Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
25 Out, 2017 - 14:29

O desenvolvimento do bebé aos 9 meses de idade

Enfermeira Isabel Silva

A memória do bebé aos 9 meses de idade está cada vez mais desenvolvida. É também por volta desta altura que os bebés começam a fazer gracinhas como bater palmas e dizer adeus.

O desenvolvimento do bebé aos 9 meses de idade

O bebé aos 9 meses já está perto de começar a andar e já deve compreender muitas das coisas que os pais dizem pois a sua memória está a ficar cada vez mais desenvolvida.

É também nesta idade que o bebé já começa a querer comer sozinho, apesar do cenário caótico no qual fica a cadeira dele (e o chão em redor!) após a refeição. Ainda assim, o comer sozinho é uma grande ajuda para o bebé, tanto para o desenvolvimento cognitivo como motor.

Ele já consegue segurar um objeto em cada mão e segurar num objeto com as duas mão quando se apercebe que o mesmo é grande e/ou pesado demais para segurar apenas com uma. Começa também a saber usar o seu dedinho para apontar para objetos e pessoas, e também tenta meter o dedo em todos os orifícios dos seus brinquedos, sempre que possível.

Nesta fase o bebé adora ser o centro das atenções e repete aquilo que fez ao ser aplaudido pelos pais. É muito sensível com outras crianças e curiosamente pode chorar com elas por solidariedade.

Já consegue transmitir os seus sentimentos, vocalizando, e quando está irritado grita ou emite sons altos. Nesta fase ele fica também muito atento às conversas das outras pessoas e pode eventualmente imitá-las quando tossem.

Sono do bebé com 9 meses de idade

A evolução do bebé aos 9 meses de idade

Nesta fase os bebés dormem cerca de 14 horas por dia, distribuídas pelo dia todo. Habitualmente durante o dia fazem cerca de 4 a 6 sestas. Estas sestas são muito importantes pois permitem ao bebé descansar e recarregar energias, algo que o vai ajudando quer a brincar quer a dormir.

Um bebé com sono fica bastante agitado e stressado, o que dificulta a própria tarefa de adormecer. Um bebé que com esta idade durma 8 a 10 horas por noite, provavelmente já começa a aprender a adormecer sozinho quando acorda durante a noite, sendo esta um sinal de que está a criar bons hábitos de sono.

Ainda assim não se assuste se ele de repetente passar a ter dificuldade em dormir, pois é bastante habitual nesta idade surgirem distúrbios de sono, apesar de já poderem acontecer há alguns meses. Estes distúrbios estão geralmente associado a momentos em que o bebé atinge marcos importante no seu desenvolvimento.

Desenvolvimento do bebé com 9 meses de idade

Estes são os marcos de desenvolvimento do bebé aos 9 meses:

  • Já gatinha e consegue subir pequenos degraus
  • Senta-se sozinho e consegue manter o equilíbrio
  • Segura um objeto com as duas mãos
  • Aponta o dedo para objetos ou pessoas
  • Pega em objetos pequenos usando o movimento de pinça (usando apenas o polegar e o indicador)
  • Bate palmas
  • Tem algum receio quando ouve barulhos muito altos
  • Já se reconhece ao espelho
  • Consegue beber sozinho
  • Consegue imitar movimentos dos adultos (bater palmas, acenar a mão, levantar os braços)
  • Tenta andar quando seguro pelas mãos
  • No banho gosta de se mexer e brincar com a água para fazer barulho
  • Reconhece nomes e responde ao seu nome
  • Gosta de atirar os brinquedos para o chão e ficar a apreciá-lo

Nesta idade também é normal que imita sons simples, conheça o significado de “não” e “adeus”, e que queira olhar para tudo e todos, principalmente quando está num sítio alto como o colo.

Alimentação do bebé aos 9 meses de idade

Desenvolvimento do bebé de 9 meses de idade

Nesta idade é normal os bebés comerem peixe pelo menos uma vez por semana, juntamente com os legumes. É também introduzido o ovo, o iogurte e as leguminosas.

Pode acontecer de o bebé recusar algum alimento, mas não deve desistir à primeira. Estudos demonstram que é necessário tentar cerca de 8 vezes até o bebé aprender a gostar de um alimento. É importante não tentar enganar o bebé mostrando um alimento e dando outro, ou misturando um alimento rejeitado com outro que ele goste. O objetivo é que ele aprenda a gostar de tudo e essa não é a melhor forma.

Estas metas do desenvolvimento fazem parte do padrão esperado para o bebé aos 8 meses. É importante ressaltar que cada bebé se desenvolve ao seu ritmo, aprendendo umas coisas mais rápido do que outras. O pediatra é o único que poderá avaliar se o desenvolvimento está a decorrer dentro do esperado.

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês anterior:

Conheça também o desenvolvimento do bebé no mês seguinte:

Veja também