Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Out, 2020 - 14:24

É a população jovem que regista mais casos de COVID-19

Mónica Carvalho

Ainda que esta faixa etária tenha doença ligeira, atualmente, os novos casos de COVID-19 são detetados sobretudo nos jovens.

Casal de jovens a conversar com máscara

A afirmação é da Diretora-Geral da Saúde que, na última conferência de imprensa, deu conta do ponto de situação provocado pela pandemia. Nesse sentido, de acordo com os dados das últimas semanas, as populações mais jovens são aquelas onde existe uma maior incidência de novos casos de COVID-19, ainda que se verifique também um aumento da prevalência da doença nos mais velhos.

Graça Freitas afirmou que “há um aumento da proporção de novos casos entre os 50 e os 69 anos. Apesar de tudo, a maior parte dos casos são em faixas etárias jovens”.

As faixas etárias que mais casos positivos de COVID-19 registam são dos 40-49 anos, 20-29 anos e 30-39 anos.

De acordo com a especialista em saúde pública, “há uma grande transmissão comunitária do vírus e que pode levar ao aumento dos casos em todas as faixas etárias”, apesar de continuar “a verificar-se um predomínio das populações mais jovens”.

Apesar de os inúmeros surtos ativos registados em Portugal, há um dado positivo: em 59% dos casos foi possível identificar um contacto com alguém que tivesse sintomas ou fosse caso positivo. Ou seja, foi possível estabelecer o link epidemiológico.

Graça Freitas enalteceu ainda que o período de tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico da doença é atualmente de três dias.

Fontes

  1. Direção-Geral da Saúde: “Novos casos de COVID-19 detetados sobretudo nos jovens”. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/novos-casos-de-covid-19-detetados-sobretudo-nos-jovens.aspx
  2. Direção-Geral da Saúde: COVID-19 – Relatório de situação 27 outubro 2020. Disponível em: https://www.dgs.pt/em-destaque/relatorio-de-situacao-n-239-27102020-pdf.aspx
Veja também