Moringa: conheça a planta e os seus benefícios

Originária da Índia, a moringa é utilizada há milhares de anos por ser uma das plantas com mais benefícios e mais rica em nutrientes, que existe na natureza.

Moringa: conheça a planta e os seus benefícios
Descubra todas as suas propriedades.

moringa é uma planta, de nome científico Moringa oleifera, também conhecida como acácia-branca, encontrada essencialmente em regiões tropicais.

A parte mais utilizada desta planta são as folhas, para preparação de infusões com sabor agradável ou cápsulas com pó, por exemplo, que podem ser encontradas em diversas lojas físicas ou online, de produtos naturais. No entanto, principalmente em países onde a moringa é produzida, toda a planta é consumida, aproveitando-se desde as sementes, à fruta, casca ou raízes.

Esta planta é também chamada de árvore da vida ou árvore milagrosa da natureza por ter grande interesse nutricional pelos vários benefícios que pode oferecer ao funcionamento do nosso organismo. .

Propriedades nutricionais da moringa


moringa

A sua utilização não é recente e todas as partes da planta contém benefícios e são aproveitadas: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens.

As folhas de moringa são extremamente nutritivas. Contêm:

As proteínas fazem parte de cerca 30% da composição desta planta, a quantidade de gordura é praticamente inexistente e não contém colesterol prejudicial.

Em comparação com as folhas, as vagens são geralmente mais baixas em vitaminas e minerais, mas as folhas também podem conter altos níveis de substâncias que pode reduzir a absorção de minerais e proteínas.

Outra coisa a reter é que tomar suplementos de moringa oleifera em cápsulas não irá fornecer um grande número de nutrientes, isto é, comparando com dieta equilibrada com base em alimentos integrais, estes suplementos fornecem uma pequena quantidade.

10 benefícios da moringa


Acredita-se que a moringa tem muitos benefícios, sendo bastante utilizada na promoção da saúde como também em produtos de beleza para ajudar a prevenir e curar doenças. Os benefícios da moringa incluem:

1. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

medir a glicemia

O açúcar elevado no sangue pode ser um grave problema de saúde, sendo a principal característica da diabetes.

Com o tempo, os níveis elevados de açúcar no sangue aumentam o risco de muitos problemas graves de saúde, incluindo doenças cardiovasculares. Por esse motivo, é importante manter seu nível de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis.

Em alguns estudos realizados em humanos, conseguiu-se concluir que consumir folhas de moringa em pó, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e após as refeições.

Também o consumo de parte da raiz desta planta, pode ajudar na manutenção de normais níveis de glicose no sangue, prevenindo o desenvolvimento de diabetes.

Ainda assim, para esta se tornar uma recomendação sólida, estudos mais aprofundados devem ser feitos, apesar de estes já serem um bom começo.

2. Redução da inflamação

inflamacao

A inflamação é a resposta natural do organismo à infecção ou lesão. É um mecanismo de proteção essencial, mas pode-se tornar um grande problema de saúde se continuar por um longo período de tempo.

Os cientistas acreditam que os isotiocianatos são os principais compostos anti-inflamatórios nas folhas, vagens e sementes de moringa.

Também a quercetina, juntamente com os compostos fenólicos presentes, como o ácido clorogénico, têm um significativo efeito anti-inflamatório, prevenindo o desenvolvimento de complicações inflamatórias. Para além disso, a moringa poderá mesmo contribuir para o alívio de sintomas associados a doenças inflamatórias, como doença inflamatória do intestino ou reumatismo.

Apesar de até agora só terem sido feitos trabalhos em animais, acredita-se que esses efeitos anti-inflamatórios também podem existir nos humanos, só resta confirmar.

3. Redução do colesterol

colesterol no sangue

Ter colesterol alto tem sido associado a um aumento do risco de doença cardíaca.

Felizmente, muitos alimentos vegetais podem efetivamente reduzir o colesterol. Estes incluem linhaça, aveia e amêndoas.

Estudos em animais e em humanos mostraram que a moringa pode ter efeitos semelhantes na redução do colesterol, reduzindo potencialmente o risco de doença cardíaca.

4. Melhoria de problemas gastrointestinais

melhoria gastrite

Os extratos de moringa podem ajudar a tratar alguns distúrbios do trato gastrointestinal, como obstipação, gastrite e colite ulcerosa.

