Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
02 Jul, 2020 - 09:30

Oeiras tem a primeira praia pet friendly

Mónica Carvalho

Os amantes de animais de Oeiras podem agora levar os seus patudos para mais um local de diversão. O município criou a sua primeira praia pet friendly.

Cão e tutor na praia pet friendly de Oeiras

O município de Oeiras já é conhecido pela sua tradição quanto a medidas de proteção animal: os animais domésticos colocados para adoção a cargo da autarquia são treinados e esterilizados. Além disso, existem vários bebedouros ao longo do Passeio Marítimo e, agora, a cidade também tem uma praia pet friendly.

Na zona da praia, o município instalou um bebedouro canino e um dispensador de sacos para dejetos caninos. Além disso, a limpeza do local será feita de forma regular.

Conheça as regras de acesso à praia pet friendly de Oeiras

Família na praia

Há regras a cumprir por quem visita a praia pet friendly, de modo a garantir condições de higiene e de convivência. São as seguintes:

  1. É obrigatório o uso de coleira ou peitoral e trela ou açaime – a trela deve ser curta, até um metro de comprimento, e deve estar fixa à coleira ou ao peitoral.
  2. Os tutores devem fazer-se acompanhar do boletim de vacinas atualizado.
  3. É obrigatória a recolha de dejetos.
  4. Animais doentes, feridos, em cio, durante a gravidez, a amamentar ou com ninhadas em período de aleitamento não podem frequentar a praia.
  5. Em relação aos cães de raça potencialmente perigosa ou animais perigosos, além das regras definidas em lei específica, para aceder a esta praia pet friendly devem estar abrangidos por seguro de responsabilidade civil, destinado a cobrir os danos causados por estes e os tutores devem fazer-se acompanhar de respetivo documento comprovativo.
  6. Os cães de raça potencialmente perigosa devem estar registados e licenciados e os seus donos devem ter também o respetivo documento comprovativo, emitido pela Junta de Freguesia.
Veja também