Nutricionista Rita Lima
Nutricionista Rita Lima
26 Jul, 2017 - 15:44

Whey Protein Isolada: será a opção mais indicada para si?

Nutricionista Rita Lima

A Whey Protein Isolada é considerada a versão de excelência da suplementação desportiva. Mas será sempre a melhor opção? Veja connosco.

Whey Protein Isolada: será a opção mais indicada para si?
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A proteína Whey (Whey Protein) tem evoluído no sentido de corresponder, cada vez melhor, às expectativas e necessidades de quem faz dela o pilar da sua suplementação.

Neste contexto, a Whey Protein Isolada representa um avanço relativamente à Whey Protein Concentrada, na medida em que apresenta um grau de pureza superior.

A quem se destina a Whey Protein?

whey protein a quem se destina

De facto, no mundo do fitness e desporto de competição, é frequente a toma de suplementos proteicos, devido às necessidades nutricionais acrescidas por parte dos atletas (profissionais ou recreativos), derivadas da prática regular de exercício físico.

Neste campo, a proteína Whey é considerada o suplemento proteico mais completo e mais eficaz para promover o aumento de massa muscular e evitar o catabolismo / degradação proteica muscular.

Além dos atletas, é do conhecimento atual que a proteína apresenta também benefícios para quem deseja emagrecer ou apenas fazer uma ingestão mais adequada deste nutriente, na medida em que facilita o aporte de proteína de elevada qualidade de uma forma prática e económica.

Especificamente para o emagrecimento, a Whey Protein Isolada, será, à partida, o tipo de proteína mais interessante.

Whey Protein: como se obtém?

whey protein como se obtem

A proteína Whey ou proteína de soro de leite constitui um derivado do leite, obtido durante o processo de transformação do leite em queijo, sendo considerada uma fonte de proteína de elevado valor biológico.

De facto, a Whey é um tipo de proteína que fornece todos os aminoácidos essenciais, incluindo BCAAs, em quantidade suficiente para servir de substrato à construção de tecido muscular.

Além disso, a sua metabolização e absorção são rápidas comparativamente a outras proteínas, contribui para o fortalecimento do sistema imunitário, e possui um elevado teor em leucina, o aminoácido mais importante para a síntese proteica muscular.

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Dentro dos suplementos de proteína Whey, existem 3 grandes tipos: a Whey Protein isolada, concentrada e hidrolisada, sendo o seu processo de filtração o fator que permite diferenciá-las.

Whey Protein Isolada

A proteína Whey isolada representa, como já referido, uma evolução relativamente à versão concentrada.

Com efeito, este tipo de proteína apresenta um grau de filtração / pureza superior à proteína concentrada, sendo o seu teor de proteína de pelo menos 90% (versus 70-85% na versão concentrada).

Desta forma, é um suplemento que fornece um maior teor de proteína por dose.

Vantagens da Whey protein isolada

1. Perfil de aminoácidos de excelência

É uma proteína com um perfil de aminoácidos de excelência, que contém níveis especialmente elevados de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA’s).

2. Teor Residual de Hidratos de Carbono e Gordura

Contém um teor muito residual de hidratos de carbono (lactose) e gordura, sendo o suplemento ideal para quem não quer ganhar peso e para quem tem intolerância à lactose (maior vantagem em relação à versão concentrada).

3. Preço Razoável

Tem um preço intermédio entre a versão concentrada e hidrolisada (proteína de soro pura, pré-digerida por enzimas), apresentando uma boa relação qualidade-preço.

4. Grande Aplicabilidade

Adequa-se ao maior número de pessoas, não se justificando, de forma geral, optar pela hidrolisada uma vez que a pequena diferença que se verifica em termos de absorção não se traduz em benefícios reais em termos de ganhos de massa magra ou recuperação.

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Desvantagens da Whey Protein Isolada

1. Preço

Mais cara do que a versão concentrada, sendo que, para a maioria das pessoas que usa este suplemento, a versão concentrada é suficiente para alcançar os objetivos.

2. Não justifica a sua opção para atletas profissionais

Apesar de ser mais barata que a versão hidrolisada, no caso dos atletas profissionais, estes saem beneficiados em apostar na versão hidrolisada em vez da isolada, visto que a absorção da primeira é significativamente mais rápida (cerca de 20 minutos após ingestão).

3. Adição de Aditivos

Derivado do seu grau de pureza, apresenta um sabor menos agradável do que a versão concentrada, sendo frequente a adição de muitos aditivos, mais precisamente aromatizantes e edulcorantes para disfarçar o sabor.

Portanto, será a Whey Protein Isolada sempre a melhor opção?

Neste contexto, e após a análise efetuada, compreende-se que nem sempre a Whey Protein Isolada é a melhor opção, apesar de ser essa a ideia que mais prevalece.

De facto, isso não passa de um mito, sendo que para escolher a melhor proteína para si, deve ter em conta o seu objetivo, problemas de saúde e vertente económica.

De uma forma geral, uma pessoa com objetivo de aumentar a massa muscular, e que não apresente intolerância à lactose, fará mais sentido optar pela versão concentrada.

Caso se trate de um processo de emagrecimento, principalmente quando se verifica a presença de intolerância ao açúcar do leite, claramente, que a sua melhor opção será a proteína Isolada.

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