Chás para desinchar: conheça 4 alternativas

Descubra quais os melhores chás para desinchar e evitar o desconforto abdominal. Selecionamos 4 alternativas eficazes e ao mesmo tempo deliciosas.

Chás para desinchar: conheça 4 alternativas
Melhore a sensação de barriga inchada com estes chás para desinchar.

Sabia que os chás para desinchar são uma mais-valia na melhoria dos sintomas de barriga inchada?

Na maioria das vezes o inchaço não é causado pela acumulação de gordura, mas sim pelo excesso de gás nos intestinos, obstipação ou até mesmo alterações hormonais.

O inchaço, que tanto pode ser na barriga, como nos membros inferiores, é bastante comum e normalmente causa uma sensação muito desconfortável, visto que fica evidente na aparência da pessoa. Em alguns casos, nota-se um aumento do perímetro de cintura a ponto de transformar a silhueta.

Mas este problema pode ser revertido com algumas sugestões de chás que preparamos especialmente se quem quer desinchar. Apenas precisa de saber quais as melhores alternativas para ajudar a tratar o problema.

As 4 melhores alternativas de chás para desinchar


Os chás para desinchar são indicado para pessoas que observam inchaço principalmente na região da barriga. O seu efeito é diurético e quando consumido da maneira correta age no organismo acelerando o metabolismo para a eliminação dos líquidos acumulados através da urina.

Não significa que possa culpar sempre os líquidos em excesso, mas estes contribuem e muito. Experimente um chá para desinchar e veja por si.

1. Chá de gengibre

cha de gengibre

O gengibre, tradicionalmente usado para aliviar dores de estômago, bloqueia vários genes e enzimas no corpo que promovem a inflamação causadora de inchaço.

Além disso, é conhecido pelas suas propriedades diuréticas e drenantes.

Preparação: Este chá apenas necessita de raiz de gengibre, pode ser comprada em praticamente todas as superfícies comerciais; ou então já preparado, que se encontra facilmente em ervanárias e lojas de produtos naturais.

> Saiba mais aqui sobre o chá de gengibre.

2. Chá de hibisco

cha de hibisco

De acordo com diversos estudos, os flavonóides e outros compostos encontrados na planta de hibisco ajudam a neutralizar a inchaço influenciando a forma como a aldosterona, a hormona que regula o equilíbrio de água e electrólitos, afeta o corpo.

Preparação: Para preparar o chá, coloque flores secas de hibisco em água. Deixe a água ferver cerca de 10 minutos e coe de seguida. Pode consumir morno ou frio.

> Fique a saber mais aqui sobre o chá de hibisco.

3. Chá de limão

cha de limao

Um copo quente de chá de limão ajuda a combater o inchaço abdominal. O limão possui limoneno, o principal componente do óleo de casca cítrica, que é comumente encontrado na fermentação.

O extrato tem sido usado por seus efeitos diuréticos desde a antiguidade, mas até recentemente não havia descobertas científicas para apoiar a suposição. Um recente estudo realizado em animais confirmou que pode realmente combater a retenção de água.

Preparação: Este chá apenas necessita de cascas de limão e água. Coloque a água ao lume para ferver e adicione a casca do limão e deixe ferver por 15 minutos. Quando estiver pronto pode adicionar sumo do limão, mas sem deixar ferver.

4. Chá preto

cha pretoO chá preto é utilizado há centenas de anos e atualmente é um dos chás mais consumidos em todo o mundo.

Dentro da sua basta gama de benefícios encontra-se o combate ao inchaço, à retenção de líquidos e às toxinas no corpo.

O chá preto previne ainda a formação de agentes cancerígenos no organismo, evitando, assim diversos tipos de cancro.

O chá preto prepara-se com recurso a saquetas embaladas..

Dicas extra para melhorar os sintomas de inchaço


deixar de fumar

Em alguns casos, a ingestão de chá no tratamento do problema pode demorar alguns dias. No entanto, existem outros truques rápidos podem ajudá-lo a sentir-se um pouco mais leve em menos tempo.

Alguns deles envolvem a mudança de algumas práticas no dia-a-dia, outros a diminuição de certos tipos de alimentos:

  • Deixar de fumar
  • Mastigar os alimentos com calma
  • Evitar beber com palha
  • Aumentar o consumo de alimentos probióticos
  • Fazer exercício físico regular
  • Evitar alimentos com grandes quantidades de gordura

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Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

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