Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
08 Out, 2020 - 10:23

COVID-19: 10% da população mundial pode já ter sido infetada

Mónica Carvalho

As estimativas são da Organização Mundial de Saúde e vão, assim, muito além dos casos confirmados de COVID-19.

Profissional de saúde a mostrar teste positivo de COVID-19

Michael Ryan, o diretor de emergências de saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), admitiu que as “melhores estimativas” da entidade indicam que cerca de 1 em cada 10 pessoas em todo o mundo pode já ter sido infetada pelo novo coronavírus, o que, a ser verdade, é um número bem diferente dos atuais 36,5 milhões de casos confirmados.

As declarações de Michael Ryan surgiram no âmbito de uma sessão especial do conselho executivo da OMS com foco na COVID-19 e abrangeram ainda a distinção entre áreas urbanas a rurais e entre diferentes grupos. Como tal, na opinião do especialista, “a grande maioria do mundo continua em risco” e “a pandemia continuará a evoluir”.

Para justificar estes números, Margaret Harris, porta-voz da OMS, disse que se baseou numa média de estudos de anticorpos realizados em diferentes partes do mundo. Como tal, existem ainda cerca de 90 por cento de população mundial sem infeção, o que significa que o vírus tem “oportunidade” de se espalhar ainda mais “se não tomarmos medidas para impedi-lo”, entre as quais mais eficazes meios de rastreamento de contactos e rastreamento de casos pelas entidades de saúde.

Fontes

  1. The Associated Press: “WHO: 10% of world’s people may have been infected with virus”. Disponível em: https://apnews.com/article/virus-outbreak-archive-united-nations-54a3a5869c9ae4ee623497691e796083
Veja também