Durante os meses quentes, de dias solarengos, cresce a vontade de comer coisas mais leves, refrescantes e igualmente deliciosas. A pensar nisso, trazemos-lhe algumas receitas de sobremesas de verão absolutamente imperdíveis.
Afinal, qualquer que seja a estação do ano, uma sobremesa vem sempre a calhar – e é, para os amantes de doces, o grande momento da refeição.
SOBREMESAS DE verão: 4 RECEITAS DE “FAZER CRESCER ÁGUA NA BOCA”
1. Cheesecake com salada de fruta
Ingredientes
- – Ingredientes para a base –
- 200 g de bolachas tipo maria integrais
- 40 g de creme vegetal
- 1 clara
- 1 c. (sopa) de leite magro
- – Ingredientes para o recheio –
- 6 folhas de gelatina
- 3 iogurtes naturais magros
- 300 g de queijo fresco magro
- 120 g de açúcar light
- 1 limão
- 2 claras
- 150 g de morangos
- 2 kiwis
- 2 laranjas
- 100 g de amoras
- 100 g de framboesas
Modo de preparação
- Prepare a base: triturar as bolachas até ficarem tipo pão ralado, deitar para uma taça, juntar o creme vegetal, a clara e o leite, misturar bem até obter um preparado moldável e deitar no fundo de uma forma de abrir. Espalhar, calcando bem com a ajuda de uma colher, e levar ao congelador.
- Prepare o recheio: deve colocar a gelatina a demolhar em água fria durante 5 minutos. Escorrer e levar a derreter em banho-maria ou no microondas, mas sem deixar ferver.
- Colocar numa taça os iogurtes e o queijo fresco, bater bem com a varinha mágica até ficar uma mistura lisa, juntar metade do açúcar, o sumo e a raspa do limão e mexer bem.
- Bater as claras em castelo, juntar o resto do açúcar aos poucos e sem parar de bater até ficarem bem firmes. Envolver com a mistura dos iogurtes e a gelatina derretida e misturar delicadamente. Colocar o creme na forma sobre a base de bolacha e levar ao frio até solidificar.
- Lavar e secar os morangos, retirar o pé e cortar ao meio. Descascar os kiwis e cortar em rodelas. Descascar as laranjas, separar os gomos e eliminar a película transparente. Desenformar o cheesecake cuidadosamente e decorar com as frutas.
2. Doce da avó
Ingredientes
- 100 g de bolachas Maria integrais
- 2 iogurtes gregos naturais sem açúcar
- 3 claras
- 3 c. (sopa) de açúcar light
- 2 dl de polpa de manga fresca
Modo de preparação
- Triturar as bolachas até ficarem bem desfeitas. Reservar.
- Deitar os iogurtes numa taça. Bater as claras em castelo, juntar o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem duras e brilhantes, e envolver delicadamente com o iogurte.
- Distribuir o creme anterior por taças, dispondo-o em camadas alternadas com a bolacha moída. Levar ao frio até ao momento de servir. Nessa altura, cubrir a superfície de cada taça com a polpa de manga fresca.
3. Mousse de manga e lima
Ingredientes
- 6 folhas de gelatina
- 2 limas
- 1 lata de leite condensado de soja
- 2 dl de natas de soja
- 2,5 dl de polpa de manga
Modo de preparação
- Demolhar a gelatina em água fria durante 10 minutos. Retirar a raspa a uma lima e o sumo as duas.
- Deitar na liquidificadora o leite condensado, as natas, a polpa de manga e o sumo das limas e bater bem.
- Escorrer a gelatina e levar a derreter em banho-maria ou no microondas sem deixar ferver. Juntar depois ao preparado da liquidificadora e bater mais um pouco. Retirar, verter para taças e levar ao frio até ficar bem fresco. Retirar e servir polvilhado com a raspa da lima.
4. Sorvete de abacaxi com manjericão
Ingredientes
- 1 abacaxi
- 2 dl de água
- 1 raminho de manjericão
- 180 g de açúcar
- 2 dl de iogurte grego
- 3 claras
Modo de preparação
- Descascar o abacaxi, cortar ao meio, retirar o talo e cortar em pedaços pequenos.
- Deitar depois para um tacho, juntar a água, o manjericão, 100 g de açúcar e misturar bem.
- Levar ao lume e deixar cozinhar durante 20 minutos. Desligar o lume e deixar arrefecer.
- Depois de frio deitar no liquidificador, juntar o iogurte, bater bem e verter para dentro de uma tigela.
- À parte bater as claras em castelo e juntar o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes e brilhantes, juntar depois ao preparado anterior e envolver delicadamente.
- Levar ao congelador até ficar bem gelado. Retirar, bater de novo e levar novamente ao congelador até ficar congelado. Servir em taças individuais e decorado a gosto.
Dica do chefe: quantas mais vezes bater o gelado depois de congelado mais cremoso fica. Se tiver uma máquina de fazer gelados pode preparar este gelado seguindo as instruções da máquina.
Qual destas sobremesas de verão vai eleger para experimentar primeiro?