São inúmeros os erros que se cometem no ginásio, durante os mais variados treinos, sejam por má postura, falta de pausas, cargas erradas ou até falta de uma alimentação correta.
Estes podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do treino e dos resultados que pretende obter.
Quem pratica exercício físico frequentemente sabe que é essecial seguir algumas regras básicas para serem evitadas lesões desnecessárias, que possam acarretar riscos para a saúde.
OS 10 ERROS MAIS COMUNS NO GINÁSIO

Constantemente são vistas pessoas a treinar, que cometem pelo menos um destes erros no ginásio, muitas vezes sem terem noção de que os estão a cometer, nem dos riscos que envolvem.
Fique atento à lista dos erros mais comuns no ginásio e perceba se comete algum deles.
Se se identificar com algum ou conhecer alguém que o faça, tente corrigir imediatamente!
1. Recorrer a suplementos sem recomendação/aconselhamento de um especialista
Pode estar a optar por um menos indicado para o seu caso ou pode até nem precisar de os tomar.
2. Alimentar-se indevidamente
3. Ingerir pouca água
Opte pela água simples ou então adicione alguns sais minerais para facilitar e potenciar a hidratação. A hidratação é fundamental para o corpo, antes, durante e depois do treino.
4. Não pedir ajuda aos monitores
5. Iniciar o treino sem aquecer
É o aquecimento que ativa a irrigação sanguínea e o aporte de oxigénio, e que acelera o metabolismo, tornando o organismo mais apto e preparando-o para o aumento do rendimento dos sistemas fisiológicos, diminuindo o perigo de lesões.
O aquecimento pode e deve ser ativo, através de exercícios que envolvam a mobilidade dos membros superiores e inferiores simultaneamente (tais como correr, exercícios de flexibilidade, remo ou elíptica).
Dependendo da modalidade de treino que se vai praticar, o aquecimento não deve ser inferior a 10/15 minutos, nem superior a 30 minutos.
6. Terminar o treino e não alongar
São inúmeros os benefícios dos alongamentos, desde:
- induzir o relaxamento;
- melhorar a coordenação;
- aumentar a flexibilidade;
- prevenir lesões;
- desenvolver a consciência corporal;
- ativar a circulação.
7. Não respeitar os tempos de descanso
É importante que respeite os tempos que estão descriminados no seu plano de treino. Ouça os monitores.
8. Não diversificar o treino
Os estímulos e o plano de treino devem ser variados. Para facilitar a tarefa, poderá definir (com autorização de quem lhe fez o plano de treino) quatro combinações de treino com a duração de uma semana, alterne-os entre si e crie novas combinações a cada três meses.
9. Colocar cargas excessivas
Se de uma vez colocar demasiada carga ou de forma imprópria, não levará a progressos, mas sim a lesões e más posturas. Deve assegurar-se de uma boa postura aquando da realização dos exercícios, aprender corretamente o movimento, focar-se no grupo muscular que está a trabalhar, e respirar.
10. Respirar de forma incorreta
A respiração adequada durante o exercício é fundamental, pois ajuda a oxigenar os músculos, fornecendo-lhes sangue rico em nutrientes e, potencia a conversão da energia.
Uma respiração errada pode ter um impacto negativo ao nível da tensão arterial, causar a fadiga precoce e comprometer o rendimento físico.
MÁXIMA A RETER
Se realmente se vê a cometer os erros acima descritos, é de extrema importância que os altere já! Procure apoio de profissionais adequados à prática do exercício físico, como os monitores do ginásio e de profissionais como os nutricionistas que o ajudem a alimentar-se devidamente consoante o seu objetivo.
Aí sim, verá que os resultados chegam bem mais rápido!