Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
15 Jun, 2022 - 13:38

A importância de passar tempo sozinho: 10 vantagens

Psicóloga Ana Graça

Não desfruta regularmente de tempo sozinho? Talvez não esteja a retirar da vida todo o potencial que ela oferece. Eis 10 vantagens.

Gosta de passar tempo sozinho? Por vezes, sente necessidade de se afastar um pouco das outras pessoas? Será solidão, introversão ou apenas uma necessidade humana perfeitamente comum e saudável? Vamos descobrir!

Viver em sociedade e ter tempo para estar só

happy man relaxing in deck chair at home, wellbeing background, relaxation

Somos muitas vezes descritos e caracterizados de acordo com o nosso comportamento social, apelidados de extrovertidos, introvertidos, solitários ou expansivos. Mas a verdade é que a maioria de nós vai oscilando entre diferentes estados de sociabilidade conforme as nossas circunstâncias de vida e os nossos estados emocionais.

Como seres humanos, sentimos necessidade de ligação e/ou dependência uns com os outros. Mesmo aqueles de nós que apreciam passar tempo a sós reconhecem a importância e envolvem-se em interações e atividades sociais.

Passar tempo sozinho não é necessariamente sinónimo de solidão. Tudo depende do motivo pelo qual alguém escolhe passar tempo sozinho. É frequente, em alguns momentos da vida, sentir necessidade de privacidade, de escapar ao stress e demandas dos outros, de preferir um estilo de vida mais sereno, com menos distrações.

A quantidade de tempo que cada pessoa passa sozinha parece variar de acordo com a sua situação de vida atual, o estilo de vida e com as exigências de tempo com que lida diariamente. Em suma, os períodos de solidão podem não ser apenas úteis, mas também saudáveis (1).

A importância de passar tempo sozinho: 10 vantagens

Mulher a relaxar no sofá

O desenvolvimento e manutenção de interações sociais positivas tem inúmeras vantagens conhecidas, tais como:

  • Melhorias das habilidades de comunicação e compreensão
  • Maior estimulação intelectual e emocional
  • Maior conhecimento sobre si mesmo com base no feedback dado pelos outros

Será que passar tempo sozinho traz também algumas vantagens? Parece que sim! Eis algumas delas:

  1. Passar tempo sozinho pode ser parte importante do processo de desenvolvimento pessoal. Por exemplo, na adolescência, permite escapar de situações de julgamento de terceiros, confere tempo para processar e compreender os próprios pensamentos e sentimentos e permite afirmar a necessidade de privacidade (1).
  2. Momentos de maior isolamento podem ser importantes em altura de grandes mudanças de vida, já que garantem uma oportunidade de autorreflexão sobre os problemas e a tomada de decisão (1).
  3. Proporciona alívio das pressões sociais, o que pode resultar em maior energia/vitalidade e estados de humor mais felizes (1).
  4. Pode promover a independência e a confiança na capacidade de lidar com diferentes situações, sem depender sempre de suporte social (1).
  5. A tranquilidade que a solidão proporciona também pode conduzir a melhores comportamentos e melhorias nos relacionamentos interpessoais (1).
  6. Outra das experiências mais comuns que o tempo sozinho permite é uma maior capacidade de criatividade e maior disponibilidade de tempo para explorar valores e objetivos, sem interferências ou distrações (1).
  7. Desfrutar de tempo sozinho pode ser uma oportunidade para descobrir a própria voz já que, muitas vezes, quando fazemos parte de um grupo tendemos a concordar e a seguir o pensamento/comportamento dominante desse grupo (2).
  8. Garante tempo para pensar profundamente. As responsabilidades e os compromissos do dia-a-dia podem dar origem a listas de tarefas intermináveis, não garantindo oportunidades para refletir (2).
  9. Ajuda a resolver os problemas de forma mais eficaz. É mais difícil pensar em soluções eficazes para os problemas quando as tarefas e as outras pessoas se acumulam ao redor (2).
  10. Tem o potencial de melhorar a qualidade das relações sociais, já que passar tempo sozinho garante um maior autoconhecimento, uma maior auto compreensão e uma clareza de pensamento sobre sentimentos, escolhas e objetivos de vida (2).

Fontes

  1. Sreenivasan , S., Weinberger , L. (2018). The Benefits of Spending Time Alone. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/emotional-nourishment/201812/the-benefits-spending-time-alone
  2. Carter, S. (2012). 6 Reasons You Should Spend More Time Alone. Psychology Today. Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/high-octane-women/201201/6-reasons-you-should-spend-more-time-alone
Veja também