Teresa Santos
Teresa Santos
28 Mai, 2020 - 09:05

Conheça todas as regras para sair de casa em segurança

Teresa Santos

Enquanto existir pandemia, há regras para sair de casa em segurança. Pô-las em prática é uma forma de nos protegermos a nós e aos outros.

Regras para sair de casa em segurança: mulher a desinfetar as mãos

Desde que, na sequência da pandemia de COVID-19, o governo português decretou situação de calamidade e definiu 3 datas (4, 18 de maio e 1 de junho) para um desconfinamento gradual, no geral, a circulação de pessoas no exterior aumentou. Isso obrigou à definição de regras para sair de casa em segurança, mas também à partilha de alguns conselhos e recomendações que podem tornar “a entrada neste novo normal” mais fácil.

A abertura de serviços e estabelecimentos, o uso de transportes públicos (por mais pessoas), o regresso ao local de trabalho, implicam novas regras para sair de casa em segurança, de modo a que o fim do isolamento não seja sinónimo de uma propagação descontrolada do novo coronavírus.

Hoje, vamos falar-lhe sobre tudo isto e, além das regras e normas propriamente ditas, dizer-lhe quais os conselhos e recomendações que autoridades como a Direção-Geral da Saúde têm deixado para que evite ao máximo o contágio pelo SARS-CoV-2.

Regras para sair de casa em segurança

Mulher a desinfetar as mãos antes de sair de casa

É certo que já não nos encontramos sob Estado de Emergência, mas isso não significa que não haja regras a cumprir, com o propósito de evitar a transmissão da COVID-19 e, assim, nos protegermos uns aos outros.

De acordo com as medidas gerais do plano de desconfinamento, decretado pelo governo português, todos os cidadãos devem (1):

  1. Respeitar o isolamento domiciliário obrigatório, em situação de infeção pelo novo coronavírus ou em vigilância ativa.
  2. Optar, sempre que possível, pelo recolhimento domiciliário.
  3. Evitar concentrações com mais de 10 pessoas (exceto funerais) ou com mais de 5 pessoas por 100m2, em espaços fechados.
  4. Lavar regular e corretamente as mãos.
  5. Praticar uma boa etiqueta respiratória.
  6. Cumprir o distanciamento social/físico recomendado (cerca de 2 metros).
  7. Usar obrigatoriamente máscara nos transportes públicos, escolas, comércio e outros locais fechados com várias pessoas.

A estas regras para sair de casa em segurança, que todos os cidadãos devem cumprir, juntam-se também direitos de que todos os cidadãos devem poder beneficiar para proteção, individual e coletiva, tais como:

  • Disponibilização no mercado de máscaras e álcool-gel
  • Higienização frequente dos espaços;
  • Redução da lotação máxima dos estabelecimentos e outros locais (para 2/3 na maioria dos casos).

Conselhos e recomendações para sair de casa em segurança e regressar protegido

Paralelamente às regras e normas já enunciadas (algumas das quais se “confundem” com as recomendações), há ainda alguns conselhos que ajudam a que todos percebam como podem sair, mas também regressar a casa, diminuindo consideravelmente o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

1.

Recomendações e conselhos para sair de casa em segurança

Mulher com máscara e luvas na via pública

Como tem vindo a ser repetido pelos mais variados especialistas, a pandemia de COVID-19 ainda não terminou e, por isso, as medidas de desconfinamento devem ser encaradas com muita cautela e contenção.

A melhor forma de o fazer é seguir atentamente as recomendações e conselhos de autoridades como a Direção- Geral da Saúde. Assim, sempre que se ausentar do domicílio, deve: (2)

  1. Não expor o corpo, vestindo camisolas de manga comprida e calças.
  2. Apanhar o cabelo (se possível) com um “rabo de cavalo” ou outro apanhado.
  3. Usar máscara nos transportes públicos, escolas, comércio e estabelecimentos fechados com várias pessoas.
  4. Utilizar lenços descartáveis ou luvas para tocar nos objetos e superfícies.
  5. Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool-gel desinfetante.
  6. Pôr em prática a etiqueta respiratória, espirrando e tossindo para um lenço descartável ou para a prega interna do cotovelo.
  7. Cumprir o distanciamento social/físico recomendado (cerca de 2 metros).
  8. Não tocar na máscara, nem na cara (boca, olhos ou nariz).
2.

Recomendações e conselhos para regressar a casa em segurança

Mulher a lavar as mãos

Mesmo cumprindo, escrupulosamente, todas as recomendações e conselhos deixados acima, o risco de ter podido contrair o novo coronovírus numa saída de casa existe sempre.

Portanto, ao voltar à sua residência, também deve seguir algumas recomendações e conselhos da Direção-Geral da Saúde, de modo a evitar que, no caso de trazer do exterior objetos contaminados com o novo coronavírus, ele não se espalhe pelas superfícies do seu domicílio, pondo em risco o seu bem-estar e o da sua família.

Por isso, as autoridades em saúde recomendam: (2)

  1. Deixar os objetos que trouxe do exterior na entrada do domicílio ou numa zona ao ar livre.
  2. Desinfetar (com toalhitas, por exemplo) objetos como o telemóvel.
  3. Lavar corretamente as mãos, de acordo com as instruções da Direção-Geral da Saúde.
  4. Retirar toda a roupa que traz vestida, colocá-la num saco fechado, de preferência no exterior da casa, e lavar essa roupa passados uns dias, na máquina de lavar roupa, a 60ºC.
  5. Tomar banho.

Recomendações e conselhos para regressar ao trabalho em segurança

Mulher no escritório a trabalhar com máscara

Quem, fruto das medidas de desconfinamento, já voltou ao trabalho, deve seguir as diretrizes do Governo e das Autoridades de Saúde, as quais indicam as condições de funcionamento dos mais variados estabelecimentos e serviços (2).

Portanto, no local de trabalho, garanta ou verique se é cumprido/a:

  1. A desinfeção dos espaços e das superfícies.
  2. A redução da lotação dos espaços para ⅔ (na maioria dos casos).
  3. A colocação de máscara e o uso de gel desinfetante.
  4. O distanciamento social/físico (cerca de 2 metros).
  5. A preferência pelo serviço de atendimento por marcação prévia.

Fontes

  1. Plano de Desconfinamento – Medidas Gerais. Disponível em: https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-medidas-gerais/
  2. Direção-Geral da Saúde. COVID-19: Distanciamento Social. Disponível em: https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/04/Distanciamento-social.pdf
Veja também