Farmacêutica Cátia Rocha
Farmacêutica Cátia Rocha
06 Fev, 2018 - 11:09

Hidrolinfa: desintoxicação plantar

Farmacêutica Cátia Rocha

Eliminação de toxinas, estimulação da circulação sanguínea ou diminuição da celulite são alguns dos supostos benefícios apontados pela terapia da hidrolinfa.

Hidrolinfa: desintoxicação plantar
O artigo continua após o anúncio

Já ouviu falar na hidrolinfa? Aplicado nas áreas da estética e bem-estar, este tratamento promete não só ajudar a restabelecer o equilíbrio bioenergético como ainda corrigir e prevenir várias disfunções do organismo. Mas será que esta terapia tem benefícios comprovados?

HIDROLINFA: O QUE É?

hidrolinfa

A hidrolinfa é um equipamento cujo grande objetivo passa por coadjuvar a libertação de toxinas do organismo, através da estimulação de células e centros nervosos. Mas como?

Tudo se resume à interação entre o sistema eletrónico do aparelho com as propriedades condutoras da água, potenciadas pela introdução de cloreto de sódio (nada mais que sal de cozinha).

COMO FUNCIONA A HIDROLINFA?

fundamento da hidrolinfa

clinica-dos-ossos.com

A hidrolinfa define-se como “Desintoxicação Plantar Eletrolítica”, um tratamento de eletro-hiproterapia. Basicamente tem de colocar os pés na água e o aparelho desencadeia uma corrente elétrica de baixa amperagem, acionada pelos elétrodos e, à medida que o sal se vai diluindo, vão criando o chamado campo eletrolítico (de iões positivos e negativos) que ativa a microcirculação.

A teoria defendida pelo tratamento é que esta estimulação que vai promover a eliminação de toxinas e a irrigação sanguínea. No entanto, é fundamental referir que este método não foi validado cientificamente e não existe evidência de que, efetivamente, este processo acontece.

QUE FUNDAMENTO TEM ESTA TERAPIA ATRAVÉS DA HIDROLINFA?

planta dos pes

Devido à poluição do meio ambiente, ao stress, à má alimentação e a várias doenças, várias toxinas podem ficar acumuladas no nosso corpo.

No entanto, a libertação dessas impurezas através dos pés é, no mínimo, duvidosa. As solas dos pés e as palmas das mãos são das zonas do corpo com a camada de queratina mais densa. Logo, seria um local um pouco duvidoso para realizar troca de partículas e conseguir desintoxicar o organismo.

De facto, o fígado é o órgão-chave neste processo, por ter como função processar as substâncias nocivas através de reações químicas, eliminando-as de seguida. Os rins também dão uma ajuda na purificação do organismo.

O artigo continua após o anúncio

Uma das provas dadas pelos seus praticantes relativa à sua eficácia é que a água irá conter 10 a 20 vezes mais detritos celulares. No entanto, é reconhecido que perdemos diariamente cerca de 300 milhões de células por minuto, portanto, é lógico que tendo os pés mergulhados numa solução durante 30 minutos, encontramos detritos celulares.

De realçar que não há estudos científicos que provem que o corpo liberta qualquer impureza com este método.

Se o objetivo da hidrolinfa é eliminar toxinas, quais são essas toxinas?

Seria interessante ver respondidas perguntas como: que toxinas específicas é que o “tratamento” vai eliminar? E que sintomas causam essas toxinas para que seja necessário serem eliminadas?

Para atestar os efeitos do tratamento, seria importante medir a quantidade de determinada toxina no corpo antes do tratamento e depois do tratamento, e saber que consequências reais essa eliminação teve no bem-estar do cliente. Assim, trata-se de um tratamento que ainda requer mais provas acerca da sua real eficácia e modo de funcionamento.

Veja também: