Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
14 Dez, 2020 - 18:18

Estudo revela que perder peso antes dos 55 anos pode salvar vidas

Mónica Carvalho

A obesidade durante a vida adulta, o ganho de peso da juventude à meia idade, e a perda de peso da meia idade ao fim da idade adulta foram associados ao aumento do risco de mortalidade.

Mulher obesa a correr no parque

O estudo da Boston University School of Public Health (BUSPH), nos Estados Unidos, concluiu que perder peso antes dos 55 anos pode salvar vidas.

Participaram no estudo 36.051 pessoas com 40 ou mais anos , onde foi possível apurar que aqueles que passaram da categoria de não obesos para obesos entre jovens e adultos médios tiveram uma taxa de risco de 22% de mortalidade geral e de 49% de mortalidade por doença cardíaca.

Também a manutenção da obesidade na idade adulta foi consistentemente associada ao aumento do risco de mortalidade por todas as causas. Já adultos que perdem o peso apenas no final da idade adulta também apresentaram um aumento do risco de mortalidade.

Os resultados destacam a importância de manter o peso normal durante a vida adulta, especialmente evitando o ganho de peso no início da vida adulta, para prevenir mortes prematuras na vida adulta.

A prevalência global de obesidade em adultos aumentou de 3% em 1975 para 11% em 2016 entre os homens e de 6% para 15% entre as mulheres.

Fontes

British Medical Journal: “Weight change across adulthood in relation to all cause and cause specific mortality: prospective cohort study”. Disponível em: https://www.bmj.com/content/367/bmj.l5584

Veja também