Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Set, 2020 - 13:25

Social Meter: a app que ajuda a manter o distanciamento social

Mónica Carvalho

A aplicação é recente e promete ser uma ajuda preciosa no combate à pandemia: permite, através da câmara do telemóvel, avaliar as distâncias de segurança.

Mulher a utilizar a app Social Meter numa fila de entrada para loja

Para evitar a propagação do contágio pelo novo coronavírus é necessário manter uma distância de 2 metros de outras pessoas, de acordo com regras definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e adotadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em Portugal. E, como nem sempre é fácil de ter esta noção, a app Social Meter mede a distância por si.

Para não passar esta linha de segurança, principalmente quando não existem sinais indicativos que auxiliem, a Social Meter, graças à inteligência artificial, permite, então, medir a distância social em qualquer espaço, entre pessoas.

A ideia é fruto da proatividade e do conhecimento de Francisco Trindade de Melo e Inês Moreira, alunos do Instituto Superior Técnico, e “surgiu logo no início da pandemia, perante a dificuldade e a utilidade em medir, de uma forma rápida e com a maior exatidão possível, a distância social”, recorda Francisco.

Inês Moreira alerta para a importância da app em fase pandémica. “A Social Meter é útil para medir a distância entre duas pessoas, nos vários espaços da escola, numa fila de espera, entre uma pessoa e uma mesa, num restaurante, ou, na praia, a distância entre uma pessoa e um chapéu de sol, para decidir a que distância instalamos o nosso, entre tantas outras aplicações.”

Como funciona a app social meter?

app-social-meter

A app Social Meter utiliza a câmara fotográfica dos dispositivos móveis para medir a distância entre pessoas. No entanto, não filma, não tira fotos nem faz qualquer registo de dados pessoais, pelo que é garantida a privacidade do utilizador.

De momento, a app só está disponível para o sistema operativo Android, mas os seus criadores preveem o desenvolvimento de uma versão para iOS para breve.

Após instalar a aplicação, deverá definir alguns parâmetros: linguagem, a sua altura e a distância de segurança pretendida. Depois, aponta a câmara do smartphone de modo a capturar o corpo inteiro da outra pessoa, certificando-se de que estão ambos ao mesmo nível. De imediato é identificado o distanciamento entre pessoas.

Veja também