Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Set, 2024 - 17:00

Saber envelhecer: o planeamento é a chave

Catarina Milheiro

Vamos mergulhar no tema do envelhecimento, tão temido e cercado de tabus. Saber envelhecer é preciso – e temos dicas.

Saber envelhecer pode ser difícil para muitas pessoas. Afinal, a tendência é para envelhecermos de acordo com a forma com que vivemos. Ou seja, acabamos por lidar com o sucesso e o fracasso, com sorrisos e lágrimas, até mesmo durante a velhice.

Mas quando os anos vão passando e começamos a observar as rugas que surgem ou as alterações que se vão dando no corpo, podemo-nos sentir mais tristes, angustiados e até deprimidos. Isto acontece porque nem todos lidamos bem com as modificações físicas e mentais que podem acontecer ao longo da vida.

Ora, à medida que a idade a avança é importante estarmos preparados para abraçarmos a beleza da terceira idade. Sim, porque a vaidade pode e deve continuar presente após os 60 anos! Fique connosco e aprenda a envelhecer de forma saudável.

6 dicas para saber envelhecer

O que significa saber envelhecer para si? Já pensou sobre esta questão? Para a maioria de nós, a resposta está associada a aspetos como ser feliz, ter saúde, poder viajar e ser autónomo.

No entanto, cada pessoa encara o passar dos anos de formas distintas e cada um celebra as suas conquistas. Apesar disto, a saúde e o bem-estar da pessoa são aspetos que todos desejamos ter por muito tempo e que dependem das nossas ações no presente.

Por isso mesmo existem algumas dicas que nos podem ajudar a aprender a envelhecer de forma saudável e feliz. Tome nota.

1.

Pratique atividade física com regularidade

Envelhecer bem está diretamente relacionado com a prática de exercício físico. Na verdade, são vários os benefícios de fazer uma qualquer atividade física no nosso dia-a-dia e todos sabemos.

Desde ajudar a melhorar o nosso físico, ajuda a fortalecer os músculos e torna-nos mais fortes mentalmente. Afinal, funciona como uma excelente forma de prevenir a depressão como ainda melhora o funcionamento dos órgãos e mantém a boa saúde do cérebro.

Por isso mesmo, fazer uma atividade física à sua escolha todos os dias, durante pelo menos 30 minutos é uma das melhores dicas para envelhecer bem. Está sem ideias sobre tipos de exercícios? Confira a nossa lista:

  • Caminhada;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Ginásio;
  • Yoga;
  • Pilates;
  • Ciclismo;
  • Corrida.
2.

Aplique protetor solar todos os dias

Se uma das suas maiores preocupações é o envelhecimento saudável da pele, então saiba que aplicar protetor solar diariamente ajuda bastante a manter uma pele brilhante e sem manchas.

E se coloca maquilhagem, não se preocupe: o protetor solar pode e deve ser aplicado antes da base ou do pó compacto, por exemplo. O importante é escolher um creme adequado ao seu tipo de pele e se possível um SPF50+.

3.

Mantenha o seu cérebro ativo

Nem sempre é fácil mantermos o nosso cérebro ativo. Contudo, aprender a envelhecer de forma saudável passa também por cuidarmos da nossa memória e do raciocínio.

Para trabalhar as capacidades do cérebro deve focar-se em:

  • dormir bem (pelo menos 8 horas por noite);
  • procurar aprender coisas novas (através da internet, workshops ou até cursos gratuitos);
  • ler bastante e jogar palavras-cruzadas para estimular o raciocínio e a memória.
4.

Alimente-se bem

Uma boa alimentação onde estão presentes todos os nutrientes essenciais para o seu organismo é meio caminho andado para envelhecer bem e com saúde.

Assim, aconselhamos vivamente a planear as suas refeições de forma antecipada para que consiga manter uma alimentação equilibrada. Ou seja, falamos de comer alguns alimentos e evitar outros menos saudáveis.

Alimentos como o feijão, as frutas, os legumes e os cereais são cruciais para se manter saudável por muitos anos. Por outro lado, há que evitar as pizzas, salsichas, chouriços, queijos gordos e comidas processadas.

5.

Seja socialmente ativo

Não deixe de estar com pessoas só porque sente que está a envelhecer. Repare: o envelhecimento faz parte da vida e se o encararmos de forma positiva, somos capazes de viver muito melhor e mais tranquilos do que se optarmos por uma atitude de revolta ou angústia.

Por isso, fique ao lado de quem gosta, junto de amigos e familiares sem qualquer tipo de medo. Passe tempo fora de casa, vá passear, inscreva-se numa atividade física ou faça parte de uma comunidade ou associação, por exemplo. Tudo isto fará com que se sinta útil e realizado.

6.

Proteja o seu intestino

O intestino é o órgão mais afetado à medida que os anos passam. Existem várias doenças que estão associadas ao intestino pelo seu modo de funcionamento.

Para manter o seu intestino saudável por muitos anos deve evitar comer alimentos industrializados, consumir alimentos ricos em fibras, fazer caminhadas e beber muita água diariamente.

No fundo, aprender a envelhecer de forma saudável não significa apenas manter o corpo em funcionamento. Também é necessário cuidar do bem-estar mental. Para isso deve assegurar-se de:

  • Dormir bem;
  • Procurar ajuda se sentir que está a ter dificuldades em lidar com os seus sentimentos sozinho;
  • Tenha tempo para fazer o que gosta, ter momentos de lazer e de descontração;
  • Evite sobrecarregar-se com responsabilidades e tarefas que o deixem em stress;
  • Passe tempo com as pessoas de quem gosta;
  • Mantenha a atividade física em dia;
  • Consulte o seu médico de forma regular para se certificar de que tudo está no seu normal funcionamento.
Veja também

Artigos Relacionados