Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
01 Fev, 2023 - 17:53

Como ensinar as crianças a gostar de legumes? 6 dicas

Psicóloga Ana Graça

Há estratégias que podem ajudar os pais a ensinar as crianças a gostar de legumes, tão essenciais para uma dieta equilibrada e saudável.

Ensinar as crianças a gostar de legumes

É na infância que se moldam os gostos e preferências alimentares. Estes gostos e preferências são especialmente importantes dado que os hábitos alimentares, o estilo de vida e os comportamentos estabelecidos na infância tendem a persistir até à idade adulta. Importa, então, descobrir qual a melhor forma de ensinar as crianças a gostar de legumes.

A alimentação é determinante no desenvolvimento das crianças

Menina a comer legumes

Não há dúvidas que a alimentação tem uma enorme importância nos primeiros anos de vida. A alimentação é determinante no crescimento e desenvolvimento das crianças e pode ter impacto na sua saúde futura.

De facto, a ciência tem vindo a mostrar que os primeiros meses/anos de vida são determinantes não só para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, mas também na expressão máxima do potencial individual de crescimento e de desenvolvimento neurocognitivo, bem como na modulação individual do risco de doenças crónicas do adulto, nomeadamente da doença cardiovascular, diabetes e cancro, entre outras.

A educação alimentar em casa é fundamental para a promoção de uma alimentação saudável e uma das principais regras a seguir para alcançar a desejada alimentação saudável na infância passa pela maior ingestão de frutas e legumes.

Assim, comer fruta e legumes nas quantidades necessárias é fundamental para alcançar uma alimentação saudável. Importa, então, garantir o consumo de sopa no início das refeições principais, bem como o consumo de 2 a 3 peças de fruta por dia.

Para além da sopa, a presença de outros legumes no prato é igualmente importante, no entanto, os legumes são, muitas vezes, os alimentos mais rejeitados pelas crianças. Importa então descobrir como ensinar as crianças a gostar de legumes.

6 dicas para ensinar as crianças a gostar de legumes

Criança a brincar com legumes

Com pequenas mudanças é possível promover e incentivar atitudes positivas face a escolhas e comportamentos alimentares saudáveis nos mais pequenos. Eis algumas dicas que podem ajudar os pais a ensinar as crianças a gostar de legumes.

1.

Dar o exemplo

Os pais são os modelos que as crianças tendem a imitar. Assim, de um modo geral, quando os pais têm hábitos alimentares saudáveis, os filhos tendem a segui-los. Desta forma, uma das melhores formas de levar os mais novos a gostar de legumes passa por dar um bom exemplo, comendo-os também.

2.

Ser criativo

Os pais podem tentar ser imaginativos na forma como apresentam os legumes no prato. Importa inovar e incluir os legumes nas mais diversas receitas, por exemplo, reinventando o clássico puré de batata, juntando-lhe cenoura, abóbora, ervilhas ou brócolos.

3.

Ensinar a cozinhar

Cozinhar de forma saudável pode ser uma excelente forma de desfrutar de tempo de qualidade em família e é, para os mais pequenos, uma aprendizagem para a vida. O envolvimento das crianças na confeção das refeições é um fator chave para a aquisição de conhecimentos, para a sensibilização sobre a importância de uma alimentação saudável e para a mudança de comportamentos alimentares.

Eis algumas atividades em que as crianças podem participar:

  • lavar a fruta e os legumes;
  • mexer uma preparação a frio;
  • passar e juntar ingredientes em preparações a frio;
  • ajudar a preparar a alface para saladas.
4.

Fazer sopa em família

Aprender a fazer sopa de legumes pode ser uma atividade bastante enriquecedora para os mais pequenos. Pode levar a que compreendam que os legumes nunca devem faltar à mesa e quais os enormes benefícios destes super alimentos.

5.

Elaborar a ementa semanal em família

Os pais podem lançar às crianças da família o desafio de apresentar uma proposta de ementa familiar para uma semana. Todavia, os pais devem definir algumas regras a cumprir, tais como:

  • as refeições completas devem começar sempre com uma sopa de legumes;
  • metade do prato principal deve conter legumes;
  • a refeição deve terminar com fruta à sobremesa;
  • a ementa deve ser variada (por exemplo, variar os legumes e escolher fruta de diferentes cores ao longo da semana).
6.

Responsabilizar os mais pequenos

Desafiar as crianças a fazerem o registo do seu dia-a-dia alimentar e autoavaliarem a sua alimentação pode ser uma estratégia importante para o processo de aprendizagem e para identificar se estão a cumprir as principais regras para uma alimentação saudável. Podem, por exemplo, registar as frutas e legumes que ingerem ao longo do dia.

Hábitos alimentares das crianças portuguesas

Crianças a almoçar na escola

Estudos sobre o padrão alimentar na infância têm mostrado que há muito por onde melhorarmos no que toca à introdução de produtos hortícolas no prato dos mais novos – ainda que a maior parte das nossas crianças comam uma sopa ao início das refeições.

Em média, quando consideramos o consumo total de fruta e hortícolas (incluindo a sopa), menos de metade das crianças portuguesas atinge as recomendações (5 ou mais porções diariamente).

Importa também relembrar que Portugal é um dos países da Europa com maior prevalência de excesso de peso/obesidade, particularmente em idade pediátrica.

É urgente a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis na infância, nomeadamente uma maior ingestão de frutas e legumes.

Doenças que se podem prevenir na infância
Veja também Doenças que se podem prevenir na infância através da alimentação
Veja também

Artigos Relacionados