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6 Alimentos para evitar constipações: previna-se!

Tenha sempre estes alimentos para evitar constipações em casa, pois, são bastante úteis, principalmente nas estações mais frias do ano. Cuide de si.

6 Alimentos para evitar constipações: previna-se!
Deixe a constipação à porta

Para melhorar o sistema imunitário e manter os resfriados à distância, é necessário conhecer os melhores alimentos para evitar constipações.

Se está determinado em permanecer livre de gripes e constipações, saiba que existem alguns passos simples que pode dar, que podem ajudá-lo a evitar essas situações.

Não basta comer alimentos ricos em vitamina C para evitar problemas. Apesar de esta vitamina ser importante, existem outros alimentos que pode comer e outras ações que pode fazer para diminuir as probabilidades de vir a ter uma gripe ou constipação, principalmente nas estações mais frias. 

Alimentos para evitar constipações: tenha-os sempre em casa


 1. Frutas e legumes coloridos

Alimentos para evitar constipações Frutas e legumes coloridos

Legumes como batata-doce, abóbora e beterraba são ricos em betacaroteno, uma substância que o organismo converte em vitamina A. A vitamina A é importante para manter os revestimentos mucosos do nariz e os pulmões fortes o suficiente para se defenderem contra infecções.

2. Alho e a cebola 

alimentos para evitar constipacoes Alho e cebola

Tanto o alho como a cebola possuem substâncias com ação antimicrobiana, aumentam as defesas e melhoram a resposta do organismo ao ataque de vírus e bactérias, portanto podem ajudar na proteção contra infecções bacterianas e virais. Além disso, também apoiam a boa saúde intestinal, promovendo o crescimento de bactérias saudáveis.

3. Gengibre

alimentos para evitar constipacoes Cha de gengibre e mel

As suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antioxidantes são ideais para aliviar os sintomas da gripe e constipação.

Se sentir que está a ficar constipado, beba chá de gengibre para evitar que a constipação piore,

4. Alimentos ricos em vitamina C

alimentos para evitar constipacoes Alimentos ricos em vitamina C

Os kiwis, as laranjas e as romãs são frutas especialmente ricas em vitamina C que proporcionam benefícios antioxidantes e estimulam o sistema imunitário. Os limões, as toranjas, os pimentos e os brócolos são alimentos também ricos nesta vitamina.

A presença de vitamina C também parece relevante em pessoas a breves períodos de stress físico intenso, como atletas de resistência, ou em pessoas que vivem em ambientes muito frios.

Para o resto das pessoas, comer muita fruta e vegetais todos os dias fornece, à partida, quantidades suficientes para uma função saudável do sistema imunológico.

5. Aveia e cevada

alimentos para evitar constipacoes Aveia em tigela

Cereais como a aveia e a cevada são ricos numa fibra hidrossolúvel chamada beta-glucano, que além de nos manter “cheios”, têm um valioso efeito imunomodulador, aumentando o número e a função das células imunológicas protetoras.

6. Alimentos probióticos

alimentos para evitar constipacoes Alimentos probioticos

Há muito se sabe que a boa saúde intestinal é fundamental para manter a boa forma e estar bem. De fato, grande parte das defesas imunológicas encontram-se ao longo do revestimento mucoso de nosso intestino, de modo que mantê-lo nas melhores condições é uma primeira linha de defesa contra a infecção ou outros problemas relacionados.

Alimentos probióticos como iogurte, kefir, kimchi e chucrute podem ajudar a alimentar as boas bactérias no intestino.

Outras dicas importantes para manter constipação longe


alimentos para evitar constipacoes Mulher a correr perto do mar

1. Lave as mãos e limpe o seu telefone

Principalmente no inverno, vale a pena prestar atenção aos hábitos de higiene. Se realmente quiser manter-se longe de constipações, seja cuidadoso e limpe os teclados e telefones compartilhados com um lenço antisséptico antes de usar.

Lave as mãos com frequência e mantenha-as afastadas do rosto.

2. Mantenha-se ativo

É muito importante que se mantenha fisicamente ativo. A prática regular de exercício pode ajudar a apoiar o sistema imunitário, pois estimula a produção de glóbulos brancos (as células que nos protegem da doença).

Em suma…


As constipações nem sempre são fáceis de prever. Muitas das vezes aparecem sem dar sinais prévios, e por isso mesmo é importante estar prevenido com os melhores alimentos para evitar constipações e gripes.

Para se sentir bem e saudável, especialmente durante os meses de inverno quando a temporada de gripe atinge, reforce suas defesas naturais com os nossos alimentos sugeridos e repare como se sente melhor caso a constipação bata à porta.

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Nutricionista Inês Sanches Nutricionista Inês Sanches

Inês Sanches é licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Colaborou com as Instituições Sociais de Solidariedade Social, Qualificar para Incluir e Centro Social de Ermesinde e fez parte da equipa de Nutrição do projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto durante 1 ano.

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