Vacina da Gripe: tudo o que precisa de saber

A vacina da gripe, administrada anualmente é a melhor forma de prevenir eficazmente a gripe. A gripe é contagiosa e pode causar complicações graves na saúde de quem a contrai.

Vacina da Gripe: tudo o que precisa de saber
Habitualmente, a vacina da gripe é aplicada a partir do mês de outubro.

A gripe é uma doença contagiosa que, maioritariamente, se cura de forma espontânea. Podem, no entanto, ocorrer complicações, particularmente em pessoas com doenças crónicas ou com 65 ou mais anos de idade.

A vacina da gripe é a melhor prevenção, sobretudo em relação às complicações graves.

Os vírus da gripe estão em constante alteração e a imunidade provocada pela vacina não é duradoura, pelo que as pessoas se devem vacinar anualmente.

A vacina da gripe é fortemente recomendada a:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos (a partir dos 6 meses de idade);
  • Grávidas;
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados (ex.: lares de idosos).

 

A VACINA DA GRIPE É 100% EFICAZ?


eficacia vacina da gripe

Habitualmente, a vacina é feita a partir do mês de outubro e serve para um período de um ano. A vacina deve ser feita preferencialmente até ao fim do ano, mas pode ser administrada durante todo o outono e inverno.

Anualmente, são isoladas as estirpes dominantes, ou seja, os subtipos do vírus Influenza (vírus causador da gripe) que, em princípio, serão responsáveis pelo maior número de casos de gripe no inverno seguinte.

Tal não significa que não possam coexistir outras estirpes, no entanto, cerca de 75% das pessoas vacinadas estarão imunes, isto é, protegidas da infeção.

Por via da vacinação é possível interromper a cadeia de replicação do vírus e controlar a doença em número. Além disso, nas pessoas não vacinadas que sejam infetadas pelo vírus Influenza, a gripe terá um impacto menos aparatoso.

A atual recomendação vacinal visa, portanto, proteger as pessoas para as quais a doença constitui um perigo maior. Esta estratégia coloca ênfase na diminuição da mortalidade causada pela gripe e não na diminuição da sua incidência.

QUAIS SÃO AS CONTRA-INDICAÇÕES DA VACINA DA GRIPE?


contra indicacoes da vacina da gripe

A vacina está contraindicada para:

  • Pessoas com antecedentes de reação grave a uma dose anterior da vacina;
  • Pessoas com alergia ao ovo.

A vacina da gripe não está contra-indicada em grávidas, consulte o médico que a acompanha e questione acerca da prescrição da vacina para o seu caso em particular.

Quais as possíveis reações pós-vacinais?

As reações locais mais frequentes são dor, eritema (vermelhidão), formação de um nódulo duro no local de injeção. Tais reações são normalmente controladas com aplicação local de gelo. Poderão também surgir reações gerais de curta duração como febre e mialgias. Reações imediatas de hipersensibilidade são muito raras.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS DA GRIPE


transmissao e sintomas da gripe

A transmissão pode dar-se 2 dias antes dos sintomas surgirem ou até 7 dias depois.

Numa pessoa saudável dura entre 4 a 5 dias e demora cerca de 2 semanas até que se dê a recuperação total.

Em pessoas idosas ou doentes crónicos este período pode estender-se e provocar complicações, nomeadamente pneumonia e descompensação de doenças já existentes (asma, diabetes, doença cardíaca ou renal).

Os 5 sintomas mais frequentes são:

  • Mal-estar;
  • Dores musculares e de cabeça;
  • Tosse, com ou sem expetoração;
  • Fadiga ligeira a intensa;
  • Febre alta (acima de 38.ºC).

 

QUANTO CUSTA TOMAR A VACINA DA GRIPE?


quanto custa tomar a vacina da gripe

A vacina contra a gripe é gratuita para as pessoas com 65 ou mais anos nos centros de saúde, sem necessidade de declaração médica e sem pagamento de taxa moderadora.

A vacina também é gratuita para pessoas, independentemente da idade:

  • Residentes em instituições ou na Rede de Cuidados Continuados Integrados;
  • Doentes em diálise crónica e pessoas recetoras de transplante;
  • Que estejam a aguardar transplante, em quimioterapia, tenham síndrome de down, fibrose quística, défice de alfa-1 antitripsina e doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória.

Os cidadãos não abrangidos pela vacinação gratuita podem adquirir a vacina na farmácia, com receita médica e beneficiando de uma comparticipação de 37%. Nestas situações a vacina custa ao utente cerca de 3,80 euros.

Não corra riscos. Vacine-se! Proteja-se!

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.

Cofidis