Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
17 Jul, 2020 - 10:45

Como escolher a melhor ração para cães?

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Existem tantas variedades e tantas marcas de ração para cães que saber qual a mais adequada ao seu patudo não é fácil. Nós ajudamos.

Ração para cães: cão deitado ao lado do prato de comida

Quantos tipos de ração para cães conhece? Existem inúmeras marcas e dentro de cada marca ainda tem diferentes variedades. Por essa razão, escolher a ração mais adequada para o seu melhor amigo pode ser muito complicado, especialmente se for a primeira vez que tem um cão.

A ração mais adequada para o cão depende de vários fatores como idade, tamanho, problemas de saúde associados, entre outros. Para escolher a melhor ração é necessário conhecer quais os diferentes tipos de ração, portanto, vamos enumerá-los e explicar-lhe as diferenças entre os mesmos.

Diferentes tipos de ração para cães

Cão com gamela de comida vazia na boca
1.

Ração de supermercado

A ração para cães que se encontra geralmente no supermercado é um tipo de ração mais acessível, tendo em conta o preço por quilo. No entanto, por vezes não é a melhor escolha, pois alguns fabricantes, de forma a conseguirem fazer um preço mais baixo, recorrem a ingredientes mais baratos, mais processados e com menor qualidade.

Apesar de o preço ser menor quando comparado por quilograma, por norma, a quantidade diária de alimento recomendada é maior, logo o animal acaba por comer mais do que uma ração premium. Assim, é necessário ponderar bem quando compra uma ração de supermercado por ser mais barata.

Não significa que as rações encontradas nos supermercados sejam todas de fraca qualidade e, portanto, é necessário avaliar bem o rótulo presente na embalagem para perceber se o que está a comprar é adequado ou não.

Nos rótulos consegue sempre verificar quais os ingredientes e em que proporções se encontram, uma vez que, em qualquer alimento os ingredientes se encontram por ordem decrescente, sendo que os que estão presentes em maior quantidade estão em primeiro lugar. Assim, para uma ração ser considerada melhor deve ter sempre em primeiro lugar uma fonte de proteína como carne ou peixe.

A ração para cães de supermercado geralmente contém mais aditivos, corantes e conservantes, especialmente aquelas com ingredientes de menor qualidade, para que consigam dar uma maior palatabilidade ao alimento.

2.

Ração premium

As rações premium são normalmente encontradas em petshops e clínicas veterinárias. Este tipo de ração é mais cara, sendo também de maior qualidade.

Estas rações são à base de proteínas de carne de frango, ovelha, peru sendo de maior digestibilidade. Por esta razão, a quantidade necessária para satisfazer as necessidades do animal diariamente é menor, e portanto, apesar de ser uma ração para cães mais cara, quando comparamos por quilograma, a diferença pode não ser assim tao significativa.

Dentro das rações premium encontra várias gamas fisiológicas, variedades que têm em conta aspectos como a raça, o tamanho, o sabor (fonte de proteína), a idade, entre outros. Assim, mesmo comprando uma gama premium, a dúvida relativa à variedade mais adequada pode surgir. Aconselhe-se sempre com o seu médico veterinário pois é quem melhor pode avaliar a ração mais indicada para o seu melhor amigo.

3.

Ração super premium

A ração para cães super premium é geralmente um tipo de ração que é constituído a 100% por proteína animal, tendo ainda maior digestibilidade do que uma ração premium. Assim, o seu preço será superior. Por essa razão, é normal que o animal se sinta saciado com uma porção de alimento menor, e ainda assim satisfaça toda as suas necessidades.

Outra vantagem destas rações é que, sendo de uma qualidade superior, não contém conservantes ou corantes, o que a torna numa ração ainda mais saudável.

4.

Ração de prescrição veterinária

A ração para cães de prescrição veterinária, como o próprio nome indica é uma ração aconselhada para cães com determinados problemas de saúde, como por exemplo, diabetes, insuficiência hepática ou renal, problemas gastrointestinais, entre outros.

Estas rações são formuladas por médicos veterinários de forma a auxiliar o tratamento de animais com determinadas patologias. Devem, portanto, ser utilizadas apenas se aconselhadas pelo médico veterinário.

Se o seu melhor amigo tem um problema de saúde específico, consulte o seu medico veterinário acerca da dieta mais aconselhável para ele no momento.

5.

Ração natural

Os alimentos naturais ou ração natural, são alimentos derivados de animais, plantas ou outros, aos quais não foram adicionados ingredientes sintéticos ou organismos geneticamente modificados e que apenas foram submetidos a tratamentos físicos como pasteurização, congelação, entre outros.

O beneficio desta ração é de ser bastante mais saudável do que rações industrializadas, devido à sua composição natural. Este tipo de alimento é também preferível em determinadas patologias. Este tipo de rações por norma são também mais caras.

Então como escolher a melhor ração para cães?

A melhor ração para cães é uma ração que atende as necessidades de um determinado cão em específico, preferencialmente sem aditivos ou corantes e ingredientes artificias. Para isso, não se esqueça de estar atento aos rótulos das embalagens e verificar sempre os ingredientes e as suas quantidades.

Em caso de dúvida consulte o seu médico veterinário pois, sem dúvida, é quem melhor conhece o seu cachorro e tem habilitações para o aconselhar na melhor dieta.

Fontes

  1. Natural pet food: A review of natural diets and their impact on canine and feline physiology – P. R. Buff, R. A. Carter, J. E. Bauer, J. H. Kersey – Journal of Animal Science, Volume 92, Issue 9, September 2014, Pages 3781–3791. Disponível em: https://academic.oup.com/jas/article/92/9/3781/4702209
Veja também