Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
02 Ago, 2017 - 11:24

Tudo o que deve saber sobre o sono do bebé

Enfermeira Isabel Silva

O sono do bebé é muito importante para o seu desenvolvimento e bem-estar e requer alguns cuidados na hora de o fazer e para isso nós contamos-lhe tudo.

Tudo o que deve saber sobre o sono do bebé

Se o sono dum adulto é importante, o sono do bebé é algo crucial para o seu desenvolvimento e bem-estar.

Para que o bebé consiga desenvolver ciclos de sono sucessivamente mais complexos e habituar-se a um ritmo de dia-noite como os adultos, tem que ocorrer a maturação do seu cérebro. Para além disto, todos os cheiros, sensações e barulhos são novos para o bebé, que estava habituado ao útero materno. Como os adultos, há bebés que se adaptam mais facilmente do que outros.

O truque para ajudar o bebé durante esta adaptação é a rotina, e muita paciência e carinho.

Como é o sono do bebé?

como e o sono do bebe

Nos primeiros meses de vida os bebés passam a maior parte do dia a dormir. O sono do bebé faz com que este descanse dos momentos em que está acordado. Também é durante o sono que é produzida a hormona do crescimento e que, portanto, o bebé cresce e se desenvolve.

O sono do bebé é alternado entre duas fases:

  • Fase NREM ou non-rapid eye movement: Esta fase corresponde a aproximadamente 20 minutos. O bebé dorme tranquilamente, com pouco ou nenhum movimento ocular. É a fase em que a concentração de hormona do crescimento atinge o seu pico.
  • Fase REM ou rapid eye movement: Neste fase os bebés encontram-se um pouco mais agitados e o sono é mais leve, pelo que desperta com mais facilidade. A fase REM é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebé. O sono do bebé começa quase sempre por esta fase.

Em média, o sono do bebé recém-nascido é cerca de 17 horas por dia. Ao longo dos primeiros anos de vida, a quantidade de sono necessária vai reduzindo gradualmente, para aproximadamente 14 horas ao 1º ano de vida e 13 horas aos 2 anos.

A posição de dormir e a síndrome de morte súbita do lactente (SMSL)

posicao do bebe para dormir

A morte súbita não tem causa específica e ocorre durante o sono, e mais frequentemente no inverno. Este é o diagnóstico quando não há outra explicação para a morte durante o sono. Este problema é uma das principais causas de morte no primeiro ano de vida do bebé.

Durante o primeiro ano, os bebés apresentam um defeito no transporte de serotonina afetando funções como respiração, frequência cardíaca, pressão arterial e regulação da temperatura. Este defeito faz com que o cérebro não reaja quando estas funções são sujeitas a alterações.

Pesquisas internacionais referem que colocar o bebé a dormir de barriga para cima reduz cerca de 70% o risco de morte súbita do lactente. Para além disto, há outros fatores que contribuem para a SMSL:

  • Uso de demasiada roupa e divisões da casa muito quentes;
  • Não colocar o cobertor por baixo dos braços, de modo a que o bebé não deslize para baixo do cobertor;
  • Usar peluches, fraldas, almofadas ou outros brinquedos na cama que possam sufucar o bebé enquanto dorme;
  • Exposição do bebé ao fumo do cigarro durante a gestação e depois do nascimento;
  • Prematuros ou bebés de baixo peso à nascença;
  • Dormir na mesma cama que os pais.

Dicas para ajudar no sono do bebé

1. Manter o bebé ativo durante o dia

Manter o bebe ativo durante o dia

É importante interagir com o bebé quando ele está acordado. Ao manter o bebé ativo nos períodos em que está acordado aumenta a duração dos mesmos, o que faz com que os períodos de sono sejam maiores.

2. Estabelecer uma rotina

Estabelecer uma rotina

Manter uma rotina para os momentos que antecedem o sono ajuda em muito neste processo.

Um exemplo é dar banho todos os dias antes do sono, para o ajudar a relaxar, contar uma história ou cantar uma canção de embalar. Isto vai dar o sinal ao cérebro do bebé de que está na hora de dormir.

3. Criar um ambiente propício ao sono

Criar um ambiente propicio ao sono

O local onde o bebé dorme deve ser limpo e arejado. A cama deve cumprir as normas de segurança da União Europeia e ter um colchão firme. Não deve estar nem demasiado frio, nem demasiado quente. O ideal é entre os 18ºC e os 20ºC.

O ambiente deve ser tranquilo e relaxante. Pode ser utilizada uma luz de presença, que também facilitará cuidar do bebé durante a noite.

4. Colocar o bebé na cama quando está sonolento, mas acordado

Colocar o bebé na cama quando esta sonolento, mas acordado

Para o ensinar a dormir sozinho, uma boa estratégia é colocar o bebé na cama dele quando está sonolento mas ainda acordado. Adormecer o bebé no colo e só depois colocá-lo na cama pode não ser positivo para ajudá-lo a desenvolver estratégias para adormecer sozinho.

5. Dar tempo ao bebé para relaxar e adormecer sozinho

Dar tempo ao bebe para relaxar e adormecer sozinho

O bebé precisa de tempo para se aconchegar na cama e se preparar para adormecer. Neste momento é bom acarinhá-lo e falar para ele baixinho. O

s sentimentos de conforto e segurança farão com que o bebé adormeça mais facilmente.

6. Se o bebé chorar de noite, não ir imediatamente ter com ele

Se o bebe chorar de noite nao ir imediatamente ter com ele

Os bebés dormem em ciclos de 4 a 5 horas durante a noite, por isso é normal que acordem.

Se o bebé chorar é importante dar-lhe algum tempo para se consolar e controlar sozinho. Se, após algum tempo, continuar a chorar deve ser verificado o seu bem-estar, mas sem ligar a luz ou interagir com ele.

Caso se mantenha desesperado e não consiga voltar a dormir é possível que esteja com algum desconforto, como fome ou fralda suja.

Veja também: