Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
30 Abr, 2018 - 10:30

Dificuldades de aprendizagem: causas e tratamento

Psicóloga Ana Graça

As dificuldades de aprendizagem são um conjunto de problemas que afetam a forma como a criança processa a informação, resultando em dificuldades em falar.

Dificuldades de aprendizagem: causas e tratamento
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São muitas as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, que se tornam mais notórias com o início da vida escolar, pois é nesta altura que a criança é confrontada com a necessidade de aprender a ler e a escrever.

As dificuldades a enfrentar podem constituir um verdadeiro martírio para as estas crianças, que muitas vezes adotam uma atitude de rejeição e de rebeldia perante a escola. Podem ter diferentes graus de gravidade, desde dificuldades ligeiras até dificuldades mais graves que afetam vários domínios académicos.

Uma criança com dificuldades de aprendizagem pode ter um ou mais domínios académicos comprometidos: défice na leitura (dislexia); défice na expressão escrita; défice na matemática.

Dificuldades de Aprendizagem: o que são?

Ter uma perturbação de aprendizagem implica uma desordem num ou mais dos processos psicológicos envolvidos na compreensão ou no uso da linguagem, falada ou escrita, que se pode manifestar numa habilidade imperfeita para ouvir, falar, ler, escrever, soletrar, ou para fazer cálculos matemáticos.

Uma criança com dificuldades de aprendizagem é aquela que manifesta uma discrepância significativa entre o seu potencial intelectual estimado e o seu nível atual de realização.

As dificuldades de aprendizagem e de utilização das capacidades académicas podem ser acompanhas por um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Leitura de palavras imprecisa ou lenta e esforçada (por exemplo, lê alto palavras únicas incorretamente ou lenta e hesitantemente; muitas vezes supõe palavras; dificuldade em pronunciar palavras);
  • Dificuldade em compreender o significado do que lê (por exemplo, pode ler o texto com precisão mas não compreender a sequência, relações ou significados mais profundos do que é lido);
  • Dificuldades em soletrar (por exemplo, pode adicionar, omitir ou substituir vogais ou consoantes);
  • Dificuldades na expressão escrita (por exemplo, comete múltiplos erros gramaticais ou de pontuação; organização de parágrafos pobre; expressão escrita de ideias com pouca clareza);
  • Dificuldades em dominar o sentido dos números, factos numéricos ou o cálculo (por exemplo, pobre entendimento dos números, sua magnitude e relações; conta pelos dedos para adicionar números de dígito único; perde-se no meio do cálculo e pode trocar procedimentos);
  • Dificuldades com o raciocínio matemático (por exemplo, tem grandes dificuldades em aplicar conceitos ou procedimentos matemáticos na resolução de problemas).

As dificuldades de aprendizagem estão presentes quando as capacidades escolares afetadas estão significativamente abaixo das que seriam esperadas para a idade da criança, e quando interferem de forma significativa na vida da criança.

As dificuldades de aprendizagem começam durante os anos escolares, mas podem não se manifestar até que as exigências excedam essas capacidades limitadas (por exemplo, ler ou escrever relatórios longos com prazos apertados ou cargas académicas excessivamente pesadas).

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Causas das dificuldades de aprendizagem

menina a aprender a escrever

Ao longo do tempo vários estudos têm sido feitos para apurar as causas das dificuldades de aprendizagem. As principais causas apontadas são de origem neurobiológica, ou seja, quando existe uma deterioração da estrutura cerebral.

A hereditariedade parece também desempenhar algum papel no surgimento destas dificuldades, uma vez que, em algumas famílias, ocorrem vários casos.

Uma doença ou trauma durante a gravidez, o uso de álcool ou de drogas durante a gravidez, a prematuridade ou o baixo peso ao nascer, um trabalho de parto prolongado parecem ser outras causas possíveis.

A ocorrência, após o nascimento, de uma doença grave, um traumatismo craniano ou a exposição a toxinas podem igualmente contribuir para dificuldades na aprendizagem

Diagnóstico das dificuldades de aprendizagem

O diagnóstico passa por uma avaliação rigorosa dos elementos obtidos através de diversas fontes: pais, professores, médicos, psicólogos, terapeutas da fala e, naturalmente, da própria criança.

A identificação das dificuldades de aprendizagem deve ser feita o mais precocemente possível, devendo pais e educadores estar muito atentos aos sinais evidenciados pelas crianças, de modo a que através dessa identificação se possam levar a cabo intervenções específicas.

Tratamento das dificuldades de aprendizagem

terapia com resultados positivos

Existem diversas abordagens que passam pela adaptação da forma de instrução/educação de modo a potenciar a aprendizagem e a ultrapassar as dificuldades sentidas.

Tendo por base os resultados da avaliação, é definido um plano de intervenção com as metodologias adequadas a cada aluno, que deve ser partilhado entre profissionais de saúde, família e professores, para garantir um eficaz trabalho de equipa.

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