Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
17 Fev, 2020 - 19:30

Pratica desporto? Conheça 8 gadgets e acessórios para fitness

Mónica Carvalho

Há gadgets para fitness indispensáveis. Listamos alguns dos que prometem facilitar-lhe a vida.

Homem a sincronizar smartwatch e smartphone antes do treino

Aparelhos aclamados entre os amantes do desporto, por facilitarem o treino e por ajudarem a maximizar os seus resultados: estes são os gadgets para fitness indispensáveis que o vão ajudar a levar o seu treino mais além e a conquistar resultados surpreendentes.

Assim, mais do que uma moda, a tecnologia aliada ao mundo do desporto é algo que veio mesmo para ficar e, como tal, são poucos aqueles que ainda não se renderam ao uso de gadgets para fitness. Graças a esta tecnologia é possível ficar a saber mais sobre o seu corpo e sobre como melhorar a sua performance desportiva.

Balanças inteligentes ou smartwatches ajudam, assim, a monitorizar a atividade e estado de saúde. Estes são apenas dois dos exemplos cada vez mais presentes nas nossas vidas. Conheça outros gadgets para fitness que estão atualmente disponíveis no mercado e podem fazer a diferença no seu treino.

8 Gadgets essenciais para os adeptos de fitness

Como otimizar a composição corporal: fatores a ter em conta
1.

Smartphone

Um bom smartphone que permita a instalação de apps para promover a prática desportiva e até registar dados de performance é algo praticamente indispensável nos dias de hoje.

Os telemóveis contemporâneos encontram-se, muitas vezes, dotados de ferramentas que visam incentivar a prática de exercício físico, por registarem dados diários, como o número de passos dados ou os quilómetros percorridos; bem como permitem inserir dados importantes relacionados com a saúde, como peso ou problemas de saúde.

Além disso, a integração com outros gadgets para fitness indispensáveis é mais uma das mais-valias de colocar um smartphone ao serviço da prática desportiva.

2.

Bolsa para smartphone

É um dos acessórios para fitness mais úteis de sempre: a braçadeira com suporte para o smartphone é tão imprescindível quanto o próprio equipamento. Assim, ficará sempre contactável e poderá tirar o máximo de proveito das funcionalidades do smartphone, sem que isso afete a sua performance desportiva.

3.

Smartwatch

Em qualquer loja de equipamentos, física ou online, encontra relógios dedicados ao desporto nas mais variadas gamas de preços e com as mais diversas funcionalidades.

São um excelente complemento à prática regular de exercício físico, amador ou profissional, pelas características facilitadoras de agregação de dados e apresentação dos mesmos.

Indicador de calorias, medidor de ritmo cardíaco, monitorização do tempo de exercício, ser à prova de água, monitorização das horas de sono são apenas algumas das funções que lhe poderão ser muito úteis.

4.

Auriculares sem fios

Ouvir música enquanto pratica exercício físico torna tudo mais fácil e menos penoso. Parece que o tempo passa mais rápido e de forma mais leve e descontraída. Aliás, dependendo do tipo de música que ouve, a mesma pode funcionar como fator motivacional para os momentos em que tudo parece mais atrativo do que fazer desporto.

A batida certa e um ritmo forte e marcante quase que funcionam como uma extensão do corpo – e da mente – e faz-nos querer mexer e fazer mais e melhor.

Mas nessa altura também é preciso ter consigo os equipamentos mais adequados e confortáveis, pois é bastante desagradável estarmos preocupados com o facto de os auriculares estarem constantemente a cair ou se prendemos o fio nalguma máquina ou se o mesmo impede a realização de algum exercício.

Nesse sentido, a nossa sugestão vai para auriculares sem fios e existem muitos disponíveis no mercado para lhe facilitar a escolha.

5.

Balança

Praticar desporto é algo que todos devemos fazer para manter um estilo de vida saudável, independentemente de ter objetivos bem definidos ou não.

Porém, se estabeleceu uma meta à qual pretende chegar, ter consigo os melhores equipamentos é algo indispensável. E uma balança adequada é, sem dúvida, um aliado do qual não se pode dar ao luxo de abdicar.

Os modelos mais recentes, como este que lhe mostramos, permitem monitorizar a sua forma com toda a precisão, nomeadamente através do registo de peso corporal, índice de massa corporal, quantidade de líquidos o corpo, idade metabólica, taxa metabólica basal, percentagem de gordura corporal, análise de gordura subcutânea, gordura visceral, massa muscular, massa óssea e classificação de morfologia corporal.

6.

Action Cam

Se costuma praticar desportos radicais, então, uma action cam de qualidade é um dos gadgets para fitness indispensáveis que deve ter em conta e, nesse campo, a Go Pro é a marca que mais se destaca no mercado.

Este modelo tem diversas funções que lhe vão permitir tirar o máximo proveito do equipamento: estabilização de vídeo, controlo por voz, gravação de vídeo 8x em câmara lenta, vídeo TimeWarp, GPS, transmissão ao vivo, estabilização HiperSmootg 2.0 e resistência à água até 10 metros de profundidade.

7.

Óculos de desporto

Proteger os olhos enquanto faz desporto ao ar livre é imprescindível. Mas, naturalmente, que não podes usar os mesmos óculos de sol dos momentos de lazer, pelo que saiba que existem óculos de sol específicos e adaptados para a prática desportiva.

A proteção é sempre importante, a vários níveis e, muitas vezes, nem sempre temos a visão em consideração. Agora já sabe o que deve fazer.

8.

Sensor de ritmo cardíaco

Utilizar um monitor de ritmo cardíaco permite registar as métricas de corrida para poder saber como melhorar a performance desportiva, nomeadamente cadência, oscilação vertical, tempo de contacto com o solo, rácio de tempo em contacto com o solo, comprimento da passada e taxa vertical.

Este modelo da Garmin possui ainda uma correia confortável e facilmente ajustável, com módulo pequeno e leve que não prejudica nem afeta a movimentação.

Veja também