Quais os alimentos que lhe dão mais anos de vida?

Estudos têm demonstrado a relação entre a alimentação e a longevidade. Conheça alguns alimentos que lhe dão mais anos de vida.

Quais os alimentos que lhe dão mais anos de vida?
Saiba que tipo de alimentos deve ingerir de forma a ter uma vida longa e saudável.

Está cientificamente comprovado que existem alimentos que lhe dão mais anos de vida. O mecanismo prende-se com o seu conteúdo nutricional: alguns nutrientes têm poder anti-inflamatório, antioxidante e atuam nas células e tecidos promovendo a sua regeneração e prevenindo o seu envelhecimento. Muitos alimentos têm até a capacidade de prevenir o aparecimento de doenças crónicas, sendo indiretamente promotores de longevidade.

Um estudo recente levado a cabo pelo Instituto Alemão de Nutrição Humana veio dar provas de que alguns alimentos são capazes de reduzir a mortalidade podendo ser então enquadrados nos alimentos que lhe dão mais anos de vida, ou sejam, promovem a longevidade.

Afinal, quais são esses alimentos?

5 Alimentos que lhe dão mais anos de vida


1. Cereais integrais

cereais integrais

Neste estudo, a ingestão de até 100g de cereais integrais revelou-se benéfica no atraso do envelhecimento e diminuição da mortalidade. Exemplos como farinhas integrais, couscous, arroz e pão têm maior teor de vitaminas, minerais e fibra, em comparação com os cereais refinados.

Dica: opte por alimentos feitos a partir de farinhas integrais, menos refinados em detrimento de cereais refinados, com elevado grau de processamento e pouco ricos nutricionalmente.

2. Peixe

peixe

O peixe é uma fonte de proteína de excelência e tem um conteúdo nutricional riquíssimo. Um consumo de até 200g diariamente pode ser revelar-se protetor. Opte ainda por peixes gordos 1-2 vezes por semana uma vez que são ricos em ómega-3, com poder anti-inflamatório.

Dica: varie o tipo de peixe que consome e opte por confeções com pouca gordura (cozidos, grelhados e assados). Coma mais peixe do que carne e consuma peixe gordo 1-2 vezes por semana (salmão, sardinha, cavala…)

3. Leguminosas

leguminosas

Exemplos de leguminosas são: grão, feijão, lentilhas, ervilhas, etc. Além de vitaminas e minerais, as leguminosas têm elevado teor de fibra e o seu consumo tem diversos benefícios para a saúde.

Dica: consuma leguminosas, no mínimo, 3x por semana.

4. Frutos secos

frutos secos

Os frutos secos, noemadamente nozes, amêndoas, avelãs, pinhões e outros, são constituídos pelas conhecidas “gorduras boas”, estas gorduras têm um papel importante na prevenção de diversas doenças, nomeadamente de origem cardiovascular, devido ao seu poder anti-inflamatória. Direta e indiretamente, os frutos secos podem retardar o envelhecimento.

Dica: consuma 1-2 porções diárias de frutos secos. Ainda que sejam alimentos benéficos para a sua saúde, contêm muita gordura e são calóricos, modere as quantidades.

5. Frutos e Hortícolas

frutos e horticolas

Sendo uma fonte importante de vitaminas e minerais, com elevado teor antioxidante, recomenda-se a ingestão de diárias de 300g de frutos e hortícolas.

Dica: consuma, no mínimo, 5 porções de frutas e vegetais por dia.

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Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.