Share the post "A importância do peso à nascença e a influência no futuro da criança"
O peso à nascença tem uma grande influência no desenvolvimento infantil, nomeadamente cognitivo, socio-emocional, motor, na condição física e na saúde futura do bebé. Esse peso pode ser influenciado por vários fatores, sendo a idade gestacional o que mais afeta a oscilação dos valores de peso. No entanto, outros fatores devem ser considerados, como:
- Hábitos alimentares maternos;
- Condição antropométrica (excesso ou baixo peso) da gestante;
- Tabagismo materno;
- Consumo de bebidas alcoólicas ou drogas durante a gravidez;
- Problemas de saúde maternos (como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional ou infeções);
- Insuficiência placentária;
- Condição genética do feto.
O baixo peso do recém-nascido

O baixo peso à nascença é considerado um dos grandes problemas de saúde pública em todo o mundo, sendo um fator de risco para a morbi-mortalidade neonatal. É possível que recém-nascidos nestas condições tenham maior risco de complicações, tais como:
- dificuldade em ganhar peso;
- infeções;
- complicações respiratórias;
- incapacidade de manter a temperatura corporal;
- problemas gastrointestinais;
- problemas neurológicos;
- imaturidade hepática.
Para além disso, existe a tendência para bebés com baixo peso à nascença desenvolverem na idade adulta condições de inflamação crónica. Nesse sentido, existe maior propensão para o desenvolvimento de algumas doenças, como doenças cardiovasculares e doenças metabólicas.
Perante casos de baixo peso à nascença, geralmente os bebés são levados para a incubadora e devidamente acompanhados pela equipa médica, pelo que serão garantidas as melhores condições para um saudável desenvolvimento do recém-nascido.
O excesso de peso do recém-nascido

O excesso de peso à nascença não é tão frequente como o baixo peso; no entanto, também pode acontecer. O maior fator de risco para o sobrepeso do recém-nascido é a diabetes gestacional, mas outros aspetos como maus hábitos alimentares da gestante podem afetar o peso do feto.
Estes recém-nascidos têm grande propensão para serem crianças obesas, pelo que, uma monitorização frequente do peso é muito importante. Para além disso, outras complicações podem acontecer, tais como:
- risco de asfixia durante o parto;
- miocardiopatia hipertófica;
- hipoglicemia.
Tanto em situações de baixo ou de excesso de peso à nascença, podem-se verificar algumas complicações, menos ou mais graves, pelo que é fundamental o devido acompanhamento médico durante a gestação, que poderá evitar inúmeras complicações com o seu bebé.