Personal Trainer Sara Tomás
Personal Trainer Sara Tomás
28 Set, 2018 - 17:17

Hot yoga: uma aula em que pode trabalhar todos os músculos e perder até 900 kcal

Personal Trainer Sara Tomás

Hot yoga, a modalidade que chaga agora a Portugal e promete trabalhar todo o corpo, num ambiente quente que o fará perder até 900 kcal por aula!

Hot yoga: uma aula em que pode trabalhar todos os músculos e perder até 900 kcal
O artigo continua após o anúncio

O método Hot yoga foi criado em 1974 por Bikram Choudhury, um indiano radicado na Califórnia, com centenas de escolas no mundo sendo as primeiras fundadas no Hawai e na Califórnia. O guru desta modalidade desenvolveu a sua fórmula como um processo de auto-cura, após uma lesão no joelho.

O Hot yoga tal como o nome sugere é realizado numa sala aquecida a uma temperatura entre 38º a 42º e humidade entre 40 e 60%, um verdadeiro forno que proporciona ao corpo mais flexibilidade e segurança para os músculo e articulações. A sala quente imita as condições de temperatura e humidade da Índia, onde a yoga surgiu.

Apesar de ser uma modalidade ainda pouco divulgada em Portugal este é um estilo mais exigente, direcionada para amantes do exercício, relaxamento e ao mesmo tempo trabalhando o corpo todo.

Hot yoga: o que é?

mulher a suar depois do treino

O Hot yoga é uma aula de yoga, realizada numa sala aquecida a cerca de 40º para que o calor aqueça o corpo, ajude os músculos e as articulações a relaxarem proporcionando movimentos mais alongados, amplos e seguros e em simultâneo promovendo a transpiração ajudando à libertação de toxinas.

A Hot yoga foi criada com o intuito de promover saúde equilibrando o corpo e prevenir e/ou melhorar lesões, o corpo quente fica mais flexível, a circulação é ativada e é mais fácil executar as posturas, no entanto é mais exigente a nível de esforço cardiovascular e muscular, portanto não pense que é uma aula fácil ou pouco exigente.

Benefícios do Hot yoga

1. Saúde Física

O Hot yoga promete melhorar o condicionamento físico, tratar ou melhorar patologias e lesões como é o caso da artitre, asma, bronquite, depressão, insónia. A modalidade insiste muito no realinhamento da coluna vertebral e correção da postura.

Os entendidos afirmam que o calor na sala afina o líquido sinovial das articulações, fazendo com que os músculos e as articulações relaxem permitindo aumentar a amplitude de movimento, proporcionando uma melhoria a nível da flexibilidade e agilidade. O alongamento ao ser bem executado faz o transporte de sangue e oxigênio de forma mais eficiente para os músculos, nervos e tecidos.

2. Saúde Mental

O Hot yoga ajuda também ao rejuvenescimento, aumentar a capacidade de concentração, diminuir dores de cabeça, stress e ansiedade. Com o stress do quotidiano o Hot yoga mostra-se benéfico para diminuir ou controlar as tensões provocadas pelo stress a que estamos sujeitos, ajudando a relaxar e libertar a tensão após um dia de trabalho.

3. Forma Física

Outro dos benefícios da prática de Hot yoga é a aceleração do metabolismo, o corpo é sujeito a uma grande desintoxicação, trabalhando todos os músculos ajuda na forma física fazendo queimar entre 600 a 900kcal em cada aula. Durante a aula como é libertada muita água através do suor é importante que o praticante esteja com bons níveis de cálcio, magnésio e potássio, bem como a hidratação antes, durante e depois da atividade para não desidratar e repor os sais minerais.

O artigo continua após o anúncio

4. Melhora o aspeto da pele

O calor húmido acelera a eliminação de toxinas através da sudação, este fator também traz benefícios a nível da pele, já que ajuda a aumentar os poros e eliminar as impurezas.

Como é a aula de Hot yoga?

o que e hot yoga

Este tipo de aula é normalmente repartida entre posturas de pé, sentadas e deitadas, alternadas com técnicas de respiração e períodos de relaxamento.

Nas 26 posturas lecionadas na aula elas trabalham 100% do corpo, incluindo os órgãos internos, sistemas, ligamentos, tendões e articulações, sendo fornecido oxigénio para cada parte do corpo.

O fato da sala estar quente e a aula ser praticada a altas temperaturas exige que os alunos respeitem fazer exercício nestas condições e é necessário que façam uma adaptação lenta para que evitem passar mal. Mulheres grávidas nos primeiros meses de gestação, pessoas com problemas de coração e baixa tensão arterial têm de ter precaução devido às altas temperaturas pois o calor é vasodilatador, baixando ainda mais a pressão arterial.

O calor aqui é o grande diferencial, com o corpo aquecido é permitido fazer mais movimentos os quais não faria em temperaturas mais baixas.

Em Portugalapenas existe uma escola de Hot yoga que está situada em Lisboa, se tiver oportunidade experimente, liberte o stress, previna lesões nas articulações, trabalhe para uma boa postura, sue muito, liberte toxinas e ainda queime muitas calorias trabalhando os músculos todos.

O desafio está lançado!

Veja também