Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
23 Out, 2023 - 14:03

Quando discutir é saudável… Ou será que nunca é saudável?

Psicóloga Ana Graça

Será que há situações em que discutir é saudável ou quando um casal discute de forma frequente o fim da relação está à vista?

Discutir é saudável: casal a conversar

Muitos têm sido os estudos feitos na área das relações a dois e da satisfação conjugal, nomeadamente ao nível da comunicação entre os casais. Se há estudos que referem que há situações em que discutir é saudável, outros apontam as consequências negativas ao nível da saúde que as discussões conjugais podem causar.

Vamos, então, compreender melhor este fenómeno.

Satisfação conjugal e comunicação

Satisfação conjugal diz respeito à avaliação que cada casal faz das suas atitudes e sentimentos acerca da relação. É um fator importantíssimo para uma maior felicidade na vida em geral e pode ser influenciada por imensos fatores, nomeadamente pela capacidade de comunicação e diálogo do casal.

A qualidade da comunicação é fundamental para a qualidade das relações conjugais. É a comunicação (verbal e não verbal) que permite aos casais expressar sentimentos de amor e intimidade e resolver as dificuldades inerentes à partilha de uma vida a dois.

Sendo a comunicação tão determinante para a felicidade de um casal e para a durabilidade da relação, será que discutir é saudável em alguma medida? Ou será que existem diferentes formas de comunicação, umas mais positivas que outras?

O amor não é tudo: casal de mãos dadas
Veja também O amor não é tudo. O que falta na sua relação para que resulte?

Comunicação positiva vs. Comunicação negativa

Uma comunicação positiva é clara e objetiva. É aquela que permite que o outro entenda plenamente o que é dito e que envolve respeito e compromisso. É aquela que evita promover sentimentos de culpabilização, que mostra compreensão pelo outro e que não é agressiva.

Por outro lado, a comunicação negativa está repleta de críticas, menosprezo, desacordos e defesa própria. É pouco objetiva, repleta de distorções e incompreensões e cria um ambiente de desconfiança e apreensão.

Parto normal ou cesariana: casal a relaxar no quarto

Uma discussão de casal não é necessariamente distorcida, agressiva, desrespeitosa e feita com o tom de voz elevado, daí que haja situações em que discutir é saudável e construtivo. No entanto, na maioria das situações não é o que se verifica. Nem todas as pessoas têm a capacidade de assumir a sua parte da responsabilidade, ouvir o que o companheiro tem para dizer e mostrar empatia pelo que é dito, mesmo quando não se concorda.

Como discutir em casal: cuidados a ter
Veja também Como discutir em casal: 9 dicas para resolver conflitos

Quando discutir é saudável

Comunicar faz parte da rotina do casal e é através da comunicação que as pessoas se conhecem de forma mais íntima a si mesmas e aos outros. Neste sentido, quando um casal conversa, discute e debate pontos de vista pode obter benefícios:

  1. Permite que os elementos do casal se conheçam.
  2. Pode contribuir para resolver e diminuir diferenças
  3. Pode permitir que o casal descubra formas mais eficazes de resolução dos conflitos.

dicas para acabar com o pesadelo das discussões

  1. Façam um pacto a dois: comprometam-se a não repetir as discussões mais acesas. Conversem sobre a melhor forma de comunicar e resolver os diferendos.
  2. Não esteja constantemente a corrigir a opinião do seu parceiro. Discorde sempre que entender, mas respeite o facto de a sua opinião não ser uma verdade absoluta.
  3. Tenha momentos só seus. Permita-se respirar calmamente e refletir acerca das vossas diferenças.
  4. Se, de antemão, sabe que terão que ter uma conversa mais exigente, prepare-se da melhor forma. Lembre-se de manter a calma e prepare aquilo que vai dizer.
  5. Dê espaço ao seu parceiro, para que este organize os seus pensamentos e emoções.
  6. Evite conversar de forma agressiva. Esforce-se por adotar um tom de voz calmo.
  7. Esteja disponível para pedir desculpa e assumir a responsabilidade pelos seus erros, sempre que se justifique.
  8. Lembre-se de que nas relações saudáveis os conflitos e os desentendimentos são resolvidos e negociados através da procura conjunta de soluções e nunca tendo por base a agressividade.
  9. Nunca se esqueça que as relações amorosas devem provocar sentimentos de alegria, independência, respeito, carinho, apoio e compreensão. As discussões e a agressividade não têm lugar no dia-a-dia de uma relação saudável.
Veja também

Artigos Relacionados