10 Truques para resistir a doces: não se deixe cair em tentação

Não consegue resistir a um doce? Temos várias soluções para que consiga acalmar o "bichinho" quando não for altura de fugir à dieta.

10 Truques para resistir a doces: não se deixe cair em tentação
Ideias para evitar cair na tentação.

Se não passa sem açúcar, temos vários truques para resistir a doces que podem ajudá-lo nos períodos de maior desejo e que podem originar episódios de compulsão alimentar. A preferência pelo doce ou salgado é inato e há quem tenha alguma dificuldade em controlar o consumo de chocolates, bolos e outro tipo de doces que, além de não serem saudáveis, estão sempre associados a mais uns quilos na balança.

Se o seu caso for associado a uma situação ou período de grande ansiedade, em que a comida assume um papel de conforto, não hesite em contactar um profissional de saúde capaz de o ajudar especificamente na sua questão e a quem poderá pedir um aconselhamento personalizado e de acordo com as suas necessidades.

Tenha em especial atenção se tem alguma condição clínica ao nível gástrico, diabetes ou outra que necessite de algum cuidado redobrado no que toca ao consumo de alimentos ricos em açúcar. Consulte o seu médico ou nutricionista, sempre que necessitar de recomendações personalizadas.

10 Truques para resistir a doces


Comer também é um ato de prazer, pelo que não se deve privar de consumir o que mais gosta, nomeadamente doces. No entanto, quando estes episódios pontuais passam a ser regulares e não consegue controlar a quantidade de doces que come, é importante perceber o porquê e saber como evitá-los.

1. Beba água

truques para resistir a doces e beber agua

Além de se manter hidratado ao longo do dia, beber água dar-lhe-á uma sensação de estômago cheio, evitando que coma em maior quantidade. Pode também beber chá ou infusões ou aromatizar água com pepino, canela, limão ou fruta a gosto.

Beber água é um dos melhores truques para resistir a doces: opte por beber um copo cheio antes de cada refeição.

2. Nao salte refeições

refeicao a tempo e horas

É fundamental comer regularmente ao longo do dia para evitar episódios de voracidade alimentar, principalmente de doces. Se comer ao longo do dia, previne que a determinada altura esteja cheio de fome e que lhe apeteça comer tudo o que estiver disponível na altura, inclusive doces.

3. Evitar fazer compras com fome

ir as compras

A regra e clássica e certamente ja ouviu falar nela, no entanto, não e demais reforçar que deve evitar fazer compras com fome e que e fundamental ter uma lista de compras elaborada previamente para que não caia na tentação de comprar extra ou coisas que eventualmente não necessita.

4. Comer devagar

comer a refeicao devagar

A informação de que está saciado, demora a chegar ao cérebro e a ser processada. Coma pausadamente, sem distrações, conte para si 30 segundos entre cada garfada e saboreie a comida sem pressa.

5. Consuma proteína em quantidade suficiente

varias fontes de proteina

A proteína promove saciedade, ajudando-o a resistir a doces e outros alimentos menos saudáveis. Inclua alimentos ricos em proteína nas suas refeições principais e nos seus lanches ao longo do dia.

6. Evite situações de stress e controle a ansiedade

praticar ioga

A fome emocional está associada a períodos de maior compulsão alimentar. A principal causa prende-se com situações de maior stress e ansiedade em que é mais difícil resistir a doces e o seu consumo pode tornar-se descontrolado. Procure atividades que o ajudem a relaxar, nomeadamente yoga, pilates ou outro tipo de atividade física.

7. Coma fruta

fruta variada numa tigela

Comer fruta também está na lista de truques para resistir a doces e ajuda-o a incluir também nutrientes importantes na sua alimentação como diversas vitaminas e minerais. Em vez de chocolates, gomas ou bolos, opte por fazer snacks com fruta a seu gosto, pode inclusive fazer saladas de fruta sem adição de açúcar, que poderá satisfazer o seu desejo do doce sem culpa associada.

8. Se gosta de chocolate, opte pelo negro

chocolate negro em pedacos

Se o seu maior desejo for chocolate, opte pelo chocolate negro com o mínimo de 70% de cacau. Além de ser rico em antioxidantes, o facto de ter maior teor de cacau indica que o teor de açúcar deverá ser menor.

9. Faça os seus próprios doces

sobremesas saudaveis

Opte por fazer as suas sobremesas em casa com ingredientes frescos, adicionando menos açúcar e gordura e controlando as quantidades que faz. Opte por sobremesas com fruta e use adoçantes naturais em vez de açúcar ou adoçantes artificiais.

10. Opte por 1 refeição por semana para comer o que mais gosta

refeicao livre

Como foi referido, comer também é um ato de prazer e não se deve impedir de comer o que gosta. Escolha um dia da semana para fazer uma refeição livre onde pode incluir os seus doces preferidos mas, ainda assim, modere as quantidades e seja inteligente nas porções.

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Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.