Publicidade:

10 Dicas para voltar ao peso normal depois da gravidez

Se também se questiona sobre como voltar ao peso normal depois da gravidez, leia o nosso artigo e fique a conhecer algumas estratégias!

 
10 Dicas para voltar ao peso normal depois da gravidez
Depois da gravidez é normal que sinta o desejo de voltar à sua antiga forma.

Após o nascimento do bebé, muitas mães têm o desejo de perder o peso que ganharam durante os 9 meses de gestação.

Mas como voltar ao peso normal depois da gravidez?

Ainda que a maioria do peso que se ganha durante a gravidez seja devido ao bebé em si, por vezes, uma ingestão alimentar redobrada sem existir essa necessidade, fazem com que os quilinhos se comecem a acumular, tornando a missão de voltar ao peso habitual mais difícil.

Como tal, tenha noção de que o corpo demora o seu tempo para voltar ao normal e não irá perder o peso aumentado num abrir e fechar de olhos.

No entanto, se seguir alguns conselhos que lhe apresentamos de seguida conseguirá dar os primeiros passos para atingir o tão desejado objetivo.

Vejamos, então, como voltar ao peso normal depois da gravidez.

Como voltar ao peso normal depois da gravidez


1. Amamente o seu bebé

amamentação e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Esta é, sem dúvida, uma excelente forma de voltar ao peso normal depois da gravidez, além de fazer bem à saúde do recém-nascido.

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde, a prática da amamentação exclusiva durante seis meses, contribui para uma perda de peso por parte da mãe, de forma mais rápida e saudável: cerca de 500g por semana entre a 4.ª e a 14.ª semana pós-parto, o que equivale a uma perda de 5kg.

Caso note um aumento de apetite, não entre em pânico. Como está a perder muitas calorias, é normal que sinta mais fome. O que deve fazer? Tenha apenas cuidado com a alimentação e não ataque alimentos açucarados, mas coma saudável e moderadamente quando sentir vontade.

Consulte um nutricionista para obter ajuda e saber qual a alimentação mais adequada para si.

> Saiba mais sobre os mitos e verdades sobre a amamentação.

2.Não opte por dietas muito restritivas

frutas e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Outra regra muito importante para voltar ao peso normal depois da gravidez é não fazer dietas muito restritivas e comer de forma equilibrada e saudável.

Com estas dietas, pode até perder algum peso na fase inicial, o que acaba por ser motivador, mas depois também os recupera com mais facilidade.

A chave do sucesso para uma perda de peso saudável é nunca saltar refeições, comer alimentos nutricionalmente densos, como hortícolas, cereais integrais, fruta e evitar alimentos ricos em açúcar e gordura.

Além disto é essencial manter-se ativa, praticar exercício físico com alguma regularidade para ajudar o corpo a recuperar a forma.

3. Respeite a saciedade

saciedade e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Veja no seu bebé um bom exemplo a seguir e coma apenas até se sentir saciada. Esta filosofia deve acompanha-la sempre.

Este processo torna-se mais fácil se comer devagar, mastigar bem os alimentos e fizer algumas pausas durante a refeição, visto que o seu corpo precisa de tempo para se sentir cheio e ativar os mecanismos da saciedade.

4. Coma regularmente ao longo do dia

comer várias vezes ao dia e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Para não sentir “ataques” de fome é necessário que mantenha o seu nível de glicose (açúcar) no sangue estável. Para tal, fazer refeições com um intervalo não superior a 3 horas é uma boa forma de conseguir esta estabilidade.

Se sentir fome, um iogurte magro, uma gelatina sem açúcar ou uma tosta integral poderão ser boas opções.

5. Comece o dia com um pequeno almoço saudável

pequeno almoço saudável e como voltar ao peso normal depois da gravidez

É verdade que o pequeno almoço é uma refeição muito importante, mas não é por isso que tem de comer em grande quantidade. Basta, na verdade, comer alimentos ricos em termos nutricionais.

Opte por ingerir fontes de proteína, como lacticínios magros ou ovos, hidratos de carbono de baixo índice glicémico, como os cereais integrais (aveia, por exemplo) e uma peça de fruta.

6. Otimize o tempo de preparação das refeições

cozinhar e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Se não tem muito tempo para cozinhar, aproveite para cozinhar algumas refeições mais saudáveis em maior quantidade e vá congelando uma parte das mesmas.

Assim, em momentos de maior azáfama, será mais fácil para si comer de forma saudável e controlada.

7. Leia os rótulos alimentares

ler rótulos e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Se comprar alimentos embalados deve ler bem os rótulos dos mesmos e não olhar apenas para o valor energético do produto.

Leia todo o rótulo e a lista de ingredientes e verifique qual é o componente que existe em maior percentagem. Se for açúcar ou gordura, exclua.

De uma forma geral, deverá evitar a ingestão de alimentos processados, incluindo bebidas gaseificadas e comidas pré-cozinhadas.

8. Minimize a ingestão de sal e café

diminuir a ingestão de café e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Evite ao máximo a adição de sal à sua alimentação, visto que este é um dos principais responsáveis pela retenção de líquidos; substitua-o por ervas aromáticas.

Também a ingestão de cafeína deve ser moderada, pois esta substância leva a picos de libertação de insulina, o que faz provoca a queda da glicemia e, consequentemente, uma maior necessidade de ingerir doces.

9. Evite ir às compras com fome

ir às compras e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Quando for fazer as compras dos produtos alimentares, evite ir com fome, visto que está cientificamente provado que a fome leva à compra de alimentos com um valor energético superior e em grandes quantidades, o que leva a uma acumulação de stock em casa.

Tendo os alimentos disponíveis, a tentação para os ingerir vai ser muito superior, o que irá dificultar a sua missão de perda de peso.

10. Pratique exercício físico

praticar exercício físico e como voltar ao peso normal depois da gravidez

Apesar de a alimentação ter um papel preponderante para a perda de peso após o parto, a resposta à pergunta como voltar ao peso normal depois da gravidez tem de incluir a prática de exercício físico.

Para conseguir um corpo mais tonificado deverá fazer exercícios de força, que estimulam a síntese de massa muscular, intervalos com exercícios mais cardio para estimular maior perda de massa gorda.

Desta forma, além do gasto extra associado ao exercício, queimará calorias extras durante as horas seguintes ao término do exercício.

Além do exercício físico, também todas as atividades físicas que tiver oportunidade de fazer, nomeadamente caminhadas, passeios de bicicleta, entre outros, aproveite para fazer. E se puder envolver o seu bebé nestas rotinas ainda melhor!

No entanto, importa salientar que, consoante o tipo de parto – normal ou cesariana – há um determinado período de descanso a respeitar: três ou seis semanas, respetivamente. E isto aplica-se não só ao regresso de uma atividade física regular, como à iniciação da recuperação pós-parto.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista, licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto em 2016 e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade. É membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].