Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Jun, 2020 - 11:33

Termas novamente abertas: conheças as principais regras de acesso

Mónica Carvalho

Mais do que um momento para relaxar, uma ida às termas é, para muitos, uma necessidade de saúde. Confira as regras de acesso durante a pandemia.

Casal nas termas

Em contexto de pandemia, também os estabelecimentos termais foram encerrados ao público, tendo reaberto portas a 15 de junho. Para tal, a Direção-Geral da Saúde emitiu um documento com as normas de acesso, onde obriga à ativação e atualização dos Planos de Contingência de cada estabelecimento.

De acordo com a orientação emitida, os responsáveis pelos espaços devem garantir a facilidade de acesso, em todas as áreas, a solução de base alcoólica, bem como disponibilizar máscara cirúrgica, na eventualidade de o utente não levar a sua própria máscara – visto que o uso de máscara é obrigatório dentro de todo o espaço termal, incluindo na sala de espera ou receção. A máscara só pode ser removida quando o utente estiver no gabinete de consulta e no decorrer dos tratamentos termais, apenas quando necessário.

À semelhança do que acontece com outros locais fechados, deve ser privilegiada a ventilação adequada de todos os espaços, bem como o reforço dos serviços de limpeza e desinfeção nos espaços e objetos de maior contacto e circulação.

Mulher a fazer tratamento nas termas

Também as marcações devem ser feitas apenas por telefone ou outro meio digital.

Aliás, a orientação da DGS estabelece medidas específicas de prevenção e controlo, no que diz respeito à admissão de cada utente, nomeadamente a realização de um questionário no momento da marcação dos tratamentos, realizando-se, assim, uma triagem prévia não presencial, bem como um questionário presencial no dia da marcação. O objetivo é avaliar a presença de sintomas sugestivos de COVID-19.

Todas as pessoas devem utilizar proteções de sapatos ou chinelos de uso único e exclusivo. Devem ainda ser criados circuitos de circulação que garantam o distanciamento físico.

Todas as medidas podem ser consultadas no site da DGS.

Máscaras com filtro vs máscaras de tecido: mulher com máscara de tecido
Veja também Máscaras com filtro vs máscaras de tecido: o que tem mesmo de saber

Fontes

Veja também