Alimentos que ajudam a reduzir a vontade de comer doces by Vanessa Alfaro

Existem alimentos que ajudam a reduzir a vontade de comer doces e são bem mais acessíveis do que possamos pensar. São exemplos a gelatina, frutos secos e muito mais.

Alimentos que ajudam a reduzir a vontade de comer doces by Vanessa Alfaro
Descubra o que pode alterar na sua alimentação para reduzir esta vontade.

No crónica desta semana venho falar-vos de um tema bastante interessante: alimentos que podem diminuir a vontade de comer doces.

Quem nunca tentou alterar o seu estilo de vida mas caiu em tentação de atacar um doce? Tudo isso tem uma explicação e deve-se a vários factores nomeadamente emocionais como stress ou até falta de nutrientes (baixo consumo de hidratos de carbono, por exemplo).

Mas tenho boas notícias! Existem realmente alimentos que podem diminuir esses desejos.

Dou-vos alguns exemplos de alimentos que me ajudam muito a reduzir a vontade de comer doces.

7 Alimentos que ajudam a reduzir a vontade de comer doces


1. Gelatina sem açúcar

gelatina sem acucar

Um alimento que nos dá a sensação de saciedade reduzindo assim o apetite.

Para além disso é um alimento doce, o que diminui bastante a vontade de recorrer a alimentos ricos em açúcares.

2. Frutos secos

frutos secos

São ricos em gorduras saudáveis e fibra que aumentam a sensação de saciedade porque prolonga a digestão.

> Saiba mais aqui sobre os frutos secos.

3. Água

agua

A água é extremamente importante e pode até ser a solução para acabar com as guloseimas.

O consumo de água ajuda na absorção dos nutrientes, é fundamental para o bom funcionamento do organismo e ajuda a controlar a vontade de comer doces.

4. Linhaça

linhaca

É rica em ômega-3 e fibras que ajudam a controlar os níveis de insulina no sangue, evitando assim picos de açúcar e consequente vontade de comer doces.

> Saiba mais aqui sobre a linhaça.

5. Chocolate com alto teor de cacau

Chocolate com alto teor de cacau

 

Um quadrado para mim é o suficiente e recorro muitas vezes ao chocolate negro nestas situações. Para além de me satisfazer, também controla o açúcar no sangue, contém gorduras saudáveis e antioxidantes, é rico em vitaminas e minerais e dizem que melhora o humor.

6. Fruta

fruta

Acaba por ser um alimento doce mas o açúcar presente é natural. Para além disso a fruta tem imensos nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Dica: Experimentem um batido de banana, que é o meu preferido para combater o desejo.

Ingredientes: 1 banana madura, 150ml de bebida vegetal de arroz, 1 colher de sobremesa de chia, canela)

Fica doce, muito saboroso e quanto mais madura for a banana mais doce ficará o batido.

7. Aveia

aveia

Um alimento altamente nutritivo, rico em hidratos de carbono de absorção lenta e fibra que nos dá uma saciedade durante um longo período de tempo.

> Saiba mais aqui sobre a aveia.

Dicas para conseguir controlar a vontade de comer doces


  • Fazer várias refeições ao longo do dia: falta de energia pode ser uma razão para o desejo de um doce.
  • Inserir proteína na nossa alimentação: ela ajuda a manter-nos saciados por mais tempo.
  • Optar por alimentos ricos em fibra.
  • Não andarem stressados: o stress leva à libertação de hormonas que aumentam o desejo de doces.

Façam a experiência e vejam se convosco também resulta!

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Vanessa Alfaro Vanessa Alfaro

É a criadora da página “Shape Your Body by Vanessa Alfaro”, onde partilha diariamente a sua forma de viver e encarar a vida. Em 4 meses perdeu 20 kg, alterando os seus hábitos alimentares com ajuda profissional, partilhando agora uma grande paixão por um estilo de vida saudável. Natural da Alemanha, vive em Aveiro onde estudou Línguas e Relações Empresariais.