Perante casos de úlceras gástricas, a moringa pode ser um excelente aliado, por contribuir para a regeneração dos tecidos e, assim, auxiliar na recuperação destas complicações.

As propriedades antibióticas e antibacterianas da moringa podem ajudar a inibir o crescimento de vários organismos patogénicos e seu alto teor de vitamina B pode ser um veiculo promotor de uma boa digestão.

5. Regulação da pressão arterial

moringa pressao arterial

Por ter um efeito vasodilatador no organismo, a moringa melhora a circulação sanguínea, contribuindo para a regulação da pressão arterial.

6. Prevenção de anemia

moringa anemia

Sabia que por cada 100g de folhas da moringa, podem obter-se cerca de 100mg de ferro? Uma vez que o ferro é essencial para uma normal presença de glóbulos vermelhos, é importante ter em consideração as fontes alimentares ricas neste mineral que estão incluídas na nossa alimentação.

Assim, a moringa poderá ser mais uma forma de garantir, juntamente com as restantes opções alimentares, um aporte suficiente de ferro, prevenindo situações de anemia.

7. Melhoria do sistema imunológico

moringa sistema imunologico

Devido ao seu elevado teor em vitaminas A e C, assim como devido à presença de polifenóis e betacaroteno, a moringa é um excelente aliado para fortalecer o seu sistema imunitário.

8. Redução dos sintomas da menopausa

moringa dor menopausa

O elevado teor em clorofila e, mais uma vez, em fitonutrientes, oferece à moringa um efeito antioxidante considerável, que ajudará a neutralizar os radicais livres presentes no organismo. Assim, esta planta poderá auxiliar no controlo acrescido do stress oxidativo que naturalmente ocorre nas células, nesta fase. Assim, poderá ser mais fácil estabilizar os níveis hormonais da mulher com menopausa.

Para além disso, o teor em cálcio, ferro e vitamina A da moringa poderá também contribuir para reduzir os sintomas da menopausa associados às alterações hormonais e à perda de sangue irregular. A vitamina E presente na planta poderá ainda ajudar em situações de secura vaginal associadas a esta fase da vida da mulher.

9. Proteção da pele

moringa cicatrizacao da pele

A presença de vitaminas do complexo A, B, C, E facilita o processo de cicatrização da pele. Para além disso, o facto da moringa ser rica em aminoácidos (unidades estruturais das proteínas), auxilia na normal manutenção e regeneração dos tecidos dos diferentes órgãos, nomeadamente da pele.

10. Controlo do peso

moringa perda de peso

Se está em processo de perda de peso, ou se apenas pretende manter e evitar aumentar uns quilos, a moringa pode ser um excelente aliado.

Por ser rica em fibras e proteína, esta planta irá aumentar a sensação de saciedade, evitando que, em certos momentos, coma mais do que aquilo que realmente necessita.

Contra-indicações da moringa


moringa infusao

Apesar de todos estes benefícios, um consumo exagerado de moringa também poderá ser prejudicial para a saúde. Tal como acontece com a maioria dos alimentos, se consumidos em exagero, o normal é trazerem alguns malefícios, pelo que um consumo moderado, mesmo que regular, é fundamental. Neste sentido, procure consumir entre 0,5 a 1 L de infusão de moringa por dia, não excedendo esta quantidade.

No caso de mulheres que estão a tentar engravidar, grávidas ou a amamentar, o consumo de moringa não é aconselhável. Para além disso, se tem algum problema de saúde, nomeadamente ao nível dos rins, é importante que se aconselhe com o seu médico acerca do consumo desta planta.

Em conclusão…


A moringa poderá não só ajudar a prevenir diversas complicações, mas também a controlar alguns sintomas associados.

As suas folhas são altamente nutritivas, mas é igualmente importante ter uma alimentação saudável e variada, pois é dessa forma que se obtém a maioria dos nutrientes necessários.

No entanto, é importante relembrar que, para que possa tirar o máximo proveito destes benefícios, é essencial manter hábitos saudáveis, privilegiando uma alimentação equilibrada, completa e variada. Experimente as infusões de folhas de moringa, garantindo uma hidratação diária.

Se quiser experimentar suplementos de moringa, fale com um profissional de saúde especializado, para ter mais indicações sobre o mesmo.

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Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

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