Moringa: conheça a planta e os seus benefícios

Originária da Índia, a moringa é utilizada há milhares de anos por ser uma das plantas com mais benefícios e mais rica em nutrientes, que existe na natureza.

Moringa: conheça a planta e os seus benefícios
Descubra todas as suas propriedades.

A moringa, também chamada de moringa oleífera, é uma planta que tem sido muito elogiada devido aos benefícios que é capaz de oferecer.

É rica em antioxidantes e vários compostos vegetais bioativos. Contém uma grande variedade de proteínas, vitaminas e minerais.

A árvore é nativa da zona da Índia e do Paquistão, mas também cresce na Ásia, África e América Central e do Sul. Em Portugal não é muito conhecida, mas é possível encontra-la à venda.

Nos países ocidentais, as folhas secas são vendidas como suplementos dietéticos, em pó ou em cápsulas.

Propriedades nutricionais da moringa


moringa

É devido à sua composição nutricional que é chamada por muitos de árvore da vida ou árvore milagrosa. A sua utilização não é recente e todas as partes da planta contém benefícios e são aproveitadas: folhas, raízes, sementes, cascas, frutas, flores e vagens.

As folhas de moringa são extremamente nutritivas. Contêm:

As proteínas fazem parte de cerca 30% da composição desta planta, a quantidade de gordura é praticamente inexistente e não contém colesterol prejudicial.

Em comparação com as folhas, as vagens são geralmente mais baixas em vitaminas e minerais, mas as folhas também podem conter altos níveis de substâncias que pode reduzir a absorção de minerais e proteínas.

Outra coisa a reter é que tomar suplementos de moringa oleifera em cápsulas não irá fornecer um grande número de nutrientes, isto é, comparando com dieta equilibrada com base em alimentos integrais, estes suplementos fornecem uma pequena quantidade.

Os principais benefícios da moringa


Acredita-se que a moringa tem muitos benefícios, sendo bastante utilizada na promoção da saúde como também em produtos de beleza para ajudar a prevenir e curar doenças. Os benefícios da moringa incluem:

1. Diminuição dos níveis de açúcar no sangue

medir a glicemia

O açúcar elevado no sangue pode ser um grave problema de saúde, sendo a principal característica da diabetes.

Com o tempo, os níveis elevados de açúcar no sangue aumentam o risco de muitos problemas graves de saúde, incluindo doenças cardiovasculares. Por esse motivo, é importante manter seu nível de açúcar no sangue dentro de limites saudáveis.

Em alguns estudos realizados em humanos, conseguiu-se concluir que consumir folhas de moringa em pó, ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum e após as refeições.

Ainda assim, para esta se tornar uma recomendação sólida, estudos mais aprofundados devem ser feitos, apesar de estes já serem um bom começo.

2. Reduz a inflamação

inflamacao

A inflamação é a resposta natural do organismo à infecção ou lesão. É um mecanismo de proteção essencial, mas pode-se tornar um grande problema de saúde se continuar por um longo período de tempo.

Os cientistas acreditam que os isotiocianatos são os principais compostos anti-inflamatórios nas folhas, vagens e sementes de moringa.

Apesar de até agora só terem sido feitos trabalhos em animais, acredita-se que esses efeitos anti-inflamatórios também podem existir nos humanos, só resta confirmar.

3. Baixa o colesterol

colesterol no sangue

Ter colesterol alto tem sido associado a um aumento do risco de doença cardíaca.

Felizmente, muitos alimentos vegetais podem efetivamente reduzir o colesterol. Estes incluem linhaça, aveia e amêndoas.

Estudos em animais e em humanos mostraram que a moringa pode ter efeitos semelhantes na redução do colesterol, reduzindo potencialmente o risco de doença cardíaca.

4. Melhora problemas gastrointestinais

melhoria gastrite

Os extratos de moringa podem ajudar a tratar alguns distúrbios do trato gastrointestinal, como obstipação, gastrite e colite ulcerosa.

As propriedades antibióticas e antibacterianas da moringa podem ajudar a inibir o crescimento de vários organismos patogénicos e seu alto teor de vitamina B pode ser um veiculo promotor de uma boa digestão.

Em conclusão…


A moringa é uma planta que tem sido usada na medicina tradicional há milhares de anos. No entanto, apenas alguns de seus muitos benefícios de saúde foram estudados cientificamente.

Até ao momento, estudos mostram que a moringa pode levar a reduções no nível de açúcar no sangue e colesterol. Pode também ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Além disso, as suas folhas são altamente nutritivas, mas é igualmente importante ter uma alimentação saudável e variada, pois é dessa forma que se obtém a maioria dos nutrientes necessários.

Se quiser experimentar suplementos de moringa, fale com um profissional de saúde especializado, para ter mais indicações sobre o mesmo.

Veja também: