Rita Mendo
Rita Mendo
16 Jan, 2017 - 18:29

Rotina de beleza: os cuidados diários essenciais

Rita Mendo

Seguir uma rotina de beleza é um dos segredos para conseguir uma pele bonita. Há certos cuidados que deve seguir e nós explicamos-lhe tudo.

Rotina de beleza: os cuidados diários essenciais
A pele é o maior órgão do corpo humano e um dos que mais se encontra exposto a factores externos. É essencial que tome vários cuidados com a sua pele, quer do rosto, quer do corpo.

Por isso, uma rotina de beleza ao acordar e ao deitar é imprescindível. Não precisa de utilizar dez ou vinte produtos – basta que uso os mais indicados para si e para o seu tipo de pele. 
 
Para uma pele perfeita e radiante, não basta que utilize só os produtos ideais. É necessário que hidrate bem o seu corpo e tenha os devidos cuidados com a sua alimentação. 
 
Nem sempre é fácil saber quais os cuidados mais indicados para cada tipo de pele.

Neste artigo, tentamos mostrar-lhe quais os cuidados básicos que qualquer rotina de beleza deve incluir. 
 

Rotina de beleza

1. Limpeza 

lavar o rosto

É de extrema importância que lave o seu rosto, pelo menos duas vezes ao dia: ao acordar e ao deitar. Se usar maquilhagem durante o dia, é essencial que a retire de forma correta antes de deitar. Deve lavar o rosto com um produto adequado para o seu tipo de pele.

Há excelentes opções para qualquer preço, desde produtos de supermercado, a produtos de perfumaria, não esquecendo os de farmácia.

Procure fazer um diagnóstico para descobrir qual o seu tipo de pele e, a partir daí, compre os produtos corretos. 

 


2. Tonificação

Depois de efetuar a limpeza da pele, o passo seguinte é tonificar. O tónico vai ajudar a remover quaisquer impurezas que permaneçam na pele, ao mesmo tempo que repõe o Ph natural da pele. De preferência, opte sempre por tónicos sem álcool.

Depois da aplicação do tónico, pode utilizar uma água termal para acalmar a pele. 

 


3. Hidratação

hidratante

O uso de um bom hidratante é um dos passos mais importantes da sua rotina e aquele que pode ditar o estado da sua pele.

Quem tem pele normal a seca deve optar por um hidratante cremoso, que hidrate a pele em profundidade.

Já quem tem pele oleosa, deve procurar cremes hidratantes mais leves, à base de água, que permitam deixar a pele hidratada, sem ficar oleosa. 
 
Hidrate a sua pele pelo menos duas vezes por dia e tente corresponder às necessidades que vai sentindo. Com as estações do ano, as necessidades da pele vão-se alterando e é importante dar-lhes resposta. 

 


4. Creme de olhos

A pele que rodeia os olhos é mais fina e mais delicada e, por isso, precisa de cuidados específicos. Use um bom creme para manter esta zona hidratada.

Deve aplicar o creme com o dedo anelar, de forma a exercer o mínimo de pressão possível sobre esta área. 

 


5. Proteção solar

protecao solar

Mesmo nos dias em que o sol não aparece, ou até em dias de chuva, o uso de protetor solar pela manhã é indispensável.

O protetor solar atua como uma barreira química que absorve os raios UVA e UVB, impedindo que danifiquem a pele. Ajuda não só a evitar as manchas solares, como ainda previne o aparecimento das rugas. 
 

Passos extra na sua rotina de beleza 

1. Esfoliação 

esfoliacao

Esfolie a pele uma vez por semana. Este passo vai ajudar a remover as células mortas e restos de pele, permitindo com que todos os produtos e tratamentos que coloque posteriormente no rosto sejam mais eficazes. 

 


2. Máscaras faciais 

As máscaras de rosto estão na moda e facilmente se percebe porquê. Programe o despertador para dez minutos antes da sua hora habitual. Mime a sua pele e aproveite alguns minutos de relaxamento.

A oferta de máscaras de rosto disponíveis no mercado é enorme: pode escolher uma das famosas sheet masks ou optar pelas máscaras tradicionais.

Faça uma máscara de acordo com as necessidades da sua pele: hidratação, luminosidade ou limpeza e esfoliação. Vai sentir a sua pele mais feliz e bonita durante o resto do dia. 

 


3. Sérum 

serum

Também aqui, deverá ter sempre em atenção qual a necessidade da sua pele. Um serúm é um produto que se aplica diariamente, sobre a pele limpa, antes do hidratante habitual, de manhã ou à noite.

Por ter uma maior concentração de um determinado ingrediente chave, atua mais rápida e profundamente na pele. 


Veja também: