Teresa Santos
Teresa Santos
25 Set, 2020 - 11:54

Saiba onde e por que deve inscrever o seu filho na natação para bebés

Teresa Santos

A natação para bebés tem muitos benefícios para o desenvolvimento do seu filho. Por isso, a partir dos 6 meses inscreva-o numa piscina.

Natação para bebés

Os benefícios da natação para bebés são vários e contribuem não só para o desenvolvimento físico e motor das crianças, como também para o seu progresso cognitivo e social.

Se o bebé não tiver problemas de saúde, ele pode iniciar a adaptação ao meio aquático logo aos 6 meses de idade. Isso vai facilitar a sua aceitação da água e vai contribuir para combater quaisquer tipos de medo.

Porém, devido à pandemia COVID-19, ainda são algumas as piscinas encerradas, como é o caso das muitas piscinas municipais espalhadas pelo país, por exemplo. Para o ajudar, reunimos algumas piscinas do Porto e de Lisboa que estão prontas para o receber a si e ao seu bebé!

7 benefícios da natação para bebés

Mãe e bebé numa piscina
1

Relaxa

O contacto com a água morna e os exercícios calmos e suaves garantem que, no final da aula, o bebé está mais tranquilo e relaxado. Isso vai transparecer na forma como ele se alimenta, dorme e brinca.

2

Aumenta o apetite

É natural que, depois de uma aula de natação, o bebé fique com mais fome e esteja mais disponível para comer. Portanto, depois da aula, esteja prevenido com fruta, por exemplo, pois certamente que o seu bebé vai demonstrar mais apetite do que é habitual.

3

Estimula a autoconfiança

O medo da água é algo relativamente comum nas crianças. Ao adaptarem-se ao meio aquático enquanto bebés, é menos provável que esse medo venha a surgir e, mais importante ainda, esta experiência pode tornar os bebés mais seguros de si e das suas capacidades.

4

Dá segurança

Saber nadar ou, no caso dos bebés, adaptarem-se desde cedo ao meio aquático, pode ser uma forma de evitar acidentes, como os afogamentos que, infelizmente, todos os anos, vitimam crianças, seja em piscinas, seja na banheira de casa.

5

Confere independência e autonomia

Apesar de irem sempre acompanhados por um adulto, os bebés vão ganhando à vontade na água e isso traduz-se numa maior independência e autonomia da criança.

6

Melhora a capacidade relacional do bebé

A natação para bebés é ainda uma excelente oportunidade para promover a interação entre bebés, melhorando as suas formas de relacionamento e incentivando a partilha de brinquedos.

7

Desenvolve as habilidades psicomotoras e a consciência corporal

Os exercícios dentro de água facilitam os movimentos e proporcionam mais liberdade ao bebé. Por isso, em termos físicos e motores, as crianças beneficiam muito com a natação, além do seu desenvolvimento ser estimulado como um todo.

Natação para bebés no Grande Porto

Maiafit (Maia)

View this post on Instagram

O seu ginásio! #FamiliaMaiafit

A post shared by Maiafit (@maiafit.oficial) on

A Escola de Natação do MaiaFit oferece vários patamares de aprendizagem, destinadas a diferentes faixas etárias. As aulas são dadas por técnicos especializados, que auxiliam na adaptação ao meio aquático, assim como na aprendizagem de técnicas de natação.

Esta atividade destina-se a bebés entre os 6 e os 36 meses, os quais devem ir para a piscina acompanhados por um adulto. Cada aula tem uma duração aproximada de 30 minutos. Consulte os horários e escolha os mais convenientes para si.

Life Club (Vila Nova de Gaia)

O Life Club possui duas piscinas e aulas de natação para bebés em que as crianças, acompanhadas por um adulto, são convidadas a adaptarem-se de forma divertida e lúdica ao meio aquático.

