Nutricionista Margarida Beja
Nutricionista Margarida Beja
04 Set, 2017 - 12:00

Quais os alimentos que lhe dão mais anos de vida?

Nutricionista Margarida Beja

Estudos têm demonstrado a relação entre a alimentação e a longevidade. Conheça alguns alimentos que lhe dão mais anos de vida.

Quais os alimentos que lhe dão mais anos de vida?

Está cientificamente comprovado que existem alimentos que lhe dão mais anos de vida. O mecanismo prende-se com o seu conteúdo nutricional: alguns nutrientes têm poder anti-inflamatório, antioxidante e atuam nas células e tecidos promovendo a sua regeneração e prevenindo o seu envelhecimento. Muitos alimentos têm até a capacidade de prevenir o aparecimento de doenças crónicas, sendo indiretamente promotores de longevidade.

Um estudo recente levado a cabo pelo Instituto Alemão de Nutrição Humana veio dar provas de que alguns alimentos são capazes de reduzir a mortalidade podendo ser então enquadrados nos alimentos que lhe dão mais anos de vida, ou sejam, promovem a longevidade.

Afinal, quais são esses alimentos?

5 Alimentos que lhe dão mais anos de vida

1. Cereais integrais

cereais integrais

Neste estudo, a ingestão de até 100g de cereais integrais revelou-se benéfica no atraso do envelhecimento e diminuição da mortalidade. Exemplos como farinhas integrais, couscous, arroz e pão têm maior teor de vitaminas, minerais e fibra, em comparação com os cereais refinados.

Dica: opte por alimentos feitos a partir de farinhas integrais, menos refinados em detrimento de cereais refinados, com elevado grau de processamento e pouco ricos nutricionalmente.

2. Peixe

peixe

O peixe é uma fonte de proteína de excelência e tem um conteúdo nutricional riquíssimo. Um consumo de até 200g diariamente pode ser revelar-se protetor. Opte ainda por peixes gordos 1-2 vezes por semana uma vez que são ricos em ómega-3, com poder anti-inflamatório.

Dica: varie o tipo de peixe que consome e opte por confeções com pouca gordura (cozidos, grelhados e assados). Coma mais peixe do que carne e consuma peixe gordo 1-2 vezes por semana (salmão, sardinha, cavala…)

3. Leguminosas

leguminosas

Exemplos de leguminosas são: grão, feijão, lentilhas, ervilhas, etc. Além de vitaminas e minerais, as leguminosas têm elevado teor de fibra e o seu consumo tem diversos benefícios para a saúde.

Dica: consuma leguminosas, no mínimo, 3x por semana.

4. Frutos secos

frutos secos

Os frutos secos, noemadamente nozes, amêndoas, avelãs, pinhões e outros, são constituídos pelas conhecidas “gorduras boas”, estas gorduras têm um papel importante na prevenção de diversas doenças, nomeadamente de origem cardiovascular, devido ao seu poder anti-inflamatória. Direta e indiretamente, os frutos secos podem retardar o envelhecimento.

Dica: consuma 1-2 porções diárias de frutos secos. Ainda que sejam alimentos benéficos para a sua saúde, contêm muita gordura e são calóricos, modere as quantidades.

5. Frutos e Hortícolas

frutos e horticolas

Sendo uma fonte importante de vitaminas e minerais, com elevado teor antioxidante, recomenda-se a ingestão de diárias de 300g de frutos e hortícolas.

Dica: consuma, no mínimo, 5 porções de frutas e vegetais por dia.

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