Millet: o cereal com benefícios que provavelmente desconhece

O millet é um grão ancestral que pode trazer muitos benefícios para a saúde devido à sua riqueza em fibras, vitaminas e minerais. Curioso? Saiba mais aqui.

 
Millet: o cereal com benefícios que provavelmente desconhece
A partir dos grãos de millet pode produzir pão, malte, cerveja, com a vantagem de serem sem glúten.

O millet, também designado por milho-painço, é um grão ancestral da família do milho, originário dos continentes Africano e Asiático, tendo sido dos primeiros cereais a ser cultivados, há 6000 anos atrás.

É um cereal isento de glúten e que apresenta como principais benefícios o elevado teor de fibra, vitamina B1 (tiamina), ácido fólico, fósforo e magnésio. É ainda fonte de ferro, zinco e das vitaminas B6 e B2.

A nível culinário, é um alimento muito versátil, de sabor agradável e neutro, que pode ser utlizado em sopas, saladas, como acompanhamento de pratos variados (ex. em substituição de arroz / massa / batata), misturado com legumes e na confeção de papas, entradas e sobremesas.

Composição nutricional do millet


graos de millet

O millet é um alimento composto, maioritariamente, por hidratos de carbono. 100 g de millet fornecem cerca:

  • Energia: 378 kcal
  • Lípidos: 4,2 g
  • Hidratos de carbono: 73 g (embora 0g de açúcar)
  • Proteína: 11 g de proteína
  • Fibra: 8,5g

Relativamente a micronutrientes, é uma boa fonte abundante de vitaminas do complexo B, em particular vitamina B1 e ácido fólico, além de minerais como magnésio, ferro e zinco.

Por último, importa ainda ressalvar que este cereal não possui glúten, o que o torna apto para doentes celíacos.

Benefícios do consumo de millet


1. Previne doenças cardiovasculares

millet coracao com estetoscopio

Como é rico em fósforo e magnésio, previne a acumulação de colesterol LDL (mau colesterol) nos vasos sanguíneos, que é o principal responsável pelas doenças cardiovasculares. Ajuda também a controlar a pressão arterial.

No entanto, convém reforçar que este benefício não dispensa a adoção de uma alimentação cuidada e prática de exercício físico regular.

2. Promove o funcionamento do transito intestinal

millet barriga lisa

Uma das grandes vantagens deste alimento é facto de ser bastante rico em fibras, o que promove o bom funcionamento do trânsito intestinal e um melhor controlo da glicemia, sendo, por isso, um alimento também adequado para diabéticos.

3. Ajuda a prevenir o cancro

millet lacos cancro

Apesar de ainda não haver evidência clara sobre esta temática, para mulheres, no caso do cancro da mama, este alimento é bastante recomendado, uma vez que tal como a linhaça, contém quantidades generosas de ligninas, compostos importantes para controlar a produção e impacto das hormonas femininas, em particular na fase da menopausa ou na pré menstruação.

4. Fortalece os ossos

millet ossos do braco

O millet é um alimento muito rico em fósforo, que atua ativamente na construção dos ossos e dentes e em magnésio que ajuda a absorver o cálcio, componente essencial para ter um esqueleto ósseo mais forte.

5. Ajuda a controlar o peso

millet balanca peso

O millet além de fibra, que ajuda no controlo do apetite e bom funcionamento do transito intestinal (dois fatores importantes no emagrecimento), é ainda rico em triptofano, um aminoácido que também ajuda na redução do apetite.

Assim sendo, este alimento é capaz de induzir uma sensação de saciedade muito prolongada, contrariando os ataques de ataques de fome, que muitas vezes tendem em surgir.

Além disso, o millet ajuda também a ganhar massa muscular, pois possui uma boa quantidade de proteína e do aminoácido lisina, que são essenciais para a reconstrução e ganho de tecido muscular. Como o tecido muscular é metabolicamente mais ativo, torna-se mais fácil a perda de peso.

6. Melhora a saúde da pele e cabelo

millet cabelo saudavel

O millet tem ainda queratina na sua composição, que previne a queda de cabelo, já que fortalece os fios de cabelo. Nos homens pode ajudar a prevenir a calvice.

Para além disso, contém antioxidantes, como o allium, capazes de retardar o envelhecimento da pele e até acelerar processos de cicatrização, assim como vitamina C e E, importantes para a firmeza e saúde deste tecido.

7. Reforça o sistema imunitário e previne anemias

millet virus

Pela sua riqueza em ferro, este alimento ajuda ainda a fortalecer o sistema imunitário e a prevenir situações de anemia por défice deste mineral.

Sugestão de confeção do millet


Para que consiga confecionar o millet da melhor forma, aqui fica o passo-a-passo do processo de preparação deste grão:

  1. Lave o millet e escorra;
  2. Leve ao lume num tacho com o dobro da água e uma pitada de sal;
  3. Deixe cozinhar durante 20 a 30 minutos;
  4. Após cozer, deixe repousar durante 10 minutos. Pode optar por alourar na frigideira.

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Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

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