Com professores habilitados para o efeito e todas as condições de segurança, este é um excelente espaço para o seu filho ou filha começar a dar os primeiros passos, ou melhor, as primeiras braçadas na piscina. As aulas têm a duração de 30 minutos e concentram-se, sobretudo, aos fins de semana. Consulte o horário e saiba mais.

Holmes Place (Porto)

Num dos vários ginásios Holmes Place existentes na Invicta, pode encontrar aulas de natação para bebés, disponíveis para crianças a partir dos 6 meses de idade. Acompanhados por um adulto, os bebés podem usufruir de todos os benefícios de um contacto precoce com a água, num ambiente seguro, controlado e agradável.

As aulas têm a duração de 30 a 45 minutos e são orientadas por um monitor. Consulte os horários e vá experimentar!

Solinca (Matosinhos)

Na cadeia de ginásios Solinca, encontra aulas de natação dos 4 meses aos 80 anos de idade. O primeiro programa disponível tem como objetivo a adaptação ao meio aquático, através de aulas de natação para bebés, destinadas a crianças dos 4 meses aos 3 anos.

Com estas aulas, o seu bebé vai adquirir habilidades motoras aquáticas, como equilíbrio, propulsão e respiração. Além disso, a autonomia na água contribui para uma maior independência e segurança da criança. As aulas duram 45 minutos e pode consultar, previamente, os horários disponíveis.

Natação para bebés na Grande Lisboa

Arena (Oeiras)

Nesta Arena, encontra uma série de aulas na piscina, entre elas as aulas de Natação Infantil para Bebés. Estas aulas destinam-se a crianças entre os 6 meses e os 3 anos, as quais devem estar sempre acompanhadas por um adulto responsável.

O propósito destas sessões é a ambientação e a adaptação dos bebés ao meio líquido, através das vias sensoriais, socialização, balanços, equilíbrio e mergulho. As aulas duram 30 minutos e existem horários disponíveis ao longo de toda a semana.

Go Fit (Campo Grande)

No GO fit, estamos consigo! 🧡Por isso, relembramos que em relação às mensalidades, NÃO vamos cobrar nada durante o…

Geplaatst door GO fit op Donderdag 2 april 2020

No Go Fit, as aulas de natação para bebés são pensadas para desenvolver a estimulação motora, afetiva e cognitiva entre o bebé e o adulto que o acompanha.

Destinadas a bebés dos 6 meses aos 2 anos de idade, estas sessões promovem a capacidade intelectual das crianças, enquanto também contribuem para o seu sentido de criatividade e de observação.

O vínculo afetivo também é aprofundado, assim como a sua relação com a água. Os especialistas do Go Fit estão sempre lá para ajudar.

Delfins Azuis (Tires)

Na Escola dos Delfins Azuis, é possível fazer uma aula de experiência e comprovar como a natação para os bebés tem mesmo muitos benefícios. Concentradas ao sábado ou aos dias úteis ao fim da tarde, há várias turmas disponíveis para bebés de diferentes idades.

Acompanhadas por professores e coordenadores especializados, as crianças sentem-se seguras e à vontade no meio aquático.

Escola de Natação para Bebés da Universidade de Lisboa (Ajuda)

A partir de segunda-feira, dia 24 de agosto, os utentes ativos já podem efetuar a sua inscrição para o início das…

Geplaatst door Estádio Universitário de Lisboa op Vrijdag 21 augustus 2020

Na Escola de Natação para Bebés da Universidade de Lisboa, encontra aulas para 7 níveis de aprendizagem distintos, os quais variam em função da idade do bebé. A cada 6 meses é expectável que a criança avance de nível.

O desenvolvimento do bebé em meio aquático é realizado através de jogos e brincadeiras que vão evoluindo em grau de dificuldade, dos 6 meses até aos 4 anos de idade. As aulas têm a duração de 30 a 35 minutos. Consulte os horários.

Fontes

  1. Universidade de Lisboa. Natação para bebés. Disponível em: https://www.estadio.ulisboa.pt/sites/estadio.ulisboa.pt/files/activity/docs/objetivos_bebes.pdf
Veja também