é fundamental para o desenvolvimento do bebé e descoberta de novos sabores e texturas.

A introdução de novos alimentos na dieta do bebé deve ser sempre feita segundo indicação do pediatra.

Brincadeiras para o bebé aos 7 meses

Brincadeiras do bebé aos 7 meses de idade

Para esta fase do desenvolvimento do bebé os brinquedos ideais são de pano, plástico ou borracha, visto que nesta idade o bebé quer morder tudo o que pega. Como tal, o ideal é que os brinquedos sejam adequados para ele agarrar, bater e morder. O bebé também começa a demonstrar interesse em participar nas brincadeiras de outras crianças.

Os bebés têm a tendência de imitir tudo o que fazem as pessoas à sua volta. Uma boa brincadeira é bater com as mãos numa mesa. Se os adultos fizerem isso, em pouco tempo ele aprenderá a fazer o mesmo.

O desenvolvimento do bebé é descrito segundo um padrão, considerado o mais comum. No entanto, cada bebé desenvolve-se à sua maneira e ao seu tempo. O pediatra é o único que pode avaliar se o desenvolvimento está a decorrer conforme o esperado.

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês anterior:

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês seguinte:

Veja também