7 Alimentos que ajudam na digestão

Para evitar digestões lentas e se naturalmente o seu sistema gastrointestinal tem dificuldade em fazê-lo, saiba de alguns alimentos que ajudam na digestão.

7 Alimentos que ajudam na digestão
Conheça quais os alimentos que o podem ajudar na digestão.

Além de evitar alguns alimentos que sabemos que são difíceis de digerir, podemos incluir nas refeições alimentos que ajudam na digestão.

Não só são mais fáceis de digerir pelo organismo, como também contribuem para a saúde do seu sistema gastrointestinal.

A digestão é um processo complexo em que os alimentos que ingerimos são digeridos ao longo do tubo até se transformarem em partículas pequenas e absorvidas para a corrente sanguínea. Uma má digestão pode ser provocada por diversos fatores nomeadamente o tipo de alimentos que são consumidos já que alguns necessitam de mais tempo e de sobrecarregar mais organismo para serem digeridos.

Quando ocorre má digestão, podem surgir diversos sintomas tais como: azia, náuseas, vómitos, diarreia, flatulência ou outro tipo de complicações. Se sofre de má de forma regular, o melhor é sempre consultar um médico especialista.

7 Exemplos de alimentos que ajudam na digestão


1. Iogurte

iogurte e alimentos que ajudam na digestao

O iogurte é um alimento obtido através de um processo de fermentação. Ainda que possa conter lactose em poucas quantidades, por vezes de difícil digestão, as bactérias presentes e a própria acidez do alimento permitem fazer uma boa digestão sendo que os microorganismos presentes também favorecem a saúde da sua flora intestinal.

O kefir pode ainda ser uma outra opção, já que também se trata de um alimento fermentável.

2. Carnes e peixes magros

carnes magras e alimentos que ajudam na digestao

Quanto menos gordura os alimentos tiverem, mais depressa será o esvaziamento gástrico, isto é, menos tempo estarão os alimentos no estômago.

Carnes magras como o frango, coelho ou peru e peixes magros, como por exemplo o robalo, pescada, corvina, dourada, bacalhau (entre muitos outros) são opções viáveis e de fácil digestão.

3. Vegetais cozidos

vegetais cozidos e alimentos que ajudam na digestao

O processo de cozedura, além de facilitar o processo de mastigação por alteração da textura dos alimentos, permite que algumas fibras e paredes celulares das células sejam quebradas facilitando a digestão.

Assim, vegetais cozidos podem ser alimentos que ajudam na digestão uma vez que o seu processamento implica um menor esforço por parte do organismo para digerir os compostos existentes no alimentos.

4. Papaia

papaia e alimentos que ajudam na digestao

A papaia é um fruto que contem uma enzima, a papaína, que ajuda a digerir as proteínas.

O seu consumo tem sido associada à melhoria da obstipação e sensação de inchaço abdominal assim como alivia os sintomas decorrentes da má digestão e do síndrome do intestino irritável.

5. Gengibre

gengibre e alimentos que ajudam na digestao

O gengibre tem compostos anti-inflamatório e antioxidantes. Tem a particularidade de acelerar ligeiramente o metabolismo, podendo auxiliar no processo de digestão, tornando-a mais rápida e mais fácil.

As suas propriedades também permitem aliviar os sintomas alusivos à má digestão, nomeadamente ao nível do estômago e esófago: azia, refluxo, dor no estômago e flatulência.

6. Kiwi

kiwi e alimentos que ajudam na digestao

Estudos indicam que os laxantes naturais presentes no kiwi podem auxiliar em casos de obtipação ou mesmo quando o intestino não está a funcionar de forma adequada no que diz respeito à evacuação.

Além da propriedade mencionada, o kiwi tem na sua composição actinidina , um composto vegetal que ajuda a quebrar as moléculas de proteína, contribuindo para a sua digestão.

7. Miso

miso e alimentos que ajudam na digestao

O miso contém probióticos que promovem a saúde intestinal e ajudam a fazer a digestão. Por ser um alimento fermentável, contem bactérias que auxiliam no processo digestivo e contribuem para a manutenção da flora intestinal.

Veja também:

Nutricionista Margarida Beja Nutricionista Margarida Beja

Margarida Beja é Nutricionista (1859NE) e trabalha atualmente no Reino Unido na área da gestão de peso. Anteriormente, trabalhou também no âmbito da nutrição comunitária e nutrição clínica e esteve envolvida em projetos ligados à prevenção da obesidade infantil, coaching e marketing nutricional. É licenciada em Dietética e Nutrição pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.