Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
01 Fev, 2021 - 09:00

Refrigerantes podem aumentar o apetite

Mónica Carvalho

Estudo indica que quem bebe refrigerantes acaba por comer mais. As bebidas com sacarose levam a uma menor produção de hormonas reguladoras do apetite.

Copo de refrigerante

As bebidas com sacarose em comparação com as que têm glicose podem fazer com que os jovens adultos produzam níveis mais baixos de hormonas reguladoras do apetite, logo podem fazer com que comam mais.

A sacarose, também conhecida como “açúcar de mesa”, é “composta de partes iguais de glicose e frutose e costuma ser adicionada a alimentos processados ​​como refrigerantes, doces, cereais e alimentos enlatados”, estando, assim, presente em alimentos já de si menos nutritivos.

O estudo em causa investigou a reação em dois momentos diferentes de 69 jovens adultos, com idades entre 18 e 35 anos, após beber bebidas que contivessem sacarose ou glicose, para se fazer a comparação (1). Apurou-se que quem consumiu sacarose produz menos quantidades de hormonas que suprimem a fome, em comparação com bebidas uma dose igual de glicose.

Assim, os investigadores apuraram que beber bebidas açucaradas, como refrigerantes, “faz com que seja muito mais difícil determinar se está satisfeito. Portanto, come mais e comer demais pode levar ao aumento de peso.”

Fontes

  1. The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism: ““Appetite Regulating Hormones are Reduced After Oral Sucrose vs Glucose: Influence of Obesity, Insulin Resistance and Sex“”. Disponível em: https://academic.oup.com/jcem/advance-article-abstract/doi/10.1210/clinem/dgaa865/6017471?redirectedFrom=fulltext
Veja também