Publicidade:

A importância dos alongamentos: quando e quais deve fazer

Se está com dúvidas sobre alongamentos, fique connosco neste artigo e descubra como e quando deve alongar, para conseguir tirar melhor partido dos mesmos.

A importância dos alongamentos: quando e quais deve fazer
Fique a saber quando alongar e que tipo de alongamentos fazer.

Muitas pessoas estão cientes da importância de fazer alongamentos antes e depois do exercício físico, mas o que nem todos sabem é que deve fazê-los mesmo que apenas passe o dia em frente ao computador.

Porquê? Simples. Os alongamentos ajudam a aumentar (ou manter) a flexibilidade dos músculos preparando-os para a atividade física e/ou eliminam a tensão muscular após o exercício.

Além disso, para quem passa muito tempo em frente ao computador, os exercícios que lhe indicamos em seguida, ajudam a sair daquelas posições rígidas em que se mantém todo o dia, enquanto trabalha.

E se ainda não está convencido da importância dos alongamentos, o melhor é ficar a conhecer os benefícios desses exercícios.

OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DOS ALONGAMENTOS


alongamentos no tapete

1. PREVENÇÃO E REDUÇÃO DAS LESÕES MUSCULARES

Este é particularmente importante para a prática de exercício físico.

A falta de alongamentos antes do treino pode dar origem a várias lesões musculares (como: distensões, ruturas ou inflamações musculares, por exemplo). No entanto, é preciso saber que alongamentos fazer antes do treino.

Neste sentido, os alongamentos mais indicados a fazer antes de um treino são os alongamentos dinâmicos, ou seja, com movimento, de forma a promoverem um aumento da circulação sanguínea e ajudarem a aquecer os músculos e ligamentos.

Os alongamentos estáticos devem ser efetuados apenas no final dos treinos, de forma a restituir o comprimento dos fusos neuromusculares dos músculos que se trabalharam nessa sessão de treino.

Por essa razão, é fundamental que dedique alguns minutos do seu plano de treino aos alongamentos.

2. AUMENTA A FLEXIBILIDADE

Um dos benefícios dos alongamentos, tanto antes como depois do exercício ou ao longo de um dia de trabalho, é ajudar a relaxar e a aumentar a flexibilidade. Ao melhorar a amplitude dos movimentos, a médio prazo, ajuda a melhorar a postura.

3. MELHORA A QUALIDADE DE VIDA

Outro dos benefícios de um bom conjunto de exercícios de alongamento que inclua os grandes grupos musculares, é a melhoria da qualidade de vida, através da uma melhor circulação sanguínea, melhora a função muscular e reduz as dores e a rigidez muscular e articular.

EXEMPLOS DE ALONGAMENTOS


Aproveitamos para lhe deixar alguns exercícios de alongamento que pode introduzir no seu treino diário ou fazer numa pausa do trabalho, de forma a contrariar as más posturas que se adquirem quando se está muito tempo sentado.

Vai ver que se sente logo melhor ou que o seu treino vai correr às mil maravilhas.

1. ALONGAMENTO DO PEITORAL E OMBRO

ALONGAMENTOS ALONGAMENTO DO PEITORAL E OMBRO

– Execução –

  1. De pé, entrelace as mãos atrás das costas e movimente os braços para cima, alongando o peitoral e a parte da frente do ombro.

2. ALONGAMENTO OMBRO (POSTERIOR)

ALONGAMENTOS ALONGAMENTO OMBRO

– Execução –

  1. De pé, cruze um braço à frente do tronco e com a ajuda do outro puxe-o na direção do peito.
  2. De seguida repita o exercício com o outro braço.

3. ALONGAMENTO DOS TRICEPS

ALONGAMENTOS ALONGAMENTO DOS TRICEPS

– Execução –

  1. Mantenha a coluna direita, flita o braço para trás e para baixo em direção às costas e, suavemente, puxe o cotovelo em direção à linha média do corpo.
  2. De seguida repita o exercício com o outro braço.

4. ALONGAMENTO DAS COSTAS

– Execução –

  1. Estenda os braços à frente e apoie-se numa cadeira. Estique os braços e flita ligeiramente os joelhos e puxe a anca para trás de forma a sentir a zona dorsal a alongar.
  2. Mantenha-se nessa posição por alguns segundos.

5. ALONGAMENTO DOS QUADRICEPS (FRENTE DA COXA)

ALONGAMENTOS ALONGAMENTO DOS QUADRICEPS

– Execução –

  1. Em pé, puxe um calcanhar ao seu glúteo e segure o pé com o braço desse mesmo lado.
  2. Aguente essa posição entre 20 a 30 segundos e depois troque de perna.

6. ALONGAMENTO DOS ISQUIOTIBIAIS (TRÁS DA COXA)

ALONGAMENTOS ALONGAMENTO DOS ISQUIOTIBIAIS

– Execução –

  1. Sentado, com as pernas esticadas, tente chegar aos seus pés.
  2. Se numa fase inicial tiver que fletir ligeiramente as pernas, não há qualquer problema. À medida que a sua flexibilidade for melhorando, vai conseguir esticar as pernas.

 

Em suma…


Ficou com os benefícios e alguns exemplos de alongamentos para fazer a seguir ao seu treino. Lembre-se, treine com consciência e com boa técnica para evitar a ocorrência de lesões.

Na nossa opinião é importante ser acompanhado por um profissional da área com credibilidade, que ajude a respeitar os limites do seu corpo e que adapte o treino a si e às suas necessidades.

Não esquecer que sem uma boa alimentação, intensidade, paciência e dedicação constantes, nem o melhor treino do mundo lhe trará resultados.

Força, Foco e Dedicação!

Veja também:

Personal Trainer Tiago Sampaio Personal Trainer Tiago Sampaio

Tiago Sampaio é Personal Trainer e trabalha, atualmente, no ginásio Fitness Hut de Coimbra. Licenciado em Ciências do Desporto – Ramo de Exercício e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Mestre em Atividades de Academias pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Além destas valências é, também, formador na empresa CEFAD, em Coimbra, e possui especializações em Treino Funcional e Reeducação Postural.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].